“Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.”
Clarice Lispector
O Movimento Astrologia Luz e Sombra nasce da missão iniciada pela minha mestra, D.Emmy, de levar uma Astrologia leve e não determinista a mais e mais pessoas. Um caminho com muitas vozes e diverso.
Minha mestra sempre dizia que o Criador não criou o perfeito, criou a possibilidade de nos aperfeiçoarmos. É nossa essa missão. E a Astrologia é uma ferramenta de conhecimento de si mesmo e do outro. De conhecimento de si através do outro.
Entendi aí que o perfeito aperfeiçoamento, aquele passo a mais, a evolução desse processo a que me dedico, que me sustenta e me alimenta a alma há mais de 40 anos, era me juntar a mais pessoas para expandir esse conhecimento transformador por meio de novos olhares para os estudos astrológicos.
E como quem chega longe vai acompanhado, convidei quatro astrólogas muito queridas, que foram (e são) minhas alunas, para abraçarem comigo essa missão, diversificando e aumentando o conteúdo online e de qualidade a respeito do método Luz e Sombra.
Estamos juntas nesse movimento aquariano que tem o intuito de trazer a Astrologia de verdade para você ser a sua melhor versão.
Cláudia Lisboa
Há aproximadamente 40 anos um encontro aconteceu: Cláudia Lisboa, pisciana que naquele então conhecia seu Ascendente e Emma Costet de Mascheville, sua mestra.
Esse encontro revolucionou não apenas a vida de Cláudia, mas também o pensamento astrológico vigente no Brasil. Cláudia se formou astróloga na turma de 1979, juntamente com alguns dos maiores astrólogos do país e desde então não parou mais…
Entre consultas, aulas, e muito mais: já foi roteirista e apresentadora do programa “No Astral”, do canal GNT, e atualmente escreve para o jornal O Globo, em uma coluna diária de horóscopo. Já exerceu um mandato de 2 anos como Vice-Presidente da CNA – Central Nacional de Astrologia e é autora dos livros “Os astros sempre nos acompanham: um manual de Astrologia contemporânea”, “A luz e a sombra dos 12 signos” e “Astros e previsões: Como uma bússola, os movimentos do céu nos orientam na jornada pessoal”.
Ao longo da sua jornada, atuou como professora e coordenadora de diversas escolas de Astrologia pelo Brasil, mas ainda sentia que precisava levar a Astrologia para mais pessoas. Foi assim que, em 2017, criou o seu curso de astrologia, o Programa Online de Astrologia, pelo qual já passaram mais de 3,5 mil alunos. Mais recentemente, desenvolveu também os cursos de Trânsitos, Progressões e Direções e Sinastria e Revolução Solar, para oferecer aos seus alunos uma Formação Completa em Astrologia.
“É essa estrutura que me permite levar tudo que aprendi com minha mestra a mais e mais pessoas: de astrólogos e terapeutas que usam a Astrologia profissionalmente, até pessoas que olham para os astros em busca de autoconhecimento. Seguimos juntos em uma visão não determinista, que acolhe a luz e a sombra que há em todos nós.”
Tudo começou lá em 2010 quando surgiu a oportunidade de fazer um curso, de 3 aulas com a Cláudia Lisboa, um assunto que sempre me interessou, sempre fui encantada por esse caminho tão lindo que desperta tanta curiosidade durante a vida. O curso? O Feminino na Astrologia com Cláudia Lisboa, uniu astrologia, o feminino e Cláudia Lisboa?
Algo muito lindo mora ai e de fato, vênus, lilith e lua contada por Cláudia Lisboa, foi paixão e a sensação instantânea foi de que eu não estava aprendendo e sim relembrando, algo que já existia em mim!
Sou de Porto Alegre e moro no Rio de Janeiro e essa vinda para o Rio tem toda conexão com astrologia, em uma conversa com a Cláudia, decidi me mudar pro Rio e falei pra ela que ia estudar astrologia, eu nem imaginava que um dia seria astróloga, foi por um desejo próprio e por muito tempo uma grande ferramenta de autoconhecimento, em cada aula eu ia descobrindo um pouco mais sobre mim, da minha família e pessoas queridas. A astrologia me trouxe muita empatia e entendimento sobre o outro e muitos anos nesse caminho da astrologia e trabalhando muitos anos com a Cláudia Lisboa.
Eu sempre tive contato com astrologia por conta da minha mãe que gostava muito do assunto, minha mãe tinha muito livro de tarot e esse universo mais místico, quando fiz 13 anos minha mãe me deu um “kit bruxa” e me levou pra escolher um livro, que foi um livro de astrologia. Eu comecei a ler um pouco mais, quando saia, saia com um livrinho anotando os dados de todo mundo, os amigos, hora, data e local de nascimento, as pessoas mal sabiam do que estavam me entregando ali. Continuei a vida estudando, faculdade e trabalhei muitos anos como designer, anos depois comecei a estudar astrologia mais atentamente.