O Signo de Capricórnio

O Signo de Capricórnio

Dever e Responsabilidade

Data: De 22 de dezembro a 19 de janeiro
Planeta Regente: Saturno
Elemento: Terra
Qualidade: Cardinal
Símbolo: Cabra montanhesa

Capricórnio, a cabra montanhesa do zodíaco, simboliza o passo firme de quem sobe a montanha rumo ao topo. Com paciência e persistência, ela supera os obstáculos e segue a subida focada em seus objetivos. Como um signo do ELEMENTO TERRA, Capricórnio é racional, prático, realista, com suas raízes fincadas no solo firme e sabe que, para conseguir as coisas que almeja, precisa ser resiliente, competente, trabalhar duro e com responsabilidade.

Muitas vezes os capricornianos são taxados de frios, calculistas e ambiciosos demais, porém no seu interior existe sensibilidade e emoção, eles só não demonstram para qualquer um. Precisam se sentir seguros para isso. Existe neste signo uma preocupação constante com a solidez e a estabilidade, sendo provável que sua realidade gire em torno do dever. O trabalho é o alicerce de sua vida.

Aqui vivemos o universo das certezas, da estabilidade, do pragmatismo e da segurança. Regido por SATURNO, Cronos na mitologia grega, deus associado ao tempo, a solidez da estrutura de Capricórnio resiste à passagem dos anos. Tem a consciência de que tudo tem a sua hora, que é preciso esperar os frutos envelhecerem para serem colhidos. Inclusive, é comum que os nativos desse signo se sintam mais à vontade com suas características à medida que envelhecem, pois o tempo é seu aliado.

No corpo humano ele rege os joelhos, os ossos e as articulações em geral. É o esqueleto que sustenta todo o corpo com sua solidez. O impulso de Capricórnio é o de fazer, não ficar parado, começar para terminar no tempo certo e calculado. Enfrentam as dificuldades que surgem ao longo da jornada de forma corajosa, não se acovardam. Sabem que nada é obtido sem esforço, entendem a importância das regras, dos limites e do empenho.

Porém, tanta responsabilidade e senso de dever podem, sim, deixar a cabra da montanha um tanto endurecida. CÂNCER, seu signo oposto, mostra a importância de não cristalizar as emoções, de baixar a guarda para que os sentimentos aflorem. É importante cultivar a doçura e a sensibilidade.

Encomende o seu Mapa Astral Completo

E se você pudesse conhecer e compreender melhor as suas potências e desafios, podendo explorar seus talentos e desenvolver aspectos não tão fluentes da sua personalidade? O seu Mapa Astral traz tudo isso e muito mais…

De R$353 por R$99,90

ASCENDENTE EM CAPRICÓRNIO

O ASCENDENTE configura nosso jeito de ser. Como nos expressamos, nos mostramos para o mundo num primeiro momento. Por isso, ele também representa como as pessoas nos percebem. Capricórnio é um signo de Terra, de estrutura consistente na sua maneira de se colocar perante a vida.

Nativos com ascendente em Capricórnio são pessoas contidas, racionais, que se sentem seguras quando os pés estão no chão. A maneira de se colocar no mundo é sempre de uma forma mais planejada, sendo a disciplina um traço marcante da personalidade.

Costumam ser mais secos e objetivos, sem fantasiar as coisas que dizem. São ambiciosos, de forma positiva, pois constroem o caminho rumo aos seus objetivos. Precisam de segurança material, financeira e no trabalho, principalmente. Só assim se sentem seguros de si.

LUA EM CAPRICÓRNIO

A LUA rege o signo de Câncer, que é justamente o signo oposto a Capricórnio. Portanto, a Lua em Capricórnio representa uma posição de exílio, que pode ser desafiadora.

A Lua em Capricórnio é pragmática e racional, o que muitas pessoas podem confundir com frieza. Porém o jeito desse indivíduo demonstrar que se importa com o outro é prático, através de ações – é a pessoa que toma decisões, que ajuda a resolver os problemas, que planeja para que tudo saia da melhor forma.

