Venus na Astrologia

O universo de Vênus reúne o amor, a beleza, o afeto e a valorização da arte e do que é belo. É o símbolo da versatilidade e instabilidade feminina, movida pela paixão e pela sexualidade, associada à atração sexual, ao encontro do parceiro e à vinculação afetiva. Na astrologia, é o planeta que rege Touro e Libra e nos mostra como amamos, o que nos atrai no outro e o que desperta nosso desejo ao longo da vida. 

Ao entendermos como Vênus se manifesta em nosso Mapa Astral, podemos descobrir como lidar melhor com nosso fluxo afetivo. O signo em que a Vênus se encontra, representa tanto os atributos que nos tornam atraentes, como o que nos atrai no outro. Quando nos signos de Terra, ela se manifesta de forma mais prática e realista. Já nos de Ar, o afeto se dá a partir do diálogo, da troca de experiências. Nos signos de Água, temos a imaginação e a fantasia como parte importante do amor.  Por fim, nos signos de Fogo, a intensidade e o calor marcam presença na forma de sentir. 

Devemos lembrar que, em um Mapa Astral, os planetas estabelecem conexões entre si, os chamados aspectos. Isso influencia na manifestação de cada planeta, dando um caráter mais pessoal. Assim, dois indivíduos que tenham Vênus em Áries, por exemplo, podem apresentar uma forma de amar bem distinta, conforme a configuração do Mapa de cada um.  

QUERO ENTENDER COMO A VÊNUS SE MANIFESTA NO MEU MAPA ASTRAL.

Quer conhecer um pouco mais sobre o planeta da beleza e do amor? Confira o vídeo abaixo:

VÊNUS NOS SIGNOS

Vênus em Áries: Áries, regido por Marte, é oposto a Libra, regido por Vênus, então aqui temos uma posição simbolicamente complementar. A afetividade de Vênus está sujeita aos impulsos de Áries. Para esses indivíduos, o amor é vivido ao extremo, gostam de tomar a iniciativa e vivem preparados para as consequências dessa entrega plena. Gostam de manter o comando da relação e são atraídos por desafios. 

Vênus em Touro: Vênus rege Touro, então aqui temos uma posição de domicílio, que intensifica algumas características do planeta em questão. São pessoas persistentes, determinadas, que gostam de buscar e viver o prazer. Conseguem combinar doçura e solidez no jeito de expressar afetividade e por isso costumam ser sedutores. Possuem um forte desejo de amar e ser amado. 

Vênus em Gêmeos: Cada um a seu modo, tanto Vênus quanto Gêmeos simbolizam o universo dos relacionamentos. É uma combinação que favorece as relações fraternas e o convívio social. Essa liberdade é essencial em seus relacionamentos amorosos. Valorizam novas experiências e aprendizados, buscam entender as opiniões alheias, gostam da troca e do diálogo. Aqui, amor é movimento, por isso não conseguem amar ao se sentirem presos e tolhidos. 

Vênus em Câncer: Aqui, temos uma intensificação das qualidades femininas, seja pelo amor que emana de Vênus ou o afeto que vem de Câncer. Costumam ser pessoas sensíveis, intuitivas e românticas, com tendência a idealizar suas relações afetivas. A sensação de intimidade é importante no modo como vivenciam o amor, pois precisam de segurança para essa entrega. 

Vênus em Leão:  Aqui temos uma combinação de opostos complementares. O indivíduo tende a ter um charme genuíno, um brilho natural que prende a atenção de quem convive com ele. Costuma ser intenso e caloroso em suas relações amorosas, se joga de cabeça e vive o amor sem medo. Porém, precisa se sentir como o protagonista, já que tem uma grande necessidade de aprovação do parceiro.  

Vênus em Virgem: Tanto Vênus quanto Virgem tem relação simbólica com o feminino, o que favorece o amor. Essa posição representa pessoas criteriosas em suas escolhas afetivas. Cada gesto minucioso do outro é observado e analisado com cuidado. Costumam ser diretos e práticos. Preferem esclarecer as coisas com uma boa conversa do que falar nas entrelinhas. 

Vênus em Libra: Outra posição de domicílio, já que Vênus também rege Libra. Planeta e signo compartilham do mesmo universo simbólico, que tem a ver com as coisas do amor e das relações. Quem nasce com essa combinação tem o privilégio de mesclar o desejo de Vênus com a temperança do signo de Libra, tendo o dom da conciliação.  Este nativo deve prestar atenção para não esquecer dos seus próprios desejos. 

Vênus em Escorpião: Vênus rege Touro, oposto de Escorpião, o que pode revelar uma posição desafiadora, uma espécie de provocação. Escorpião é um signo que trata das transformações, das perdas e da regeneração. No amor, isso não é tão confortável. Mas ao amar, a Vênus em Escorpião se regenera e também ajuda na recuperação de quem convive com ela. São pessoas intensas em seus afetos, que não gostam de viver apenas na superfície. Saem transformadas de cada relação. 

Vênus em Sagitário: Esta posição representa o poder que o amor tem de quebrar barreiras, de nos levar além, de nos tirar da zona de conforto. Amar de forma sagitariana é amar a aventura de conviver, de desbravar o desconhecido com seu parceiro. Ao mesmo tempo, este nativo também ajuda a quem convive com ele a expandir os horizontes. Amar é uma aventura e também uma grande chance de aprender. 

Vênus em Capricórnio: Costumam ser pessoas que apresentam seriedade e maturidade para lidar com a paixão. É preciso segurança para que se joguem em um relacionamento.  Muitas vezes, por demonstrarem seu afeto de uma forma que foge ao senso comum, são interpretados como frios e insensíveis, mas na verdade eles acreditam mais em ações objetivas do que em palavras e devaneios. Aqui, a imaginação dá lugar à realidade. 

Vênus em Aquário: Com esta configuração, é provável que o indivíduo sinta atração por alguém que acolha seus valores humanitários, alguém que ele sinta que pode compartilhar seus ideais. São pessoas que valorizam muito as relações de amizade, têm a mente aberta para conviver com as diferenças e esperam a mesma postura de seus companheiros. A Vênus em Aquário se mostra muito fraterna, porém não é interessada em pequenos sentimentalismos. O coletivo fala mais alto do que o individual. 

A análise completa do seu Mapa Astral, com a interpretação das casas astrológicas, signos, planetas, elementos e a forma como todos eles interagem entre si, é fundamental para sua jornada rumo ao autoconhecimento. Ele traz informações sobre sua personalidade, possibilidades e desafios e é uma ferramenta que possibilita você refletir sobre decisões e escolhas ao longo da vida.