Signo de Virgem

Data: De 23 de agosto a 22 de setembro

Planeta regente: Mercúrio

Elemento: Terra

Qualidade: Mutável

Símbolo: Uma mulher

Único signo do zodíaco representado por uma figura feminina, Virgem simboliza a fertilidade da terra que nutre seus filhos, a agricultura e a abundância. Associado à deusa Astréia, símbolo da pureza, da inocência e da justiça, Virgem está relacionado à natureza e sua complexidade e processos minuciosos que mantêm todo um ecossistema em perfeito funcionamento. 

Entender o lugar certo de cada ser é um princípio básico representado no signo de Virgem. Cada um tem uma função e deve exercê-la da melhor maneira possível para que tudo funcione e flua em harmonia.  Por esse aspecto, em uma visão simplista, os virginianos são vistos como pessoas muito metódicas e organizadas. Mas dentro da representação da dinâmica feminina, essa busca por organização significa deixar a natureza operar ao nosso favor, de forma natural. Assim, Virgem tende a simplificar o que pode ser complicado. Quando cada coisa está no seu lugar, tudo funciona melhor. 

Do elemento Terra, Virgem é regido por Mercúrio e simboliza a mente analítica e pragmática, o filtro da realidade, a clareza e a simplicidade. É o signo da purificação, associado ao método, à rotina e ao cotidiano. Onde quer que tenhamos o signo de Virgem, tendemos a ordenar, averiguar, calcular. É a observação minuciosa, o aspecto prático da vida. 

No corpo humano, rege o intestino delgado, justamente o órgão responsável pela seleção dos nutrientes. E Virgem tem esse olhar criterioso, que sabe separar o que é bom do que não é. O que promove o bem-estar e o que deve ser descartado por ser nocivo ao organismo. Sendo um signo mutável, de natureza flexível, ele nos mostra o constante movimento da natureza, variando seu contorno, ditando regras que preservam a ordem natural da vida.  

Por outro lado, necessitam equilibrar a sensibilidade e a compreensão e, para isso, seu signo oposto, Peixes, entra em cena. É preciso cuidar mais das emoções, do lado espiritual e da intuição. É importante ampliar o olhar e compreender a realidade como um todo, confiando na existência de algo que não podemos ver ou tocar.   

ASCENDENTE EM VIRGEM

Ascendente é o signo que nasce junto com a gente, por isso ele representa a forma como chegamos no mundo, como nos expressamos e assim, como somos vistos pelos outros. Indivíduos com ascendente em Virgem costumam ser pessoas muito observadoras. Antes de falar ou emitir alguma opinião, elas observam tudo à sua volta, por isso passam a imagem de serem pessoas ponderadas e racionais. 

Virgem é intimamente associado à natureza e a sua diversidade. Signo de Terra, ele é fincando no chão, se nutre da mãe natureza. A maneira de se auto afirmar é através da produção. Costumam ser rápidos, objetivos e fazem tudo com qualidade. É um signo associado ao trabalho rotineiro, aos detalhes, a simplicidade que faz a vida fluir. 

Com sua visão muito analítica, pode perder a noção do todo. São pessoas pragmáticas, que precisam ver para crer, por isso é importante que desenvolvam a intuição e sensibilidade, para não viver em uma realidade tão dura. 

LUA EM VIRGEM

A Lua tem a ver com o modo como cada um gerencia seus sentimentos. Símbolo do contato com a terra e a natureza, quem tem Lua em Virgem se nutre daquilo que é simples e natural. Tem um lado prático e racional, mas também é orgânico e flexível. 

Esses nativos possuem uma necessidade emocional de organização, de algo que faz com que tudo flua no seu lugar, uma espécie de encaixe perfeito entre o que ele e o outro sentem. Em relação aos afetos, a Lua em Virgem tende, pela crítica, a ser exigente para que se sinta segura, sabendo que está pisando em solo fértil. 

São pessoas transparentes, que gostam de clareza e objetividade no trato com os outros. Precisam que haja segurança e estabilidade em relação a produtividade. Uma pessoa de Lua em Virgem sem produzir fica emocionalmente frágil. Ela precisa se sentir útil. 

VIRGEM NO AMOR

Falar de Virgem no amor é falar de nutrir a relação nos mínimos detalhes. Atenciosos e cautelosos, virginianos e virginianas são analíticos nos encontros e nos seus afetos. Com seu perfil crítico e analítico, não costumam se jogar de cabeça nas relações. Antes preferem observar, avaliar, mas isso não quer dizer que não se apaixonem, é claro. Eles simplesmente gostam de saber onde estão pisando, seguindo etapas e vivendo cada momento de forma especial. 

Virgem é regido pelo analítico Mercúrio, associado a comunicação e as faculdades mentais. Na relação com um virginiano o cuidado com as palavras é fundamental. Não fale nas entrelinhas, não faça jogos. Seja natural, transparente e autêntico, pois essa naturalidade simplifica as relações.  

AS POTÊNCIAS DE VIRGEM NO TRABALHO

Organizados, observadores e metódicos. Essas são algumas das características mais conhecidas do Sol em Virgem que podem se sobressair no ambiente do trabalho. Sua casa astrológica, a Casa 6, fala justamente sobre a rotina, o cuidado na realização das tarefas e o trabalho rotineiro. 

E Virgem é isso. Sabe ordenar, consegue colocar cada coisa em seu lugar, pensa rápido e encontra soluções, por isso são ótimos em resolver problemas mais difíceis, que poucos conseguem. 

Virginianos gostam de trabalhar duro, são comprometidos, buscando sempre a qualidade em suas entregas. Como um signo de Terra, é pragmático e realista, mas com sua natureza mutável consegue ser também flexível, o que é uma vantagem no dia a dia da vida profissional. 

As interpretações apresentadas aqui carregam as características mais marcantes e genéricas do Sol em Virgem e da posição deste signo em outros pontos do céu, como Lua e Ascendente. 

Porém, para uma análise profunda e personalizada, é imprescindível a criação do Mapa Astral, que revela a composição das casas astrológicas, a posição dos planetas e tantos outros aspectos fundamentais que simbolizam a estrutura da personalidade de cada um.  

No site Claudia Lisboa você pode gerar sua mandala astrológica de forma gratuita. É possível também solicitar seu Mapa Astral digitalizado, com 20 páginas de conteúdo sobre você e para você, de forma exclusiva.