O ideal nesta posição astrológica é não ficar remoendo o passado. Capricórnio é um signo que fala de subir a montanha para alcançar o topo. E olhar para baixo ao subir a montanha dá frio na barriga, portanto o foco deve ser no presente para chegar ao futuro. Deve aprender com a sensibilidade de Câncer a expor mais seus sentimentos.

CAPRICÓRNIO NO AMOR

Por serem muito práticos e realistas, os capricornianos acabam taxados de frios e distantes, porém isso é apenas uma ideia generalista. Capricórnio no amor é viver a sensibilidade das relações.

Para eles, o amor é algo a ser construído, algo que exige dedicação, empenho e responsabilidade, como tudo na vida da cabra zodiacal. Precisam de segurança para se lançarem em uma relação e acreditam que amar é mais do que palavras. Exige também ações concretas e reais. No relacionamento amoroso com um capricorniano aproveite para trilhar um caminho sólido, construído sempre a dois.

POTÊNCIAS DE CAPRICÓRNIO NO TRABALHO

O trabalho é algo que guia a vida do capricorniano. É nesse setor que ele se sente vivo, útil e realizado. Ele é justamente o signo associado à CASA 10, que nos fala de carreira, posição social e reconhecimento. E esses são pontos importantes na vida do Sol em Capricórnio.

São pessoas comprometidas, responsáveis e ambiciosas e lidam com os problemas de forma muito racional e realista. Traçam seus objetivos e metas e partem incansáveis rumo ao topo, com paciência e prudência. Sabem que o sucesso não acontece de uma hora para outra e gostam de construir seu caminho rumo ao reconhecimento e à segurança material que são tão importantes para este signo de Terra.

Tendem a ter uma preferência por carreiras estáveis, que ofereçam uma certa segurança, além de sólidas perspectivas de crescimento, já que não gostam de ficar na mesma posição por muito tempo.

OPOSTOS E COMPLEMENTARES: CÂNCER E CAPRICÓRNIO

O quarto eixo do zodíaco começa com Câncer, representado por um crustáceo, que vive no mar e que vai para a terra, ligado a ancestralidade. Ou seja, tem uma relação com o passado, com a pré-história. Justamente por isso, Câncer tem essa relação com as coisas do passado, lembranças, com os afetos e as relações e afinidades.

Inclusive, tem uma relação com “ter um lugar no mundo”, uma casa, um lar e pessoas que fazem parte dessa família, sejam de sangue ou não. Ou seja, um lugar de acolhimento.

Por outro lado, o signo de Capricórnio é representado por uma cabra montanhesa, que traz a representação de todo o sofrimento/trabalho para construir o nosso lugar no mundo. Dessa forma, uma jornada.

Aquele processo de sair de casa, desde o nascimento, para criar o seu espaço e construir a sua história. Assim, Capricórnio é o signo da perseverança, do prático, do hoje e agora. Como resultado, este é um signo de planejamento constante e mutável, considerando os momentos e necessidades.

A INFLUÊNCIA DE CAPRICÓRNIO NOS SIGNOS:

Com a entrada do Sol no signo de Capricórnio, somos inspirados a manter o passo firme da subida triunfante ao topo da montanha, no solo firme onde as raízes se firmam. Aqui o convite é superar as limitações, compreendendo que tudo tem seu tempo. É preciso tomar consciência da realidade e compreender que os frutos só podem ser colhidos quando estão maduros.

Áries

O Sol entra em no signo de Capricórnio deixando os Arianos mais determinados e exaltando as suas ambições. O descanso vai passar longe. Importante, inclusive, manter uma rotina saudável para lhe trazer bastante energia. O momento é de perseverança e batalha para alcançar os seus objetivos. Aproveite o período para usar a sua força de ação sem medo.

Touro

A entrada do Sol em Capricórnio deixa os Taurinos se sentindo em casa, ambos do elemento terra. As esperanças prosperam e o desejo de evoluir é ainda maior. O período favorece e enaltece as suas qualidades, além de ampliar seu crescimento pessoal e iluminar novas ideias.

