O Sol é o centro do nosso Sistema Solar, o astro em torno do qual tudo gira. Sua luz e calor nos dão vida, energia e força para crescer. Esse protagonismo também está representado na astrologia. A energia do signo solar nos nutre de vida, criatividade e brilho e é em torno dela que os outros planetas do nosso Mapa Astral irão se organizar e se estruturar. 

Ele, que astrologicamente também é considerado um planeta, nos fala da nossa consciência sobre nós mesmos, nossas individualidade e capacidade de autoafirmação. Regente de Leão, o astro-rei está associado à Casa 5, que entre outras coisas, nos fala do nosso amor-próprio, potencial criativo e autoconfiança. 

O SOL NO MAPA ASTRAL 

A posição do Sol em nosso Mapa Natal indica onde nos sentimos fortes, seguros e confiantes. Quando em harmonia, conseguimos desenvolver nossos valores pessoais e senso de identidade, trilhando um caminho de crescimento e conquistas. Quando há algum desequilíbrio nessa posição, podemos desenvolver um certo complexo de superioridade ou até mesmo enfrentar dificuldade em assumir nossas responsabilidades e quem somos. 

Ao ocupar determinada casa astrológica, o Sol ilumina aquela área da vida, assim, os assuntos respectivos da casa terão sempre muita importância para o indivíduo. Alguém que tenha o Sol na Casa 1, por exemplo, provavelmente será mais autocentrado, já que este setor se refere a nossa individualidade. 

O SIGNO SOLAR

O signo solar é o mais conhecido por todos, é o chamado signo do horóscopo dos jornais, Para descobri-lo, basta sabermos nossa data de nascimento. Assim, se você nasceu entre 21 de março a 19 de abril, seu signo solar é Áries. Se nasceu entre 20 de abril a 20 de maio, seu signo solar é Touro e assim por diante. Ele é uma espécie de regente de tudo, colorindo todo o Mapa Astral com sua força.  Em conjunto com a Lua, o Ascendente e o Meio do Céu, o Sol representa um forte pilar da formação da nossa personalidade. É o nosso ego, nossa razão e essência.

Ele é o coração da nossa estrutura astrológica e tudo pulsa em torno da sua energia. Sendo assim, entender como o Sol atua em nosso mapa de nascimento é importante para buscarmos atividades que nutram a energia do nosso signo solar. Se temos o Sol em signos relacionados ao trabalho, nossa vitalidade será ativada pelo processo de produzir,  concretizar e realizar. Se é um signo associado às emoções, a esfera afetiva precisa estar funcionando, nutrindo sonhos e amores. 

O SOL NOS SIGNOS

Sol em Áriesde 21 de março a 19 de abril. 

O que representa: impulsividade, alegria, intensidade, amor-próprio, coragem, liderança, criatividade, energia, força de vontade. 

Sol em Tourode 20 de abril a 20 de maio.

O que representa: perseverança, praticidade, realismo, conforto, estabilidade, segurança material, busca pelo prazer. 

Sol em Gêmeosde 21 de maio a 21 de junho 

O que representa: comunicação, raciocínio lógico, flexibilidade, curiosidade, rapidez, dualidade, fluidez.

Sol em Câncerde 22 de junho a 22 de julho 

O que representa: afeto, emoção, necessidade de preservação, valorização do passado,  ligação com a família,  tradição. 

Sol em Leãode 23 de julho a 22 de agosto

O que representa: confiança, amor-próprio, energia, vitalidade, magnetismo, força de vontade, luminosidade.

Sol em Virgemde 23 de agosto a 22 de setembro 

O que representa: praticidade, observação, organização, pragmatismo, olhar criterioso, cuidado com a saúde e o bem-estar.   

Sol em Librade 23 de setembro a 22 de outubro

O que representa: equilíbrio, diplomacia, harmonia, justiça, racionalidade, parcerias, relacionamentos, resolução de conflitos. 

Sol em Escorpiãode 23 de outubro a 21 de novembro 

O que representa: Intensidade, transmutação, profundidade, poder de regeneração e cura, sensibilidade, mistério. 

Sol em Sagitáriode 22 de novembro a 21 de dezembro

O que representa: Liberdade, determinação, curiosidade, senso de humor, alegria, valorização do saber,  espírito de aventura.

Sol em Capricórniode 22 de dezembro a 19 de janeiro

O que representa: determinação, responsabilidade, prudência, segurança material, foco, senso de dever, solidez. 

Sol em Aquáriode 20 de janeiro a 18 de fevereiro

O que representa: inovação, independência, originalidade, transgressão, coletividade,  rebeldia, solidariedade. 

Sol em Peixesde 19 de fevereiro a 20 de março

O que representa: sensibilidade, intuição, espiritualidade, mistério, dualidade, empatia, emoção, imaginação, criatividade

Nosso signo solar é apenas um dos pilares que compõem nossa personalidade. Um Mapa Astral é composto por diversos outros signos, que se combinam com planetas e casas astrológicas, formando um ser humano único. 

Ficou curioso? Faça sua MANDALA ASTROLÓGICA de forma gratuita aqui no site. E, se preferir, você também pode encomendar o seu MAPA ASTRAL DIGITALIZADO, com 20 páginas de conteúdo sobre você e para você, de forma exclusiva.