Na mitologia, Marte é conhecido como o deus da guerra. Porém, enquanto para os gregos ele é um deus violento e agressivo, que sente prazer no confronto, para os romanos ele é corajoso e protetor, aquele que entra no combate para lutar pelo seu povo. Regente de Áries e co-regente de Escorpião, na astrologia Marte representa a força, a energia que nos move para conquistarmos nossos objetivos, o que nos impulsiona e também como reagimos ao que nos incomoda. Está associado à energia masculina, o herói que luta pela sua autonomia.  

Marte simboliza a maneira como cada um se impõe, como o indivíduo se coloca na vida. Ele fala de independência e liberdade e nos mostra o caminho para conquistar o que queremos, como transformamos ideias em ações. Quando temos Marte em signos de Terra, como Capricórnio, Virgem e Touro, podemos observar pessoas que realizam suas conquistas através da perseverança, sendo pacientes e racionais. Já Marte nos signos de Água representa indivíduos que usam seu poder de persuasão e o jogo emocional  para conseguirem o que querem. Nos signos de Ar, o planeta usa a inteligência e o diálogo para brigar pelo seu espaço. Por fim, nos signos de Fogo, as lutas acontecem guiadas pela coragem, na raça, sem olhar para os perigos no caminho. 

Sabemos que na astrologia não existe apenas o bom e o mau, e sim situações que podem ser mais favoráveis ou desafiadoras, mas que de toda forma nos fazem crescer. Ao entendermos como Marte se manifesta em nosso Mapa Astral,  devemos lembrar da sua diferenciação entre gregos e romanos. Como queremos ativar nossa força?  De forma agressiva e desmedida, gerando conflitos inúteis ou de forma inteligente, canalizando a energia e encontrando boas soluções para o que nos aflige?

Quer entender como Marte se manifesta no seu Mapa Astral?

  

Quer conhecer mais sobre o Planeta Marte – O Deus Guerreiro ? Confira o vídeo abaixo:

MARTE NOS SIGNOS

Marte em Áries: Uma posição de domicílio, já que Marte é regente de Áries. Costumam ser pessoas que enfrentam o conflito de frente, são corajosas, impulsivas, competitivas e têm profunda necessidade de liberdade.  Quando traçam um objetivo, lutam até o fim. Em uma briga podem ser um pouco explosivas, mas ao mesmo tempo não ficam remoendo o que passou, assim conseguem seguir em frente sem ressentimentos. 

Marte em Touro: Esses indivíduos podem demonstrar uma certa paciência, mas reagem de forma firme ao serem provocados. Evitam entrar em conflito, mas quando decidem brigar, é difícil que se deem por vencidos. Carregam a marca da persistência em suas ações. Costumam ser muito focados em seus desejos e objetivos, encaram o trabalho como um desafio e por isso costumam ser incansáveis neste setor.   

Marte em Gêmeos: A melhor ferramenta para quem tem essa posição é a palavra. É através da troca de experiências e do diálogo que o indivíduo consegue o que quer e impõe sua vontade. Sabe convencer o outro através de bons argumentos e explicações. Não costumam ser pessoas muito combativas e impulsivas e sim racionais, que preferem prestar atenção ao que acontece à sua volta antes de partir para o embate. 

Marte em Câncer: Marte é um planeta associado à energia masculina, do combate, enquanto Câncer, um signo de natureza feminina, nos fala do afeto. Assim, ter Marte em Câncer é proteger aquilo que envolve nossa afetividade. Geralmente quando esse indivíduo é afetado por uma emoção, ele parte para o combate. Não gostam do confronto, mas quando preciso, lutam pelo bem-estar das pessoas que querem bem. 

Marte em Leão: Uma posição que representa a intensificação da energia. São pessoas bem dispostas, entusiasmadas, com grande aptidão para posições de liderança. Sabem liderar com o coração e com legitimidade. Costumam ser seguras, acreditam na própria capacidade e assim, conseguem impor suas vontades. Devem aprender a lidar melhor com o sentimento de frustração ao perderem uma batalha, seguindo em frente de cabeça erguida. 

Marte em Virgem: Aqui, é a experiência que faz com que a pessoa consiga superar os desafios. É a paciência de fazer as coisas funcionarem, se dedicar de corpo e alma ao que acredita. Costumam ser pessoas que sabem lidar bem com a resolução de problemas, justamente por serem racionais e analíticas. Seu lado muito crítico pode ser uma ferramenta de conflitos, pois, dependendo de como se expressam, podem magoar os outros. 

Marte em Libra: Uma posição que reúne opostos complementares. Ter Marte em Libra significa que as lutas são coletivas e não só da própria pessoa. É saber usar o equilíbrio e o respeito pelo outro como forma de ocupar o seu próprio espaço. Saem do sério quando notam alguma injustiça com o próximo. São pessoas que brigam para que seja respeitada a liberdade e o jeito de ser do indivíduo. Muitas vezes, para não ferir o outro, acabam cedendo demais e isso pode ser negativo para seus sentimentos. 

Marte em Escorpião: Até a descoberta dos planetas não visíveis a olho nu, os astrólogos consideravam Marte como regente de Escorpião, portanto também podemos dizer que esta é uma posição que reforça muitas semelhanças. São pessoas que têm a sensibilidade como ferramenta para identificar o que precisa ser mudado, sabem usar a intuição para mexer no que não está bom. Podem ser explosivos ao perderem a paciência e não costumam levar desaforos para casa. 

Marte em Sagitário: A superação é a grande força dessa posição. São pessoas dispostas a superar obstáculos em busca de seus ideais. Traçam seus objetivos e seguem firmes no caminho. É como a seta da flecha do Centauro que aponta para o firmamento. Sentem-se vitoriosos quando conseguem ampliar seus horizontes, principalmente quando se trata do campo do saber. Através da sabedoria conseguem conquistar o adversário. 

Marte em Capricórnio: Uma posição que reforça o poder da persistência para a conquista dos objetivos traçados.  São pessoas que acreditam na força do trabalho bem feito e por isso se entregam a ele de corpo e alma. Tomam decisões de forma pensada e planejada, justamente por não gostarem de correr riscos. Podem perder a paciência com atitudes irresponsáveis e também têm dificuldade em lidar com o fracasso e com críticas. 

Marte em Aquário: São indivíduos que têm urgência de mudar, de fazer com que as coisas sejam levadas para o coletivo. Acreditam que é preciso lutar pelo bem do próximo, brigam para conquistar um espaço para todos, sem desigualdades. Pode ser desafiador lidar com esse ímpeto, pois vivemos em um mundo individualista, por isso nem sempre esses nativos são compreendidos. Devem aprender a lidar com a ansiedade que os acompanha. 

Marte em Peixes: Aqui a força se dá pela sensibilidade. É através da imaginação, da sua facilidade de perceber as coisas que não estão na superfície, que o indivíduo consegue instrumentos para conquistar o que quer.  Costumam ser pessoas menos combativas e muitas vezes suas maiores batalhas acontecem com elas mesmas, para encontrarem a paz interior, mesmo com a facilidade para absorver as energias ao redor. 

A análise completa do seu Mapa Astral traz informações sobre a sua personalidade, possibilidades e desafios e é uma ferramenta que vai fazer você refletir sobre suas decisões e escolhas ao longo da vida.