Como descobrir o Ascendente - Cláudia Lisboa

O que é Ascendente?

O Ascendente é o signo que nascia (ascendia) a Leste, no horizonte, no momento exato do nosso primeiro suspiro na Terra. Na análise do Mapa Astral, funciona como uma espécie de estilo pessoal. Para saber mais sobre o assunto e como descobrir o Ascendente, continue lendo!

O signo ascendente representa o modo de cada pessoa se mostrar para o mundo e se colocar, que flui espontaneamente. Por isso, é comum que, ao sermos descritos(as) por outras pessoas, as características do Ascendente sejam mencionadas antes mesmo daquelas do Sol. Quanto mais amadurecemos, melhor uso fazemos dessa energia.

Você também pode olhar para o Ascendente como uma tonalidade, por exemplo. Assim, se o seu signo solar for verde, seu Ascendente revela se é um verde claro, vibrante ou escuro.

Em suma, o Ascendente é o nosso jeito de ser e a base para expressar a nossa individualidade. Além disso, também simboliza:

  • Nossa autoafirmação;
  • A primeira impressão que passamos;
  • Nosso cartão de visitas.

Como descobrir o Ascendente?

GERE O SEU MAPA ASTRAL GRÁTIS AQUI para descobrir o Ascendente e ler a interpretação desse signo!

Para descobrir o Ascendente, você precisa saber em qual data, cidade e horário nasceu – a hora exata, se possível. E, então, o software astrológico calcula o posicionamento dele no momento do seu nascimento.

Isso porque o signo ascendente muda a cada duas horas no céu, aproximadamente. Portanto, a única maneira de ter 100% de certeza é sabendo esse horário que, normalmente, aparece nas certidões de nascimento.

Além disso, descobrindo o Ascendente, que é a nossa 1ª Casa na mandala astrológica, é possível saber em qual signo está cada uma das outras 11 casas, ou seja, qual é a energia presente em cada área da sua vida… E, na versão mais completa do Mapa Astral, os aspectos que ele faz com os astros/planetas, conhecendo melhor as influências dessas interações.

Encomende o seu Mapa Astral Completo

E se você pudesse conhecer e compreender melhor as suas potências e desafios, podendo explorar seus talentos e desenvolver aspectos não tão fluentes da sua personalidade? O seu Mapa Astral traz tudo isso e muito mais…
De R$353 por R$99,90

O Ascendente fica mais forte após os 30 anos?

Mito ou verdade?

Recapitulando: o Ascendente é um signo fundamental no Mapa Astral para entendermos a nossa identidade. Ele é um ponto da linha do horizonte, marcando o signo que estava subindo no momento exato do nosso nascimento – vindo ao mundo junto conosco.

Assim, o signo ascendente fala da maneira como nos colocamos no mundo: nosso estilo, nossa autenticidade e nossa assinatura única. Dizem por aí que ele fica mais forte quando passamos dos 30… Mas será que isso é verdade?

A resposta é não. Puro mito! A grande questão é que, nessa faixa dos 30 anos, geralmente já temos maturidade e independência suficientes para assumirmos nossa identidade de forma mais clara. Não estamos mais sendo moldados, como na infância, ou tentando mudar a partir de quem está em volta, do nosso ambiente e do mundo, como na adolescência e no início da vida adulta.

Ali pelos 30 anos de idade, espera-se que já tenhamos uma boa noção de quem somos, sem mais tanta necessidade de adequação e de nos encaixarmos em alguma tribo. Quando podemos ser nós mesmos(as), o nosso ascendente brilha!

Ascendente nos signos

Ascendente em Áries

A coragem será sempre uma força a seu favor. Nascer com Ascendente em Áries é possuir um estilo de ser autêntico e ousado, marcado pela busca por independência desde muito cedo. A franqueza e a energia para as empreitadas da vida também são traços acentuados dessa configuração.

Impulsividade, assertividade, criatividade e proatividade são outras qualidades que se somam ao seu pacote de talentos pessoais.

Sombra: Por ser um signo que fala de ego e bravura, o ascendente ariano poderá, primeiramente, levar a uma “cegueira” do outro, ainda que com boas intenções como, por exemplo, tomar à frente de situações e resolvê-las da forma que julga ser melhor, sem considerar as consequências dos seus atos para outras pessoas.

Há ainda o perigo de subestimar os desafios e obstáculos, negando  ajuda dos outros sem um real motivo para isso. Caso essa força esteja desajustada, a direção é procurar em Libra o equilíbrio para aprimorar a capacidade de se colocar no lugar do outro.

Ascendente em Touro

Uma personalidade firme, concisa e marcada pela força de ser quem é. Nascer com Ascendente em Touro é apresentar um estilo sólido e persistente, marcado pela busca por estabilidade desde muito cedo.

A paciência e a doçura necessárias para encarar as empreitadas da vida também são traços acentuados dessa configuração. Produtividade e prestatividade são outras qualidades que se somam ao seu pacote de talentos pessoais.

Sombra: Por ser um signo que fala de estabilidade, o ascendente taurino poderá levar a uma resistência a mudanças e até mesmo dificuldade de sair da inércia.

