Horóscopo

Horóscopo

Desde as mais antigas civilizações, o homem observa o céu em busca de respostas. E foi esse interesse pelas mensagens dos astros que deu início à primeira forma de horóscopo que a humanidade tem registro, por volta do século VII a.C (antes de Cristo). Porém, com a criação do Zodíaco, provavelmente em torno de 2600 a.C, é que o horóscopo se tornou mais parecido com a versão que conhecemos atualmente, uma espécie de ferramenta que nos revela as posições dos planetas e suas movimentações, mostrando assim as influências do momento analisado, seja um dia, uma semana, um mês ou até mesmo um ano.

O horóscopo e a criação do Zodíaco

O zodíaco é uma faixa de 18 graus, nove graus ao norte e ao sul da eclíptica (projeção da trajetória do Sol, observada a partir da Terra, sobre a esfera celeste) formada pelas constelações zodiacais. Os 12 signos que conhecemos hoje são o produto da divisão desta eclíptica em 12 partes iguais, onde cada um ocupa um espaço de 30 graus. São eles: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. Ao longo de um ano, durante sua trajetória, o Sol ilumina uma constelação por vez, marcando assim o período de cada signo. 

Com essa divisão, que podemos chamar de padronizada, o zodíaco facilitou o surgimento dos horóscopos com uma finalidade mais pessoal, onde é analisado o céu no momento do nascimento do indivíduo, a posição dos planetas e os trânsitos astrais daquele instante. Durante muito tempo, essa análise era algo feito apenas para a realeza, mas com o passar dos anos foi se popularizando. Porém, foi no século XVIII que os britânicos passaram a publicar os horóscopos de jornal, em um formato muito parecido com o que conhecemos até hoje. . 

Como funciona o horóscopo?

Um dos pontos mais importantes que devemos ter em mente quando pensamos em horóscopo, é entender que sua finalidade não é revelar o futuro, fazendo uma espécie de adivinhação. Seja o horóscopo que você lê no jornal diariamente ou o horóscopo semanal, que mostra o resumo das energias de determinada semana para cada signo, estamos falando de uma ferramenta que observa a movimentação dos planetas, seus ciclos e trânsitos e assim pode nos ajudar a entender melhor que energias e tendências - fáceis ou difíceis  - estarão no nosso caminho durante certo período. Ao termos esse conhecimento, podemos nos preparar melhor para enfrentar um cenário desafiador ou aproveitar da melhor forma uma tendência positiva.

É claro que quando uma pessoa lê o horóscopo do seu signo solar, que é o mais popular, já que todo mundo sabe seu dia de nascimento, ela tem ali apenas uma visão bem geral, uma tendência mais ampla. Não adianta buscar uma tradução literal, afinal somos muito mais que um signo. Cada indivíduo carrega em seu céu uma combinação de elementos, planetas, signos e casas astrológicas, além é claro, da própria vivência e experiências que registra ao longo da vida. E é isso que nos torna únicos.

A busca pelo autoconhecimento

No exato momento em que nascemos, os astros ocupam uma determinada posição no firmamento e o Mapa Astral Natal é justamente um retrato desse céu. É essa foto que dá origem a nossa mandala astrológica e revela as potências e desafios de nossa jornada. Porém,  o céu não permanece congelado como em uma foto. Os planetas não param de girar em torno do Sol, formando aspectos com o nosso Mapa Astral, representando assim os Trânsitos Astrológicos. 

O final do ano e o período do aniversário são alguns dos momentos em que as pessoas costumam ter mais curiosidade sobre previsões. O que o horóscopo de 2021 revela para o seu signo, por exemplo? 

Como falamos, olhando apenas para o signo solar podemos ter algumas tendências genéricas, mas quem busca algo mais direcionado, deve considerar uma análise profissional e personalizada, que compare o próprio Mapa Astral com os movimentos astrológicos do momento. Isso é possível através do Mapa de Trânsitos, disponível aqui, no Astrologia Luz e Sombra. Ele funciona como um guia que aborda as energias e acontecimentos futuros em diversas áreas da vida dentro de 12 meses, retratando a relação do céu do momento com o mapa de nascimento. Uma ferramenta poderosa que pode nos ajudar a aproveitar melhor as oportunidades de um ano. 

Signos

Áries Áries

21 de Março a 20 de Abril

A precaução é aliada das conquistas, afinal os passos dados em territórios seguros sempre permitem maiores resultados. Preze então agora pelo bom planejamento. É tempo de assumir uma postura criteriosa.

Touro Touro

21 de Abril a 20 de Maio

Ao fazer uma viagem às memórias, você orienta melhor o seu caminho, já que elas são reduto de todas as suas experiências e sabedorias. Aprenda com o que viveu. É tempo de usar o passado como um oráculo.

Gêmeos Gêmeos

21 de Maio a 20 de Junho

A sua mente observadora faz com que você se interesse por diversos assuntos, e justamente por isso é preciso fortalecer o senso crítico, evitando o acumulo de informação. É tempo de ordenar as ideias.

Câncer Câncer

21 de Junho a 22 de Julho

A ampliação do seu conhecimento é agora capaz de expandir os horizontes da sua jornada. Procure se envolver com assuntos e conteúdos que favorecerão seus planos. É tempo de informações engrandecedoras.

Leão Leão

23 de Julho a 22 de Agosto

Quando a sensibilidade está amplificada, torna-se mais difícil enxergar as circunstâncias de forma clara e resoluta. E para isso sempre podemos contar com quem confiamos. É tempo de buscar orientações.

Virgem Virgem

23 de Agosto a 22 de Setembro

O seu dia a dia pede por certos ajustes, e ao realizar tais mudanças você perceberá que não somente o seu rendimento irá aumentar, como seus resultados também irão se expandir. É tempo de atualização.

Libra Libra

23 de Setembro a 22 de Outubro

Hoje é um dia de grande conexão espiritual para você, e por isso ele deve ser aproveitado com sabedoria. Dedique-se às práticas que orientam sua sensibilidade. É tempo de cuidar do seu espaço interno.

Escorpião Escorpião

23 de Outubro a 21 de Novembro

Nova fase, novas metas. E assim isso surge o desejo de se envolver com o que de fato lhe move e preenche. Se despeça então de antigas idealizações para ir além. É tempo de transformar sua jornada.

Sagitário Sagitário

22 de Novembro a 21 de Dezembro

O seu otimismo cresce e assim o olhar deixa de focar nos desafios e busca as soluções. Tenha fé no que hoje você define, dando passos confiantes e direcionados. É tempo de resolver suas questões.

Capricórnio Capricórnio

22 de Dezembro a 20 de Janeiro

Foque agora em aumentar a sua vitalidade, permitindo ações, decisões e pensamentos mais luminosos. Recorra às atividades que fortalecem o corpo e aos gestos que acalmam a mente. É tempo de se energizar.

Aquário Aquário

21 de Janeiro a 19 de Fevereiro

Observe hoje com atenção a forma com que você irá expressar seus pensamentos e sentimentos para quem está ao seu lado. Preze por palavras doces, evitando conflitos. É tempo de manter a cordialidade.

Peixes Peixes

20 de Fevereiro a 20 de Março

A sensibilidade pode e deve ser protegida através dos limites que estabelecemos nos relacionamentos, lembrando sempre ao outro das nossas reais condições. É tempo de preservar a sua saúde emocional.

Destaques do Blog

Ver todos