Em nosso Sistema Solar, Saturno é o último planeta visível a olho nu. Isso ilustra o que ele representa na astrologia: os limites possíveis e o reconhecimento da realidade. Regente de Capricórnio e co-regente de Aquário, na mitologia ele era um titã, filho do Céu e da Terra, tido como o senhor do tempo. Está associado ao cumprimento dos deveres e ao senso de responsabilidade. É a experiência adquirida com esforço e trabalho. 

Como Saturno é um planeta que fala sobre restrições, aprendizado e resiliência, sua natureza se mostra mais plena na maturidade, quando estamos mais preparados para lidar com esses assuntos. Quanto mais maduros e experientes ficamos, aprendemos a conviver melhor com as dificuldades, com a superação de limites, a confiar no poder do tempo e a encarar a realidade de frente, sabendo que nem tudo acontece como esperamos e que isso também faz parte da vida. 

O que Saturno nos mostra é a oportunidade de obter satisfação sempre que ela estiver associada à experiência de superação. Se as restrições impedirem o desenvolvimento sadio e livre da individualidade, encontraremos, no lugar do amadurecimento, dureza e paralisação. Sua mensagem é persistir respeitando limites e acolhendo a realidade, ativando a nossa disciplina. 

A posição de Saturno em um Mapa Astral mostra a chave para o crescimento e a maturidade. É onde experimentamos frustrações e, em contrapartida, temos a chance de adquirir confiança em nosso potencial, caso saibamos agir para superá-las. Nos domínios de Saturno somos testados, cobrados, aprendemos a enfrentar dificuldades e crescemos. É ele que nos solidifica, organiza e constrói o que vai durar. 

O POLÊMICO RETORNO DE SATURNO 

No universo da astrologia, é comum encontrarmos alguns eventos que ganharam o imaginário popular e viraram quase mitos, como a retrogradação de Mercúrio, o “inferno astral” e também o retorno de Saturno. 

O termo retorno representa que um planeta completou seu ciclo e retornou ao ponto em que estava no momento do nascimento do indivíduo. Esse movimento demonstra uma renovação de energias e consequentemente, podemos sentir uma maior influência desse planeta em nossa vida. 

Saturno demora cerca de 29 anos para dar uma volta completa em torno do Sol e os efeitos de seu ciclo podem ser sentidos por mais de dois anos. Isso significa que seu retorno acontece quando estamos com 29 anos de idade, mas ainda podemos senti-lo ao longo dos anos seguintes. É aquele momento em que nos damos conta que somos adultos de fato, que precisamos assumir a responsabilidade de nossos atos, lidar com os limites impostos, amadurecer, deixar ir o que não nos serve mais. 

Devido a fama de Saturno como um planeta maléfico, seu retorno é visto como um período que pode ser difícil, tortuoso. Porém, o amadurecimento é algo natural da vida de todos. O retorno de Saturno não é uma ruptura radical ou um período de sofrimento. É um momento de reflexão, revisão, onde podemos avaliar nossa vida até aquele momento, o que queremos construir no futuro e como somos donos da nossa vida e de nossas escolhas. 

SATURNO NOS SIGNOS

Com Saturno, escolhemos o que tem relevância e descartamos o desnecessário. Sua posição no Mapa Astral indica o que nos ajuda a aceitar os erros e achar os meios mais adequados para resolvê-los. 

Saturno em Áries – Enquanto Saturno nos fala de limites, responsabilidade e prudência, Áries fala de impulsividade e pressa, portanto aqui é preciso encontrar um equilíbrio entre essas energias. Esse nativo tende a ser obstinado, entende a importância de lutar pelo que quer, mas é importante controlar sua necessidade de urgência. Como Saturno ensina, é preciso respeitar o poder do tempo. 

Saturno em Touro – Essa posição revela nativos determinados, pacientes e práticos, que traçam objetivos e não param até realizá-los. Prezam pela segurança, principalmente financeira e por isso é muito orientado para o trabalho. A rotina não é um problema para eles. O que os ameaça é a possibilidade de mudança, por isso é importante que sejam mais flexíveis e estejam abertos ao novo. 

