A Lua na Astrologia

A Lua é um astro carregado de mistério e simbolismo, não só para a astrologia, mas para as ciências de forma geral. Satélite natural da Terra, ela é composta de fases, influencia as marés, colheitas, inspira rituais e celebrações. No contexto astrológico, ela também é considerada um planeta, assim como o Sol, sendo um dos pilares da formação da nossa personalidade.  Enquanto o signo solar nos fala sobre nossa essência, o signo lunar fala de nossa identidade emocional.

Na astrologia, a Lua é símbolo de afeto, da nossa memória e do passado, o que sustenta a nossa segurança emocional, como cuidamos e somos cuidados, nossa forma de amar. Em uma rápida analogia, no nosso Mapa Astral o Sol representa o masculino, a razão e a Lua, o feminino, a emoção. Ela simboliza a intuição, o instinto, os sentimentos e os primeiros anos de vida de uma pessoa, onde ela precisa ser cuidada e alimentada – não só física, mas também afetivamente. 

Regente de Câncer e associada à Casa 4, que fala das nossas raízes e origens, Lua é acolhimento. Compreender como ela nos influencia e atua em nosso Mapa Astral é fundamental para entendermos o que nos torna emocionalmente seguros e confiantes, como cultivamos nossos afetos, o que nos emociona e toca a alma e como lidamos com nossas emoções e com nosso passado. 

Enquanto o Sol faz uma volta completa nos doze signos do zodíaco em um ano, a Lua faz essa mesma volta em pouco menos de um mês, ou seja, ela fica dois dias e meio em cada signo. Por isso, se você ainda não sabe o seu signo lunar, o ideal é que você calcule em nosso site

Quer aprender ainda mais sobre a Lua na Astrologia ? Confira o vídeo abaixo:

A LUA NOS SIGNOS 

Lua em Áries: Pessoas que emocionalmente prezam pela sua independência. Costumam ser mais impulsivas, principalmente quando sentem-se inseguras.  São intensas em suas relações afetivas, defendem aqueles que amam e não têm medo do envolvimento emocional. Dentro da estrutura familiar costumam ser os líderes, tomam decisões e muitas vezes acabam vistos como autoritários. 

Lua em Touro: Aqui, a doçura é o alimento para o desenvolvimento e para a estabilidade das relações. É uma posição que inspira e demanda cuidado, carinho, estabilidade e segurança, mas que deve estar sempre atento ao apego excessivo e a resistência às mudanças inevitáveis da vida. As relações e os afetos são extremamente valorosos para quem tem Lua em Touro.  

Lua em Gêmeos: Posição que simboliza um indivíduo emocionalmente curioso, que precisa da troca e do diálogo para se sentir seguro. Afetivamente são inquietos, desejam movimento para se sentirem nutridos. A melhor maneira de expressar suas emoções é através do diálogo. Aqui, a comunicação é o alimento afetivo. Podem lidar com constantes alterações emocionais, o que às vezes resulta em dúvida e indecisão. 

Lua em Câncer: Posição de domicílio, já que a Lua rege o signo de Câncer. Aqui temos um celeiro de emoções. Costumam ser pessoas muito ligadas ao passado e às memórias, valorizam as relações familiares e gostam de cuidar dos outros. São indivíduos muito sensíveis, empáticos e acolhedores e também precisam ser acolhidos, caso contrário, podem ficar magoados. 

Lua em Leão: A comunhão entre a força solar e a luz refletida, que é a nossa intimidade. São pessoas que, emocionalmente, confiam no que diz o coração, são apaixonadas pela vida, intensas, possuem uma forma calorosa e vibrante de viver os afetos. Precisam se sentir seguras de si, de que estão sendo admiradas por quem está à volta. Quem nasce com a Lua em Leão costuma ser um indivíduo magnético, que sabe atrair as atenções para si com naturalidade. 

Lua em Virgem: Virgem, o único do zodíaco representado por uma figura feminina, se revela um sensível observador das suas emoções quando se encontra com a Lua. Símbolo do contato com a terra e a natureza, com a Lua neste signo o indivíduo se nutre daquilo que é simples e natural. Tem a necessidade de organizar os afetos para que tudo flua no seu lugar, de forma bem orquestrada e em harmonia. Tende a ser exigente emocionalmente, para que se sinta seguro, pisando em um solo fértil. 

Lua em Libra: São pessoas que lidam com as relações de uma maneira racional, afinal é também pela razão que você consegue avaliar as situações de forma diplomática e equilibrada, uma das grandes características de Libra. Para que se sinta emocionalmente seguro é preciso que exista harmonia nos relacionamentos. Como estão muito preocupados com a aprovação alheia,  há uma certa manifestação emocional de incerteza e insegurança. 

Lua em Escorpião: Costumam ser nativos muito densos e muito profundos emocionalmente. São aqueles que mergulham de cabeça em seus sentimentos e vivem intensamente o que sentem. Como tocam na ferida, expondo o que está escondido, conseguem se transformar plenamente e também transformam quem se relaciona com eles. Têm esse dom de cura, pois tratam do que toca a alma em suas profundezas. 

Lua em Sagitário: Aqui, as emoções podem vir carregadas de humor e entusiasmo. Pessoas com Lua em Sagitário tem facilidade em virar a página e seguir a vida. Não olham para trás nem ficam remoendo o passado.  Emocionalmente, são indivíduos que se sentem insatisfeitos, no sentido de que podem ir mais longe. As relações devem ser encontros que as façam crescer. Não gostam da sensação de estagnação na vida.  

Lua em Capricórnio: A Lua rege Câncer, que é o signo oposto de Capricórnio, então aqui temos um encontro de opostos. Com a Lua em Capricórnio, a forma de demonstrar afeto e cuidado é mais prática e objetiva. São pessoas que demonstram seus sentimentos mais através de ações do que de palavras, mas isso não quer dizer que não se importem. Devem buscar não remoer o passado para seguir em busca de seus objetivos. 

Lua em Aquário: O que emociona esse indivíduo são as pessoas. Para ele, é fundamental o convívio com o núcleo social, com seus amigos e rede de afetos.  É sensível a ações solidárias, de auxílio e dedicação aos outros. São pessoas muito orientadas ao bem-estar coletivo, por isso não se prendem muito ao que é individual. Não vivem de passado. O olhar aqui é totalmente direcionado para o futuro e a liberdade é fundamental para sua segurança emocional. 


Lua em Peixes: É uma combinação que intensifica a sensibilidade. Pessoas com essa posição possuem uma certa aura de mistério, que as torna emocionalmente enigmáticas. São como esponjas, que absorvem com facilidade as energias à sua volta. Assim, conseguem ser muito empáticas, embora estejam sujeitas também a constantes oscilações de humor. É importante que saibam filtrar essa explosão de emoções, absorvendo apenas o que faz bem.

A análise completa do seu Mapa Astral traz informações sobre sua personalidade, possibilidades e desafios e é uma ferramenta que vai fazer você refletir sobre suas decisões e escolhas ao longo da vida.