Devido à sua proximidade com o nosso planeta, a Lua exerce uma força gravitacional sobre a Terra muito maior que a do Sol, por exemplo. A gravidade da Lua atua nas marés, nas chuvas, colheitas e na duração dos dias na Terra, influenciando em diversos aspectos da vida dos seres terrestres.
Na Astrologia, a Lua também traz consigo uma grande importância, dizendo sobre as nossas emoções, afetos, a forma como nos relacionamos.
Neste post você pode conferir tudo sobre a Lua na Astrologia!
A Lua não tem luz própria, ela reflete a luz proveniente do Sol. Por isso, de acordo com a sua posição em relação ao Sol e à Terra, ela pode aparecer de várias formas, o que representa suas fases: nova, crescente, cheia e minguante.
Como as fases da Lua podem nos afetar?
A Lua leva cerca de 28 dias para dar uma volta completa em torno da Terra, mudando sua fase principal a cada sete dias. É o astro que se movimenta mais rápido em nosso Sistema Solar.
Todo mês ela também percorre os 12 signos do zodíaco, levando dois
dias e meio em cada um e despertando aspectos emocionais em cada passagem.
Com energias peculiares, as fases da Lua influenciam nossas emoções, nossa saúde, a forma como nos relacionamos, qualidade do sono, entre outros aspectos. Entender o calendário lunar e o que cada fase representa é um importante instrumento para aproveitarmos sua influência da melhor maneira em nosso dia a dia. Aqui, compartilho um calendário para que você possa acompanhar as fases da lua ao longo do ano de 2020.
O céu em 28 dias
O mês lunar começa na Lua Nova, que já traz em seu nome esse potencial de um novo começo. Na Lua Nova, Sol e Lua estão em conjunção, praticamente alinhados.
Astrologicamente, essa posição influencia positivamente no início das coisas. Estimula novos começos, mudanças e espontaneidade. É um momento propício para ideias, colocar um projeto em prática. O que é iniciado na Lua Nova se beneficia dessa carga energética de começo, que é uma energia altamente positiva. É o momento de semear o que se tem vontade de colher.
Ao chegar no Quarto Crescente, a Lua está alinhada à 90 graus com o Sol. Aqui é o momento de criar o alicerce para os planos que se iniciaram na Lua Nova, um período que ajuda no desenvolvimento e na concretização das ideias. Costuma ser acelerado, por isso pede resistência e equilíbrio.
É a hora de tomar decisões, aparar as arestas, se beneficiando da energia proativa e de desenvolvimento desta fase.
Aproximadamente quatorze dias após a Lua Nova, chega um novo momento de alinhamento com o Sol, onde tudo que foi preparado poderá ser colhido, a Lua Cheia.
Aqui a Lua está em seu auge, em sua plenitude, totalmente iluminada pelo Sol. Essa fase representa um período de revelação, realização, acentuando todas as energias de forma mais intensa, inspirando aprendizado e crescimento. É o momento de se expandir para o mundo e por isso, a Lua Cheia também é muito associada a romance e encontros amorosos.
No Quarto Minguante, a força gravitacional entre Sol e Lua novamente diminui. É o momento de uma análise geral para resolver questões pendentes ou finalizar projetos inacabados, fazendo uma revisão para planejar o novo ciclo de renovação que virá em breve.
Por esse aspecto, o Quarto Minguante é visto como um momento mais propicio para o recolhimento e reflexão, um período de assimilação.
As fases da Lua, como todo ciclo, representam início, desenvolvimento, auge e assimilação.
O período que separa duas Luas Novas consecutivas, que dura aproximadamente 28 dias, é chamado de lunação.
É importante lembrar que a Lua é mais rápida que o Sol. Enquanto o Sol leva 365 dias para dar a volta nos 12 signos do zodíaco, a Lua faz isso em aproximadamente 28 dias. No 29º dia, ela volta a fazer conjunção com o Sol, iniciando outra Lua Nova.
Se a Lua Nova, isto é, o início da Lunação, acontecer no signo de Libra, dizemos que teve início a Lunação de Libra. Depois de 28 dias virá a lunação de Escorpião e assim por diante.
Entender as energias de cada fase é como usar uma bússola natural que pode nos guiar no desenvolvimento de nossas potências.
A Lua representa a energia do feminino. Nossos afetos, emoções, o que carregamos no nosso íntimo, o que nos nutre.
A Astrologia é um importante instrumento para uma jornada de
autoconhecimento e sem dúvida a Lua é um dos aspectos mais ricos e reveladores de um mapa astral.
Para descobrir mais sobre a potência desse astro, não deixe de conferir os vídeos no canal do YouTube!
Aw, this was a really nice post. Taking a few minutes and actual effort to generate a really good article… but what can I say… I put things off a lot and never seem to get anything done.
Reading your article helped me a lot, but I still had some doubts at the time, could I ask you for advice? Thanks.