Mercúrio, conhecido como o mensageiro dos deuses na mitologia, representa uma natureza dual e inconstante. Era ele que levava as informações entre os imortais e as criaturas do mundo subterrâneo, simbolizando as trocas, a comunicação entre as pessoas, o movimento e o raciocínio. A posição de Mercúrio em nosso Mapa Natal revela como expressamos nossas ideias, como nos comunicamos com os outros e também como entendemos as mensagens que recebemos das outras pessoas.  É importante reforçar que a comunicação em Mercúrio não está restrita à fala. Ela pode fluir de forma escrita ou também através do raciocínio. 

Rápido, curioso, esperto e estratégico. Essas são algumas características que definem o regente de Gêmeos e Virgem. É através da expressão de nossos pensamentos, nossas ideias e vontades, que conseguimos avançar na vida – fazemos amigos, desenvolvemos relações afetivas e profissionais. A comunicação está no cerne da humanidade.  E no mundo em que vivemos, tão veloz, conectado e com tanta informação, Mercúrio se faz mais relevante do que nunca. 

Cada indivíduo tem um jeito de se expressar e a posição de Mercúrio nos dá algumas pistas  sobre isso. Em signos de Fogo, é um posicionamento que pode revelar senso de humor, espontaneidade, mas também uma certa agressividade na forma de se colocar.  Já em signos de Água, podemos ver pessoas que têm o dom de emocionar com suas palavras, mas também podem ser mais sensíveis ao que escutam do outro. Nos signos de Terra, a combinação traz mais objetividade e clareza na comunicação. Já nos signos de Ar, Mercúrio encontra um terreno fértil para a sua curiosidade e vontade de dialogar e trocar experiências.

Quer entender como Mercúrio se manifesta no seu Mapa Astral?

MERCÚRIO RETRÓGRADO  

Antes de entendermos o que Mercúrio ativa em cada signo, é importante tratarmos do polêmico Mercúrio Retrógrado, que vem ganhando certa popularidade com o passar dos anos. Todos os planetas do nosso Sistema Solar apresentam essa retrogradação, que é um movimento aparente de um planeta na direção oposta aos demais de seu sistema, conforme observado a partir da Terra. Como Mercúrio tem uma órbita mais rápida, seu fenômeno de retrogradação acontece mais vezes ao longo do ano, o que ajuda a reforçar todo o mito em torno dele.  

Na astrologia, a retrogradação nada mais é do que um momento de revisão e avaliação, para olharmos com calma para os assuntos referentes àquele planeta. Assim, Mercúrio retrógrado é um tempo de pensar antes de fazer e falar, para tomarmos decisões de forma mais assertiva – assim não precisaremos voltar atrás.  Porém, não é preciso suspender planos, deixar de tomar decisões ou pausar coisas importantes. A vida acontece todos os dias, independente do céu do momento. O essencial é estarmos conectados com nós mesmos. 

Quer saber mais sobre o Planeta Mercúrio? Confira o vídeo abaixo:

MERCÚRIO NOS SIGNOS 

Mercúrio em Áries: Combinação que representa indivíduos que falam o que pensam, sem medo. São impulsivos na fala, não seguram as palavras. São muito francos, o que também pode magoar os outros. Tamanha impulsividade pode fazer com que se arrependam do que falam. Costumam ser criativos, acelerados e gostam de aprender as coisas sozinhos. Devem desenvolver paciência com aqueles que não pensam como eles. 

Mercúrio em Touro: Aqui, aprende-se fazendo. Gostam de colocar a mão na massa, aprender através da prática. O interesse de Mercúrio em Touro é pelo aproveitamento prático das ideias, ou seja, valoriza discussões que levem a um resultado objetivo. São pragmáticos na forma de agir e falar, porém se preocupam com a doçura ao se expressarem. Se interessam pelo que é belo e são firmes em suas opiniões. 

Mercúrio em Gêmeos: Posição de domicílio, já que Mercúrio rege Gêmeos. Aqui, temos a rica forma de expressar o que sentimos e o que queremos. Geralmente são pessoas ávidas por todo tipo de conhecimento, seja um estudo filosófico ou um novo jogo de videogame, por exemplo. São curiosas, comunicativas, têm um raciocínio rápido. Se interessam pelo que o outro pensa e também respeitam as mais diversas opiniões. 