Saturno em Gêmeos – Uma posição que valoriza a forma lógica de pensar. Costumam encarar os problemas de forma prática e racional, valorizam o conhecimento, gostam de aprender e também gostam quando são reconhecidos pelo saber. Entender o mundo é importante para que elas se sintam estruturadas e seguras. São pessoas observadoras e que captam as coisas com facilidade. 

Saturno em Câncer – Capricórnio, regido por Saturno, é o signo oposto ao Câncer, portanto aqui temos um encontro de opostos. Estes nativos podem ter uma tendência a esconderem suas emoções e sentimentos, mesmo que tenham a necessidade de receber afeto de forma constante. A família é uma de suas grandes prioridades na vida e fazem de tudo pelas pessoas que amam. É importante aprenderem a não guardar mágoa e emoções. 

Saturno em Leão – Esses nativos costumam se posicionar de forma muito clara e direta, se impondo sempre que necessário. São pessoas que gostam de reconhecimento e, por isso,  acabam se cobrando demais. A disciplina e rigidez de Saturno pode frear um pouco a impulsividade leonina, mas ao mesmo tempo direciona o poder de liderança natural deste signo de fogo. Um desafio aqui é olhar também para o outro e descobrir o poder do coletivo. 

Saturno em Virgem – Aqui, as características básicas de Virgem, como sua praticidade e valorização do trabalho, ganham força. Podem ser mais reservadas e cautelosas, reconhecendo o valor de um bom planejamento e da rotina para que a vida flua melhor. Podem ter uma tendência maior a querer controlar o que está ao redor, por isso é importante buscar mais leveza no dia a dia. 

Saturno em Libra – Esse posicionamento caracteriza indivíduos com um forte traço de diplomacia. São pessoas que se preocupam com os outros, buscam solucionar conflitos e prezam pelo bom convívio. Costumam ser racionais e analíticas, sempre pensando na melhor solução para resolverem os problemas que as cercam. Porém, é preciso cuidar para que a preocupação com a opinião alheia não o impeça de fazer suas próprias escolhas. 

Saturno em Escorpião: Aqui o amadurecimento do indivíduo se dá através das transformações que acontecem ao longo de sua vida. Saturno atua nesta posição como uma prova de desprendimento, um teste em relação ao apego e a estagnação. Estão sempre querendo melhorar o que já existe, assim podem acabar gastando energia demais em coisas simples. O tempo aqui é um aliado para o nativo entender que as mudanças acontecem para que surja algo melhor. 

Saturno em Sagitário: Enquanto Saturno simboliza o dever e a responsabilidade, Sagitário é o princípio da expansão. Ele mira para o futuro. Assim, este nativo precisa se sentir seguro para acreditar que pode ir além dos próprios limites. Porém, essa necessidade constante de garantias pode impedi-lo de avançar em suas realizações. Costuma ser bastante exigente com relação ao conhecimento, buscando aprender sobre as coisas de forma mais profunda e dedicada. 

Saturno em Capricórnio: Uma posição de domicílio, já que Saturno é regente de Capricórnio. Este indivíduo tende a ser mais cauteloso, sério e costuma direcionar sua disciplina e esforço para a carreira e reconhecimento social. Gosta de assumir responsabilidades e valoriza uma forma de viver organizada e planejada. Com a maturidade consegue entender melhor que, embora o senso de dever seja importante, é preciso também colorir a vida com alegria e leveza. 

Saturno em Aquário: Esta é uma posição que pode potencializar a busca por responsabilidade social e a luta pelas causas coletivas. São indivíduos que, mesmo vivendo uma rotina mais estruturada, buscam sair do convencional, quebrando hábitos e costumes estabelecidos em prol de mudanças que podem favorecer a sociedade como um todo. Este nativo sente necessidade de fazer parte de um grupo e ser acolhido em suas ideias, mas pode ter um pouco de dificuldade de se fazer entender. 

Saturno em Peixes: Aqui, a empatia e a sensibilidade do nativo podem ser potencializadas. Costumam ser pessoas calmas e observadoras, mais sujeitas às oscilações de humor e que às vezes podem se sentir um pouco vulneráveis. É importante que se conectem mais com o presente para projetar o futuro, não se apegando tanto às experiências do passado. Devem entender que sua sensibilidade não é uma fraqueza e sim onde reside sua força. 

Quer entender como a força e energia de cada planeta atua em um Mapa Astral? Acompanhe o conteúdo completo no site Astrologia Luz e Sombra.