Jupiter na Astrologia

Filho de Reia e Saturno, na mitologia Júpiter é tido como o mais poderoso dos deuses. Maior planeta do nosso Sistema Solar, para a astrologia ele é sinônimo de expansão, um foco de luz que aponta o caminho a seguir. Júpiter é grandioso, simboliza confiança e certeza, além da justiça e as leis que amparam o indivíduo e legitimam os direitos de cada um. 

Regente de Sagitário, na astrologia tradicional ele também rege o signo de Peixes e seu simbolismo se aproxima dos valores da alma e dos caminhos por ela trilhados. Assim, Júpiter também é muito associado às buscas espirituais, ao senso de que existe algo maior e que nos faz evoluir como pessoas. É o que vai muito além do palpável, como a fé, os estudos superiores e a filosofia. O signo ou a casa associados a Júpiter indicam o que é capaz de motivar e gerar esperança. 

Quer entender como a força e energia de cada planeta atua no seu Mapa Astral?

Vale lembrar que sua posição também pode concentrar excessos,  dessa forma muita energia pode ser jogada fora e ele perde um pouco da sua força. Outra consequência do exagero é a sensação de insatisfação assim que um objetivo é alcançado – temos a alegria da conquista, mas logo depois temos a perda do entusiasmo e uma sensação de vazio. Esse aspecto pode ser analisado de acordo com a casa astrológica que o planeta ocupa em um Mapa Astral

Júpiter indica em quais situações o indivíduo é capaz de ver mais longe, onde se sente seguro para levar os sonhos adiante e o que o leva a acreditar no sucesso de determinado empreendimento. Sua posição no mapa de nascimento assinala saídas, principalmente quando nos sentimos impedidos de caminhar. O dia da semana a ele consagrado é a quinta-feira. 

No canal Astrologia Luz e Sombra você pode conferir um pouco mais sobre as características desse poderoso planeta:

Júpiter nos signos 

Júpiter em Áries – Uma posição que estimula o crescimento do indivíduo através da liderança, inspirando outras pessoas e agindo como um exemplo a ser seguido. Costumam ser pessoas corajosas, que gostam de desafios, cheias de energia e que se colocam com assertividade, com uma mente que fervilha de ideias e planos. 

Júpiter em Touro – Tal posicionamento pode indicar um fortalecimento do lado material. São pessoas que possuem uma maior facilidade para lidar com o dinheiro e com bens materiais em geral. Tais recursos devem ser encarados como um tipo de energia, que quando circula da forma correta, faz com que mais pessoas sejam beneficiadas. 

Júpiter em Gêmeos – Aqui a expansão e desenvolvimento do indivíduo ocorre guiada pela comunicação. São pessoas que gostam de fazer contatos, aprender coisas novas e se interessam pelos mais diferentes temas. A mente é rápida e as ideias surgem com facilidade. A troca de experiências com as pessoas pode beneficiar seus planos e facilitar as conquistas. 

Júpiter em Câncer – Nesta posição, o desenvolvimento pessoal acontece a partir das relações e laços afetivos. É necessário que o indivíduo se sinta acolhido, seja entre a família ou um grupo de amigos próximos. O cuidado com o outro e com as relações também é algo que o orienta durante toda vida. Aqui, a energia feminina de Câncer mostra a importância de cuidar dos sentimentos.   

Júpiter em Leão – A alegria e a confiança em si mesmo orientam o desenvolvimento pessoal deste nativo. É um posicionamento que estimula a liderança, o otimismo e a generosidade. Sua intensidade de vida e vontade de ser pleno servem também como inspiração para quem o cerca, o que é um estímulo, já que gosta de ser admirado e reconhecido por suas qualidades. 

Júpiter em Virgem – Tal posicionamento sinaliza uma busca pragmática e palpável. Para essas pessoas, as ideias precisam ter uma aplicação prática, pois têm dificuldade de lidar com o que é subjetivo. Júpiter em Virgem conhece o melhor caminho através dos erros, das falhas, das tentativas. É a experiência que conduz o crescimento pessoal. Assim, ela pode conhecer suas fraquezas e entender o que precisa ser melhorado.  

Júpiter em Libra – Para esses nativos, o grande valor a ser seguido é a justiça. É ela que norteia os caminhos e suas escolhas. Aqui, cultivar o amor também é algo importante para que as coisas funcionem da melhor forma. Júpiter em Libra é a dimensão da harmonia, da justiça e dos afetos. Quanto mais o indivíduo investir na busca do equilíbrio em suas relações, mais ele terá sucesso. 

Júpiter em Escorpião – Indivíduos que nascem sob essa influência guiam seus caminhos através das grandes transformações. São elas que fazem com que eles cresçam e também os ajudam nos momentos difíceis. Para estes nativos, as grandes recompensas virão através do processo do desapego. Quanto mais eles se livrarem do desnecessário, mais as coisas podem dar certo. 

Júpiter em Sagitário – Aqui temos uma posição de domicílio, já que Júpiter é regente de Sagitário. Esses indivíduos têm uma forma de encarar a vida pautada pela justiça e pela ética. Prezam pelo conhecimento e valorizam assuntos como religião, filosofia, além de questões sociais e históricas. Além dos estudos, as viagens também são uma forma que este nativo aprecia para aplacar sua curiosidade intelectual. 

Júpiter em Capricórnio – Este nativo tem no trabalho sua grande motivação. É através das suas realizações que se sente recompensado e por isso pode ter facilidade em dar o primeiro passo e partir em busca de seus propósitos. A prudência é a sua grande virtude e a perseverança, um dom que o ajuda a obter os resultados desejados. Sua forma de encarar a fé é concreta, se prende mais ao que é real do que ao abstrato. 

Júpiter em Aquário – Posição que fortalece o poder da mudança. Este indivíduo tem fascínio pelas novas ideias, assim ele sente que pode crescer, se desenvolver e se renovar. Tem a solidariedade e a intuição como suas virtudes e é forte entusiasta da liberdade. Costuma ser uma pessoa de mente aberta, que se recusa a aceitar qualquer tipo de preconceito. 

Júpiter em Peixes – Este é um posicionamento que representa pessoas mais espiritualizadas ou até mesmo filosóficas. Para elas, é importante cuidar e desenvolver o que está além do corpo físico – assim sentem que podem evoluir como seres humanos. São indivíduos mais emotivos e generosos, que estão sempre dispostos a ajudar e defender os que se encontram oprimidos. 

A análise completa do seu Mapa Astral traz informações sobre a sua personalidade, possibilidades e desafios e é uma ferramenta que vai fazer você refletir sobre suas decisões e escolhas ao longo da vida.