Elemento fogo

Sabemos que os doze signos do zodíaco estão divididos em quatro elementos, sendo eles: Fogo, Terra, Água e Ar. Cada um nos fala de uma forma de ver o mundo, uma forma de viver, com valores e temperamentos diferentes, assim como eles se mostram na natureza. Fogo é o calor, terra é a concretude, água é a maleabilidade e ar, o que é difuso. 

Na astrologia, o elemento Fogo traduz a vitalidade, a força de vontade, a ação. Simboliza o exercício da vontade e a conquista da liberdade. Nativos de signos de fogo, representados por Áries, Leão e Sagitário, costumam ser vibrantes, cheios de energia, impulsivos e decididos. Sabem impor sua vontade, são corajosos e possuem um talento nato para a liderança. Além disso, prezam pela sua liberdade, pelo espaço para quem possam respirar e se sentir sem amarras. Vale lembrar que toda análise deve ser feita levando em consideração o Mapa Natal do indivíduo, com ascendente, Lua e os demais planetas, mas quem possui um signo solar deste elemento, deve reconhecer alguma dessas características, em maior ou menor grau.   

Apesar de marcante, em cada um dos três signos o elemento Fogo se manifesta de uma forma. Confira mais no vídeo abaixo:  

Áries – O começo da vida

Áries é o primeiro signo do zodíaco e traz consigo esse pioneirismo. Ele é um iniciador, aquele que tem o impulso em direção à vida, um signo de ação e justamente por isso é um líder natural. Esses nativos costumam ser muito impulsivos, imediatistas, competitivos e impacientes. Tem uma urgência em saciar seus desejos, em viver suas vontades. São vistos como fortes, corajosos, independentes, ousados e muitas vezes explosivos, com um temperamento forte e impetuoso. Prezam pela liberdade como seu maior bem. Seu signo oposto é Libra, que simboliza a ponderação e o equilíbrio, qualidades que os nativos de Áries talvez precisem desenvolver com mais atenção. É preciso aprender a respirar antes de agir, desenvolver um olhar para o outro e entender que nem tudo acontece como ele quer. 

Leão – O brilho do Sol 

Regidos pelo astro-rei, os leoninos parecem justamente trazer o Sol dentro de si. Têm uma luz própria, são radiantes, alegres, donos de um magnetismo natural. Centralizador e mantenedor da ordem, quem tem o Sol, Lua ou Ascendente em Leão é reconhecido como um doador de vida. Confiantes de si mesmo, leoninos e leoninas são otimistas, leais e apaixonados pela vida. A energia que vem do fogo e toda essa confiança podem lhe conferir um aspecto autoritário e egocêntrico. Seu signo oposto, Aquário, nos mostra justamente a importância da coletividade, o servir aos outros que deve ser incorporado pelos leoninos. Esses nativos precisam aprender a dividir seu palco para unir forças, ganhando assim mais liberdade e tranquilidade. 

Sagitário – O fogo desbravador 

Aventureiro, curioso, determinado e alegre: assim é o signo de Sagitário. Esses nativos são movidos a desafios, estão sempre em busca de algo mais, testando seus limites e muitas vezes vivendo sob uma insatisfação constante. Representado pelo Centauro – metade homem, metade animal – Sagitário movimenta o corpo físico e intelectual. Costumam estar sempre superando os limites do corpo, expandindo sua capacidade física, mas também buscam quebrar as barreiras da mente através dos estudos, pesquisas e da expansão do saber. Objetivos sempre tão distantes, podem, muitas vezes, dificultar a valorização daquilo que está ao seu alcance, do conhecimento cotidiano. Gêmeos, seu signo oposto, oferece ao Sagitário a oportunidade de ser mais flexível, viver o presente e entender a diversidade das coisas para ampliar seu horizonte em várias direções. 

Saber qual o elemento do nosso signo solar, ou dos demais signos que compõem o nosso Mapa Natal, nos permite entender com mais facilidade os aspectos da nossa personalidade e também a entender as diferenças que compõem os indivíduos em suas formas de viver, agir e pensar. Cada elemento possui suas singularidades, pontos que luz e pontos que devem ser desenvolvidos para a busca do equilíbrio. E a astrologia é uma ferramenta poderosa para a conquista desse equilíbrio, na medida em que permite o autoconhecimento, um GPS para a vida. 

No site Astrologia Luz e Sombra você pode conferir um conteúdo riquíssimo sobre astrologia e ainda adquirir seu Mapa Astral uma ferramenta de evolução e autoconhecimento, que revela as potências e desafios da jornada de um indivíduo.