Tido como o Céu na mitologia, sendo o mais velho dos deuses, Urano é um planeta que simboliza o imprevisível, as mudanças radicais que chegam sem aviso prévio. Aquele que anda na contramão do senso comum e quebra padrões estabelecidos, trazendo o novo e libertando-nos de nossas amarras. A liberdade é sua condição vital. É preciso ser livre para pensar, expor ideais, contestar e vislumbrar o futuro.  

Regente do signo de Aquário, ele nos fala de originalidade, de ideias revolucionárias e disruptivas. Sua natureza é rebelde, o que é representado por sua própria rotação. Enquanto todos os planetas do nosso sistema solar giram de forma perpendicular ao seu eixo, ou seja, em pé, Urano possui uma inclinação de aproximadamente 98 graus do seu eixo de rotação, que o faz girar deitado. O grande papel deste excêntrico astro é criar singularidade, ajudando o sujeito a quebrar moldes de comportamento imposto pela cultura vigente. 

Na astrologia, é considerado um planeta geracional. Ele percorre todo o zodíaco em aproximadamente 84 anos, ficando cerca de sete anos em cada signo. Assim, dizemos que Urano nos fala das questões de uma geração.  Onde quer que se encontre em um mapa natal, aponta para experiências singulares e consequentemente, com tensão e ansiedade. E esses sentimentos muitas vezes são necessários para evitarmos aprisionamento e acomodação. Para decifrar Urano, o mais importante é entender o contexto cultural em que o indivíduo foi criado, com que ideias sua geração se identifica e que o libertam de padrões sociais ultrapassados. Ele nos lembra a importância de sermos livres para reinventar a vida quando ela se torna banal. 

URANO NOS SIGNOS

Urano em Áries: Uma geração marcada pelo senso de individualidade e necessidade de grandes mudanças. Urano em Áries tende a reforçar o ímpeto de liberdade do indivíduo, assim como sua impulsividade. Tendem a ser pessoas que não se acomodam e lutam para mudar o que não lhes agrada. Inclusive, o espírito guerreiro e destemido tende a ser enfatizado por essa posição. 

Urano em Touro: Uma geração marcada pela mudança através do uso de recursos materiais. Urano em Touro tende a estimular o lado prático e objetivo dos indivíduos ao lutarem por mudanças. São pessoas que miram no que é palpável, mensurável. Enquanto Touro representa estabilidade, Urano é justamente o contrário, portanto essa é uma combinação que prova que mudar não é ruim.  

Urano em Gêmeos: Uma geração marcada por novas formas de comunicação e aprendizado. Urano em Gêmeos estimula ainda mais o raciocínio lógico e o fluxo de ideias.  São indivíduos que podem ter maior interesse por invenções e novas tecnologias e costumam lidar bem com mudanças bruscas. Porém, tanto movimento pode fazer com que suas ideias acabem muito dispersas. 

Urano em Câncer: Uma geração marcada pelo desejo de mudança na vida familiar tradicional. Aqui, temos a lógica de Urano combinada à intuição de Câncer, o que pode fazer com que esses indivíduos busquem sair da sua zona de conforto. Esta é uma dupla que estimula o desenvolvimento das relações, sejam elas de amizade, familiares ou afetivas.  Entretanto, as mesmas podem fugir dos moldes convencionais. 

Urano em Leão: Uma geração marcada pela autoconfiança e desejo de liberdade de expressão. Essa é uma posição que reúne opostos complementares, já que Aquário, signo regido por Urano, é justamente a sombra de Leão. Aqui, a energia de mudança é canalizada no indivíduo, que deixa sua marca em tudo que faz. Costumam ser pessoas criativas e confiantes no que fazem.

Urano em Virgem: Uma geração marcada pelas mudanças no conceito do trabalho e avanços na saúde. O indivíduo com Urano em Virgem pode sentir uma maior necessidade de contribuir para a sociedade através do seu trabalho. Costumam ser pessoas que gostam de estudar e explorar novas formas de conhecimento, o que pode contribuir para melhorar a qualidade de vida da sociedade de forma geral. 

Urano em Libra: Uma geração marcada pela busca de novas formas de se relacionar e novos ideais de justiça. Urano em Libra reforça a necessidade de desenvolvermos as relações humanas, buscando uma realidade mais justa para todos. Aqui, embora os relacionamentos ganhem força,  eles podem assumir contornos menos tradicionais, pois o nativo tem uma necessidade maior de viver novas experiências.

Urano em Escorpião: Uma geração marcada por descobertas e pela quebra de tradições e paradigmas. Urano em Escorpião representa indivíduos que lidam bem com mudanças, afinal, tanto o planeta quanto o signo tem uma natureza ligada ao poder de transformação das coisas. Costumam ser pessoas de personalidade forte e ideias muito próprias, principalmente sobre assuntos considerados tabus, como morte e sexo.  

Urano em Sagitário: Uma geração que anseia pela quebra de barreiras e novos modelos culturais e de ensino. Urano em Sagitário representa a expansão dos limites e um maior dinamismo mental. São indivíduos com uma grande sede de conhecimento, com uma mente mais aberta para o novo e que buscam reorganizar os valores éticos e morais da sociedade. Aqui, a liberdade também é um aspecto muito valorizado. 

Urano em Capricórnio: Uma geração marcada por mudanças estruturais na sociedade, com a busca por novos modelos econômicos e governamentais.  Enquanto Urano é o planeta da revolução, Capricórnio representa o que é tradicional, portanto essa é uma combinação de opostos. Aqui, as mudanças precisam ser planejadas, baseadas em objetivos concretos e visando um impacto coletivo. 

Urano em Aquário: Uma geração marcada por descobertas científicas, inovações e novas formas de interação social. Posição de domicílio, já que Urano rege Aquário. Esse encontro pode reforçar aspectos como traços de rebeldia, originalidade e criatividade.  São pessoas que buscam uma sociedade mais justa, valorizam o senso de fraternidade e têm uma forma mais desapegada de viver a vida. 

Urano em Peixes: Uma geração marcada por mudanças nos aspectos religiosos e da espiritualidade em si. Onde temos Urano no mapa astral, lidamos com as mudanças. Quando em Peixes, o planeta estimula transformações através da sensibilidade e da intuição. É preciso se conectar com algo maior que a matéria para realizarmos avanços. Esses nativos costumam ser empáticos, com um olhar voltado para o outro. 

Você já conhece a posição de Urano em seu Mapa Astral? Para descobrir, basta calcular de forma gratuita em nosso site. Não esqueça da sua data, horário e local de nascimento para o cálculo.