Mercúrio em Câncer: Aqui, a fala e a comunicação passam pela sensibilidade. A linguagem serve como uma forma de se manifestar emocionalmente e acolher o outro. Para essas pessoas, falar significa cuidar de alguém. Podem magoar-se com facilidade quando ouvem algo que não gostam. Existe uma tendência de prender-se ao passado, cultivando ressentimentos e mágoas.

Mercúrio em Leão: Com Mercúrio, que remete ao elemento Ar e Leão, do elemento Fogo, temos opostos que se complementam. Costumam ser pessoas com facilidade de concentração e muito firmes em suas opiniões.   É uma posição que simboliza o falar com o coração. Esses indivíduos costumam ser criativos e originais ao se expressarem, deixando sua marca em tudo que fazem. Podem encontrar dificuldade em assumir que estão errados. 

Mercúrio em Virgem: Outra posição de domicílio, já que Mercúrio também rege Virgem. Com esta combinação temos o planeta como fonte de análise. É o olhar observador, a expressão pragmática e objetiva. São pessoas que sabem analisar as coisas, preferem observar antes de falar, mesmo que a cabeça esteja a mil, atenta aos detalhes. São práticas e falam sem rodeios. É importante cuidar da ansiedade, pois se cobram muito em tudo que fazem. 

Mercúrio em Libra: Aqui, o que desperta o interesse do indivíduo é olhar para o que o outro pensa. Isso facilita muito o campo das relações, pois essas pessoas valorizam a força do encontro. Através das relações que construímos ao longo da vida é que formamos nossas opiniões e Mercúrio em Libra representa isso. Costumam ser racionais, ponderados, gostam de refletir a analisar a situação com cuidado antes de expor uma opinião. 

Mercúrio em Escorpião: Posição que representa a comunicação como instrumento para transformar e curar. Mais importante do que o que é dito, são as entrelinhas daquela mensagem. Para esses indivíduos, a linguagem tem uma grande carga de sentimentos e intenções.  Podem curar com as palavras, mesmo que isso doa no início. Muitas vezes, é esse processo de dor e de enfrentamento do problema, que permite resolver o que estava incomodando. 

Mercúrio em Sagitário:  Mercúrio rege Gêmeos, que é justamente o signo oposto a Sagitário. Essa combinação revela uma certa polaridade, que pode levar o nativo a encarar um paradoxo entre a pluralidade e o aprofundamento de assuntos. É a busca constante do território do saber. Costumam ser pessoas que podem ter mudanças profundas de opinião e também de interesses, com uma mente aberta para os diferentes caminhos que existem. 

Mercúrio em Capricórnio: Aqui, o pensar acontece de forma estruturada, de maneira que não ocorram surpresas entre o que é dito e o que é entendido. Para Mercúrio em Capricórnio, é preciso entender a realidade tal e qual ela se apresenta, sem devaneios ou metáforas. São pessoas que pensam muito antes de falar e quando se expressam, fazem de forma direta, objetiva e até mesmo segura. 

Mercúrio em Aquário: Costumam ser pessoas falantes, que precisam se expressar com rapidez e às vezes acabam expondo suas ideias de forma intuitiva. São mentes inovadoras, que se interessam pelo que é novo. Pode existir certa aptidão para o pensamento mais voltado para o coletivo.  Ao entendermos a língua do outro, sabendo que cada um tem uma forma de olhar o mundo, teremos uma humanidade rica na sua multiplicidade. 

Mercúrio em Peixes:  Essa é uma combinação extremamente paradoxal, pois Peixes remete a uma posição mais silenciosa, enquanto a função de Mercúrio é falar. Assim,  é preciso escutar, sentir e absorver o que está acontecendo, para ter uma impressão do que são essas coisas. Aqui, a intuição e a sensibilidade falam mais alto do que o raciocínio lógico. Para esses nativos, pensar é sonhar. 

A análise completa do seu Mapa Astral traz informações sobre a sua personalidade, possibilidades e desafios e é uma ferramenta que vai fazer você refletir sobre suas decisões e escolhas ao longo da vida.