Assim, existe a chance de se tornar uma pessoa apegada, teimosa ou possessiva. Caso essa força esteja desajustada, a direção é procurar em Escorpião o equilíbrio para aprender a lidar com os desapegos.

Ascendente em Gêmeos

A curiosidade e a adaptabilidade formam a força motriz que conduz os representantes desse posicionamento. Nascer com Ascendente em Gêmeos é saber traçar seu caminho de maneira comunicativa e leve, levando consigo a sede de conhecer e experimentar tudo o que for possível ao seu redor. 

A capacidade de aprender por meio de trocas e interações nas empreitadas da vida é outro traço acentuado dessa configuração. Ainda, inteligência e capacidade analítica se somam ao seu pacote de talentos pessoais.

Sombra: Por ser um signo que fala de multiplicidade, o ascendente geminiano poderá levar a uma perda de foco diante de tantos interesses pelo mundo.

E, por possuir grande inquietude, talvez você transmita aceleração ou até mesmo prolixidade. Caso a energia geminiana esteja desajustada, a direção é procurar em Sagitário o equilíbrio para desenvolver a assertividade e o foco.

Ascendente em Câncer

Nascer com o Ascendente em Câncer é ter a intuição e as emoções como grandes aliadas para se conduzir perante a vida.

Depois de sentir segurança nos ambientes e pessoas com quem está, você costuma apresentar um estilo de ser afetuoso e compassivo, além de saber como ninguém proporcionar uma atmosfera acolhedora. Suavidade e empatia são outras qualidades que se somam ao seu pacote de talentos pessoais.

Sombra: Por ser um signo que fala de emoções, o ascendente canceriano poderá acarretar uma dificuldade em lidar com o lado mais prático e concreto da vida.

Caso a força de Câncer esteja sendo vivenciada de forma desajustada, é possível que você se perca entre sonhos, sentimentos e nostalgias, magoando-se facilmente em situações que pedem mais racionalidade. Nesse caso, é importante que recorra a Capricórnio para fincar os pés no presente e fazer as pazes com o caráter real e objetivo das coisas ao redor.

Ascendente em Leão

Carisma e originalidade são características suas facilmente percebidas pelas pessoas ao redor. Quem nasce com o Ascendente em Leão veio ao mundo para iluminar por onde passa com a sua luz, sempre com muita criatividade.

Seguir o chamado do coração e se conduzir com alegria pelas estradas da vida fará com que o fluxo da vida corra a seu favor. Lealdade e generosidade são outras qualidades que se somam ao seu pacote de talentos pessoais.

Sombra: Por ser um signo que também fala de amor próprio, o ascendente leonino poderá se manifestar em forma de armadilhas do ego.

Caso a força de Leão esteja sendo vivenciada de forma desajustada, a vaidade e o orgulho desmedidos poderão vir à tona, fazendo com que você não consiga ver ou reconhecer as qualidades do outro. Um modo de vida extremamente passional é outra possibilidade dessa energia em desequilíbrio. Nesse caso, é importante que se recorra ao oposto complementar Aquário, de modo a valorizar a coletividade e enxergar o amanhã e as consequências dos seus atos com um pouco mais de clareza e racionalidade.

Ascendente em Virgem

A praticidade é o fio condutor que levará você ao melhor da vida. Nascer com o Ascendente em Virgem é um indicativo de que, quanto mais em harmonia com a ordem e funcionamento correto das coisas e de si mesma(o), mais plena e confortável será a sua jornada.

O contato com a natureza é imprescindível para se reabastecer e fortalecer sua autoestima. Prestatividade, simplicidade e um olhar atento a detalhes são outras qualidades que se somam ao seu pacote de talentos.

Sombra: Por ser um signo que fala de organização, o ascendente virginiano poderá se manifestar como uma personalidade excessivamente metódica.

Caso a força de Virgem esteja sendo vivenciada de forma desajustada, é possível que você adote uma postura muito crítica e controladora. Nesse caso, é importante que recorra a Peixes, de modo a se conectar um pouco com a beleza da fluidez da vida e diluir a rigidez dos processos e modelos criados por você.

Ascendente em Libra

Promover a harmonia e agradar a todas as partes é praticamente um instinto incontrolável seu. O estilo do Ascendente em Libra é marcado pela leveza, gentileza e bom gosto.

Criar laços é sempre uma alegria e você sabe fazer isso como ninguém. Sempre que usar a cordialidade, cortesia e diplomacia, a vida sorrirá a seu favor. Empatia e elegância são outras qualidades do seu pacote de talentos, que você poderá lançar mão sempre que quiser.

Sombra: Por ser um signo que fala de saber ceder, o ascendente libriano poderá se manifestar como um apagamento de si mesmo(a).

Caso a força de Libra esteja sendo vivenciada de forma desajustada, é possível que você se anule ou seja excessivamente complacente perante os outros, deixando seus reais desejos e até mesmo qualidades ofuscados. Nesse caso, é importante que recorra a Áries, de modo a se conectar um pouco com a força da individualidade e da imperatividade.