Gêmeos

A chegada do Sol no signo de Capricórnio traz novas oportunidades para os nativos de Gêmeos, que estarão ampliando a sua capacidade de concentração e foco. Aproveitem para descobrir novas habilidades e colocar os desejos em prática, no campo da realidade.

Câncer

Com a entrada do Sol em Capricórnio, signo oposto e complementar de Câncer, haverá a expansão dos objetivos. Os nativos estarão com o coração mais firme e com o desejo de batalhar pelos sonhos. As relações de afeto fluem com paz e harmonia. Um ótimo período para definir seus limites, além de desapegar daquilo que não serve mais no caminho da evolução.

Leão

O Sol em Capricórnio exigirá vigor dos Leoninos, incentivando-os a se empenhar mais para conquistar os objetivos. Com persistência, estarão mais fortes, determinados e organizados para realizar seus planos. Importante não deixar de olhar para a saúde nesse período.

Virgem

Virginianas e virginianos, com a entrada do Sol em Capricórnio se sentirão mais leves, com sorte e carisma. O período promete boas surpresas, um ótimo momento para conquistar os desejos. Além de estarem mais disciplinados e batalhadores. É tempo de exporem suas ideias e acreditar no seu poder de criatividade. Aproveitem para planejar algo novo.

Libra

O Sol entra em Capricórnio ativando as conexões afetivas dos nativos de Libra. O período promete um bom período familiar, anunciando um novo ciclo e boas vibrações. A dica é estruturar a vida, com os pés no chão, disciplina e perseverança. Atitudes impulsivas não são aconselháveis, apenas siga o fluxo dos acontecimentos.

Escorpião

A entrada do Sol em Capricórnio acentua o poder de convencimento dos nativos de Escorpião, realçando seu jeito curioso e antenado. Esse período será ótimo para as leituras e estudos, já que os escorpianos estarão mais centrados. A dica também é aprender a soltar, relaxar e cuidar do que realmente importa.

Sagitário

Para os Sagitarianos, a entrada do Sol em Capricórnio pede mais atenção com as questões financeiras. É tempo de organizar e administrar melhor as receitas e as despesas. Além disso, é importante cuidar da rotina e da saúde, não desperdiçando tempo com futilidades.

Capricórnio

Com a entrada do Sol no seu signo é tempo de expandir e levar a vida com mais leveza e diversão. Suas qualidades estarão exaltadas e seu brilho pessoal estará em evidência. A fase é excelente para batalhar ainda mais pelos seus sonhos e projetos. Celebrem a vida!

Aquário

Para os aquarianos a entrada do Sol em Capricórnio traz um período de reflexão e reavaliação das metas. É tempo de planejar o futuro e ajustar seu foco ao reconhecer o que realmente importa na sua vida. Aproveitem a criatividade para viver a vida de forma mais leve e espontânea.

Peixes

Com a entrada do Sol em Capricórnio os nativos de Peixes sentirão necessidade de fincar os pés no chão. É tempo de responsabilizar-se pelos sonhos e abrir os olhos para a realidade. Um ótimo momento para estruturar as ideias e os projetos. Com foco e força de vontade os objetivos se concretizam.

Vale ressaltar que as interpretações aqui apresentadas trazem as características mais marcantes do Sol em Touro e também Lua e Ascendente. Porém, para um estudo personalizado, é fundamental a análise do Mapa Astral do indivíduo, onde é possível avaliar elementos e signos predominantes, a composição das casas astrológicas, a interação entre os signos e planetas e demais aspectos astrológicos essenciais.

Faça sua MANDALA ASTROLÓGICA de forma gratuita aqui no site. E, se preferir, você também pode encomendar o seu MAPA ASTRAL DIGITALIZADO, com 20 páginas de conteúdo sobre você e para você, de forma exclusiva.

Destaques do Blog

Ver todos