Data: De 22 de novembro a 21 de dezembro

Planeta regente: Júpiter

Elemento: Fogo

Qualidade: Mutável

Símbolo: Centauro

Representado pelo centauro, criatura mítica metade homem, metade animal, Sagitário é um signo dual. É a razão que domina o instinto, o humano em busca do divino. Ter o Sol em Sagitário significa enxergar o que está longe, viajar para as regiões mais distantes da mente e sempre buscar superar limites, seja de forma intelectual ou física. São indivíduos alegres, empolgados, acelerados e quentes, como os signos do elemento Fogo. 

Regido por Júpiter, Sagitário é a busca de um sentido para a existência. Onde temos Sagitário em nosso mapa queremos ir mais longe, expandir fronteiras, mas também encontramos um alto grau de insatisfação. A jornada é motivada pelos desafios encontrados ao longo do caminho e muitas vezes, ao alcançar o objetivo, o sagitariano perde logo o interesse e elege um novo alvo. 

O desejo pela expansão intelectual é uma característica notável deste signo, que vive buscando novos estudos, viagens e conhecimentos. Apesar do senso de humor, pode ser impulsivo e obstinado demais. Seu universo é superlativo. São intensos, exagerados e vivem com brilho no olhar. Encaram a vida de forma otimista e muitas vezes se frustram, pois criam expectativas muito altas em suas buscas. 

A liberdade é essencial. Ser livre para desbravar caminhos, se aventurar pelo mundo, expandir a mente, estudar e aprender. Ser Sagitário é querer ir mais longe, acreditar que tudo é possível, não ter fronteiras. No corpo humano ele rege as pernas, que nos transportam e nos fazem ir mais longe. 

O signo do centauro traz o dilema entre racionalidade e instinto e busca respostas para o inexplicável. Às vezes vive tão focado em alcançar o que está além, que deixa de aproveitar o que está ao seu redor, sendo este o ensinamento do seu signo oposto, Gêmeos. O sagitariano deve aprender a ser mais flexível, entender que não existe um único caminho ou uma única verdade. 

ASCENDENTE EM SAGITÁRIO

O ascendente é o signo que nasce junto conosco. Assim, ele é associado a forma como nos expressamos e nos auto afirmamos. Como um signo de fogo, o ascendente em Sagitário revela pessoas que se colocam de forma calorosa e intensa. Costumam ser otimistas, bem humoradas e aceleradas na forma de viver a vida. Estão sempre testando seus limites, por isso são indivíduos que vivem um crescimento constante. 

Nesta posição temos dois tipos de auto afirmação. Uma através da força corporal, da superação dos limites físicos, através da competição em esportes, por exemplo. A outra tem relação com a parte humana, que precisa quebrar barreiras intelectuais. Dessa necessidade surge a vontade de buscar aventuras constantes, viajar, expandir seus horizontes. Seja física ou intelectualmente, o ascendente em Sagitário não para quieto. Está sempre querendo se superar e descobrir algo novo. 

LUA EM SAGITÁRIO

Nosso signo lunar é aquele que simboliza a forma como lidamos com as emoções. A Lua em Sagitário representa indivíduos emocionalmente insatisfeitos no sentido de que sempre querem ir mais longe, sentem que sempre precisam de algo mais. Suas relações, não só as afetivas, precisam ser encontros que as façam crescer. E quem se relaciona com eles também cresce, afinal eles estão sempre estimulando quem vive a sua volta. 

Esses indivíduos se colocam com alegria à frente da vida. São otimistas, empolgados e viram a página com facilidade, não se apegam a uma situação, nem ficam sofrendo e remoendo. Sabem seguir em frente.  Porém, há uma tendência de supervalorizar tanto o passado quanto o futuro, tendo dificuldades para valorizar o momento presente. 

Aqui a razão vem das emoções, não do intelecto. Por isso, muitas vezes ficam agarradas às suas próprias verdades. É preciso aprender a ser mais flexível e reconhecer que os outros também podem estar certos. 

SAGITÁRIO NO AMOR 

Sagitário no amor é um signo que vive intensamente. Como a alegria e o otimismo fazem parte da personalidade do Sol em Sagitário, em suas relações amorosas esses traços também estão presentes.  Gostam de sentir o relacionamento em todos os aspectos, se jogam, adoram se divertir com o par, viajar, viver aventuras. Estar com alguém de Sagitário pode expandir nossos horizontes, nos levar a diferentes lugares, acessar espaços inexplorados da nossa mente.

São apaixonados pelo conhecimento, pelas reflexões e gostam de transmitir seus aprendizados, porém devem estar mais disponíveis para ouvirem também o que o outro tem a ensinar. 

POTÊNCIAS DE SAGITÁRIO NO TRABALHO 

Sagitário nos fala da superação dos limites, de querer ir mais longe, para o alto e avante. No campo intelectual, muitas vezes ele é símbolo dos pesquisadores e estudiosos que buscam embasamento teórico para fatos. Mestres e professores, que são vistos como aqueles que apontam nosso caminho, também se associam ao simbolismo de Sagitário. 

Sagitarianas e sagitarianos buscam colocar um propósito naquilo que fazem profissionalmente. É a flecha do centauro que aponta para o firmamento, fazendo ir sempre além. De personalidade descontraída e otimista, costumam contagiar o ambiente de trabalho, sendo bons colegas que motivam suas equipes. 

Os objetivos que traçam os encorajam a trabalhar com afinco, porém podem ficar com uma ideia fixa demais, esquecendo de olhar no seu entorno e aproveitar oportunidades que surgem ao longo do caminho. 

As interpretações apresentadas aqui carregam as características mais marcantes e genéricas do Sol em Sagitário e da posição deste signo em outros pontos do céu, como Lua e Ascendente. 

Para uma análise profunda e personalizada, é imprescindível a criação do Mapa Astral, que revela a composição das casas astrológicas, a posição dos planetas e tantos outros aspectos fundamentais que simbolizam a estrutura da personalidade de cada um.  

Faça sua MANDALA ASTROLÓGICA de forma gratuita aqui no site. E, se preferir, você também pode encomendar o seu MAPA ASTRAL DIGITALIZADO, com 20 páginas de conteúdo sobre você e para você, de forma exclusiva.