Ascendente em Escorpião

Nascer sob essa configuração é, muitas vezes, causar uma primeira impressão misteriosa ou até mesmo indecifrável. O magnetismo do Ascendente em Escorpião desperta nos outros a vontade de saber mais a seu respeito, ainda que a sua personalidade seja mais introspectiva.

Intensidade, obstinação e capacidade de regeneração são outras qualidades do seu pacote de talentos. Sempre que adotar uma postura de desapego, abrindo mão de tentar controlar o fluxo dos acontecimentos, a tendência é que tudo flua mais positivamente na sua vida.

Sombra: Por ser um signo que também fala de profundidade e rupturas, o ascendente escorpiano também pode se manifestar de maneira destrutiva.

Caso a força de Escorpião esteja sendo vivenciada de forma desajustada, é possível que você se consuma excessivamente diante de mágoas e decepções ou acabe desenvolvendo uma postura vingativa em relação às frustrações. Nesse caso, é importante que recorra a Touro, de modo a se conectar um pouco com a força da doçura e da estabilidade.

Ascendente em Sagitário

O otimismo e a fé estarão sempre a seu favor para abrir portas ao longo da vida. O estilo alegre e bem humorado do Ascendente em Sagitário costuma fazer com que a sua presença seja bem-vinda por onde quer que você passe.

A vontade de progredir e o espírito livre são características marcantes e que inspiram aqueles com quem você convive. Sede de conhecimento e inclinação por aventuras são outras qualidades que se somam ao seu pacote de talentos.

Sombra: Por ser um signo que também fala de sabedoria, o ascendente sagitariano poderá eventualmente tornar você uma pessoa “dona da verdade” e julgadora.

Caso a força de Sagitário esteja sendo vivenciada de forma desajustada, é possível que você se cegue para outros pontos de vista, acabe fazendo piadas ou desmerecendo questionamentos justos. Nesse caso, é importante que recorra a Gêmeos, de modo a se conectar à flexibilidade, diálogo e capacidade analítica.

Ascendente em Capricórnio

Possuir o Ascendente em Capricórnio é saber se colocar na vida por meio de ações estruturadas, agindo corretamente, sem “jeitinho” ou atalhos. Responsabilidade e objetividade são características marcantes das pessoas que nascem sob essa configuração.

Sempre que pautar as suas escolhas privilegiando o que te parecer mais durável e estruturado, a grande estrada da vida sorrirá de volta. Prestatividade e retidão de princípios são outras qualidades que se somam ao seu pacote de talentos.

Sombra: Por ser um signo que também fala de seriedade e responsabilidade, o ascendente capricorniano poderá eventualmente tornar você uma pessoa muito dura consigo e com os outros.

Caso a força de Capricórnio esteja sendo vivenciada de forma desajustada, é possível que você veja a vida com muito peso e excessivamente trabalhosa. Nesse caso, é importante que recorra a Câncer, de modo a se conectar ao mundo das emoções, abrindo espaço para o sentir e para a delicadeza da vida.

Ascendente em Aquário

Liberdade é a palavra de ordem para se expressar no mundo dos nativos de Ascendente em Aquário. É muito importante para a sua individualidade e autoestima que você se sinta absolutamente livre e que possa romper padrões e energias de estagnação.

Respeitando as diferenças e pensando no coletivo, a vida certamente irá trazer muitas boas surpresas para você. Seu caráter visionário e inventivo é mais uma importante qualidade do seu pacote de talentos.

Sombra: Por ser um signo que fala de revolucionar, o ascendente aquariano poderá levar você a uma espécie de “rebeldia sem causa”.

E, caso essa força esteja sendo vivenciada de forma desajustada, é possível que você esteja tão voltado(a) para a coletividade que acabe por não valorizar seu brilho individual e o dos outros. Nesse caso, é importante que recorra a Leão, de modo a se conectar com a voz do coração, com a beleza da luz própria de cada pessoa e com o lado bom das tradições.

Ascendente em Peixes

Nascer com o Ascendente em Peixes é transitar pela vida tendo como guias a intuição e a sutileza, sempre muito naturais e fluidas, que dispensam palavras de explicação. 

Seu estilo tende a ser suave e poético e, sempre que você agir dando ouvidos à sua voz interior e procurando enxergar o lado mais leve e bonito das situações, a vida sorrirá de volta com muita facilidade. Sensibilidade, criatividade, compaixão e pureza de alma são outras qualidades que se somam ao seu pacote de talentos.

Sombra: Por tratar de uma sensibilidade muito aguçada, o ascendente pisciano poderá levar você a uma espécie de desconexão da realidade.

Além disso, caso essa força esteja sendo vivenciada de forma desajustada, é possível que você se perca entre devaneios e fantasias, já que essa configuração aponta para um modo de ser muito impressionável e suscetível. Nesse caso, é importante que recorra a Virgem, de modo a se conectar com a ordem prática da vida para um melhor funcionamento do todo.

Quer descobrir em qual área da sua vida a energia de cada signo está presente e saber tudo sobre o seu Ascendente, além dos aspectos que ele faz?

Encomende o seu Mapa Astral Digitalizado, interpretado pela Cláudia Lisboa, aqui!