Data: De 22 de dezembro a 19 de janeiro

Planeta regente: Saturno

Elemento: Terra

Qualidade: Cardinal

Símbolo: Cabra montanhesa

Capricórnio, a cabra montanhesa do zodíaco, simboliza o passo firme de quem sobe a montanha rumo ao topo. Com paciência e persistência, ela supera os obstáculos e segue a subida focada em seus objetivos. Como um signo do elemento Terra, Capricórnio é racional, prático, realista, com suas raízes fincadas no solo firme e sabe que, para conseguir as coisas que almeja, precisa ser resiliente, competente, trabalhar duro e com responsabilidade. 

Muitas vezes os capricornianos são taxados de frios, calculistas e ambiciosos demais, porém no seu interior existe sensibilidade e emoção, eles só não demonstram para qualquer um. Precisam se sentir seguros para isso. Existe neste signo uma preocupação constante com a solidez e a estabilidade, sendo provável que sua realidade gire em torno do dever. O trabalho é o alicerce de sua vida. 

Aqui vivemos o universo das certezas, da estabilidade, do pragmatismo e da segurança. Regido por Saturno, Cronos na mitologia grega, deus associado ao tempo, a solidez da estrutura de Capricórnio resiste à passagem dos anos. Tem a consciência de que tudo tem a sua hora, que é preciso esperar os frutos envelhecerem para serem colhidos. Inclusive, é comum que os nativos desse signo se sintam mais à vontade com suas características à medida que envelhecem, pois o tempo é seu aliado. 

No corpo humano ele rege os joelhos, os ossos e as articulações em geral. É o esqueleto que sustenta todo o corpo com sua solidez. O impulso de Capricórnio é o de fazer, não ficar parado, começar para terminar no tempo certo e calculado. Enfrentam as dificuldades que surgem ao longo da jornada de forma corajosa, não se acovardam. Sabem que nada é obtido sem esforço, entendem a importância das regras, dos limites e do empenho. 

Porém, tanta responsabilidade e senso de dever podem sim deixar a cabra da montanha um tanto endurecida. Câncer, seu signo oposto, mostra a importância de não cristalizar as emoções, de baixar a guarda para que os sentimentos aflorem. É importante cultivar a doçura e a sensibilidade.   

ASCENDENTE EM CAPRICÓRNIO

O ascendente configura nosso jeito de ser. Como nos expressamos, nos mostramos para o mundo num primeiro momento. Por isso, ele também representa como as pessoas nos percebem. Capricórnio é um signo de Terra, de estrutura consistente na sua maneira de se colocar perante a vida. 

Nativos com ascendente em Capricórnio são pessoas contidas, racionais, que se sentem seguras quando os pés estão no chão. A maneira de se colocar no mundo é sempre de uma forma mais planejada, sendo a disciplina um traço marcante da personalidade. 

Costumam ser mais secos e objetivos, sem fantasiar as coisas que dizem. São ambiciosos, de forma positiva, pois constroem o caminho rumo aos seus objetivos. Precisam de segurança material, financeira e no trabalho, principalmente. Só assim se sentem seguros de si. 

LUA EM CAPRICÓRNIO

A Lua rege o signo de Câncer, que é justamente o signo oposto a Capricórnio. Portanto, a Lua em Capricórnio representa uma posição de exílio, que pode ser desafiadora. 

A Lua em Capricórnio é pragmática e racional, o que muitas pessoas podem confundir com frieza. Porém o jeito desse indivíduo demonstrar que se importa com o outro é prático, através de ações – é a pessoa que toma decisões, que ajuda a resolver os problemas, que planeja para que tudo saia da melhor forma. 

O ideal nesta posição astrológica é não ficar remoendo o passado. Capricórnio é um signo que fala de subir a montanha para alcançar o topo. E olhar para baixo ao subir a montanha dá frio na barriga, portanto o foco deve ser no presente para chegar ao futuro. Deve aprender com a sensibilidade de Câncer a expor mais seus sentimentos. 

CAPRICÓRNIO NO AMOR 

Por serem muito práticos e realistas, os capricornianos acabam taxados de frios e distantes, porém isso é apenas uma ideia generalista. Capricórnio no amor é viver a sensibilidade das relações. 

Para eles, o amor é algo a ser construído, algo que exige dedicação, empenho e responsabilidade, como tudo na vida da cabra zodiacal. Precisam de segurança para se lançarem em uma relação e acreditam que amar é mais do que palavras. Exige também ações concretas e reais. No relacionamento amoroso com um capricorniano aproveite para trilhar um caminho sólido, construído sempre a dois.

POTÊNCIAS DE CAPRICÓRNIO NO TRABALHO 

O trabalho é algo que guia a vida do capricorniano. É nesse setor que ele se sente vivo, útil e realizado. Ele é justamente o signo associado à Casa 10, que nos fala de carreira, posição social e reconhecimento.  E esses são pontos importantes na vida do Sol em Capricórnio. 

São pessoas comprometidas, responsáveis e ambiciosas e lidam com os problemas de forma muito racional e realista. Traçam seus objetivos e metas e partem incansáveis rumo ao topo, com paciência e prudência. Sabem que o sucesso não acontece de uma hora para outra e gostam de construir seu caminho  rumo ao reconhecimento e à segurança material que são tão importantes para este signo de Terra. 

Tendem a ter uma preferência por carreiras estáveis, que ofereçam uma certa segurança, além de sólidas perspectivas de crescimento, já que não gostam de ficar na mesma posição por muito tempo. 

Faça sua MANDALA ASTROLÓGICA de forma gratuita aqui no site. E, se preferir, você também pode encomendar o seu MAPA ASTRAL DIGITALIZADO, com 20 páginas de conteúdo sobre você e para você, de forma exclusiva.