No dia 9 de outubro de 2024, às 4h04 (horário de Brasília), Júpiter, o planeta da expansão, sabedoria e oportunidades, entrou em movimento retrógrado. Este ciclo retrógrado vai durar até 4 de fevereiro de 2025, às 6h40.
Assim, durante este período, Júpiter, conhecido por sua energia expansiva e de crescimento, assume uma postura de revisão e contenção, convidando a refletir sobre desejos, projetos e áreas da vida regidas por ele. Assuntos como conhecimento, leis, viagens e questões internacionais podem passar por reavaliação.
Neste cenário, Júpiter retrógrado oferece uma oportunidade valiosa de revisar e recalibrar planos de expansão e crescimento pessoal. Este é o momento de desacelerar e observar mais de perto o que realmente importa em termos de crescimento, antes de seguir em frente com grandes projetos.
O que acontece com planetas retrógrados?
O movimento retrógrado é apenas um movimento aparente dos planetas, em que eles parecem estar andando para trás. Em vez de transitarem no sentido dos signos (Áries, Touro, Gêmeos, Câncer…), eles vão aparentar estar andando no sentido contrário dos signos. E isso acontece porque astrologia é feita com base no ponto de vista antropocêntrico, que é o ponto de vista do ser humano na Terra olhando para o céu.
O movimento retrógrado acaba sendo um momento de maior introspecção, de movimentar a energia psíquica para dentro. Por isso, é um momento de fazer tudo aquilo que a gente pode para revisar, reorganizar, reestruturar as questões da nossa vida. Como cada planeta exerce uma função, no momento em que esse planeta fica retrógrado, a gente tem uma oportunidade de revisar todas as funções que ele representa.
Assista também ao vídeo: Planetas retrógrados: precisamos nos preocupar?
O que significa Júpiter retrógrado?
Quando Júpiter fica retrógrado, temos um período propício para revisar filosofias de vida, crenças e objetivos de longo prazo. As áreas da sua vida que exigem mais atenção ou que estão fora de equilíbrio podem surgir durante este trânsito, oferecendo uma chance de corrigir o curso antes de continuar expandindo.
Júpiter rege questões como o aprendizado, a busca por sabedoria, justiça, crescimento espiritual e viagens para o exterior. Durante sua retrogradação, essas áreas podem entrar em um período de revisão, o que pode se manifestar como uma pausa forçada ou voluntária. É um momento para analisar o que foi feito até agora e ajustar os planos para o futuro.
O impacto de Júpiter Retrógrado na sua vida, de acordo com seu Mapa Astral
Para entender como Júpiter retrógrado pode afetar sua vida de forma específica, é essencial saber em qual casa do seu mapa astral Júpiter está transitando. Para descobrir isso, você precisa localizar o signo de Gêmeos no seu mapa, já que Júpiter estará retrógrado em Gêmeos durante este ciclo, entre os graus 11 e 21.
Cada casa astrológica representa uma área da vida, e é por meio dessa análise que você poderá entender onde a energia de revisão e reavaliação será mais forte.
Aqui está como você pode descobrir:
- Acesse o seu Mapa Natal (se você ainda não tem, faça o seu mapa, gratuitamente, aqui)
- Procure o símbolo do signo de Gêmeos no seu mapa natal e veja em qual casa astrológica ele está. No mapa natal de exemplo abaixo, Gêmeos está nas casas 12 e 11:
Depois de identificar em qual casa Júpiter está transitando no seu mapa, confira abaixo o que este trânsito significa para você.
Casa 1
Com Júpiter retrógrado na Casa 1, o foco está em sua autoimagem, identidade e como você se apresenta ao mundo. Assim, este pode ser um período para reavaliar sua confiança pessoal e as formas como busca crescimento. Questões ligadas à autoestima podem emergir, pedindo que você encontre formas mais autênticas de se afirmar. Aproveite esse tempo para desenvolver uma visão mais profunda de si mesmo.
Casa 2
Se Júpiter retrógrado está afetando sua Casa 2, assuntos financeiros e de valores pessoais entram em um período de revisão. É o momento para refletir sobre como você lida com seu dinheiro, o que valoriza e o que é verdadeiramente importante. Talvez seja necessário reavaliar sua segurança financeira e repensar suas metas de crescimento material.
Casa 3
Júpiter retrógrado na Casa 3 traz a necessidade de revisar sua comunicação e suas interações diárias. Desse modo, pode ser um bom momento para reavaliar como você expressa suas ideias, seus relacionamentos com irmãos ou vizinhos e até mesmo as pequenas viagens e deslocamentos. É hora de se reconectar com suas habilidades de aprendizado e absorver novos conhecimentos com profundidade.
Casa 4
Se Júpiter retrógrado está transitando pela sua Casa 4, questões relacionadas à família, lar e raízes podem exigir revisão. Assim, este pode ser o momento de reavaliar antigas tradições, crenças familiares ou sua própria relação com seu espaço doméstico. Há uma oportunidade de ajustar as bases emocionais e encontrar maior estabilidade e crescimento dentro de casa.
Casa 5
Júpiter retrógrado na Casa 5 traz uma revisão sobre a maneira como você expressa sua criatividade, vive seus romances e se diverte. Talvez você sinta a necessidade de reavaliar seus hobbies, paixões ou sua relação com os filhos. Em suma, este é um momento para reexaminar o que traz alegria e prazer genuíno, com uma nova perspectiva.
Casa 6
Se Júpiter retrógrado está na sua Casa 6, as rotinas diárias, a saúde e o trabalho podem passar por uma revisão. Talvez seja necessário ajustar sua rotina, reavaliar sua saúde ou repensar a maneira como se dedica ao trabalho. Assim, aproveite este período para criar uma abordagem mais saudável e equilibrada para suas tarefas diárias.
Assista também ao vídeo: Tudo que você precisa saber sobre o Júpiter em Gêmeos!
Casa 7
Com Júpiter retrógrado na Casa 7, suas relações e parcerias podem passar por uma reavaliação. Questões de equilíbrio e justiça dentro dos relacionamentos podem surgir, pedindo que você ajuste suas expectativas e reflita sobre o que precisa mudar para que suas conexões sejam mais harmoniosas e autênticas.
Casa 8
Júpiter retrógrado na Casa 8 coloca em foco questões de intimidade, transformação pessoal e finanças compartilhadas. Desse modo, este é um momento para refletir sobre temas profundos, como confiança, controle e a maneira como você lida com as mudanças e crises. Reavaliações nas finanças conjuntas também podem estar no radar.
Casa 9
Se Júpiter retrógrado está afetando sua Casa 9, questões ligadas a crenças, filosofia de vida e expansão intelectual entram em um período de revisão. Talvez seja o momento de questionar antigas convicções, reavaliar projetos de viagens ou mesmo reconsiderar estudos ou o desenvolvimento espiritual. Assim, a busca por significado pode ser mais introspectiva durante esse período.
Casa 10
Com Júpiter retrógrado na Casa 10, sua carreira e imagem pública podem passar por uma fase de reflexão. Em suma, este é um bom momento para reavaliar suas ambições profissionais, ajustar metas de longo prazo e refletir sobre seu verdadeiro propósito na carreira. Talvez seja necessário rever antigos padrões de sucesso para encontrar um caminho mais autêntico e significativo.
Casa 11
Júpiter retrógrado na Casa 11 sugere uma revisão nas amizades, grupos sociais e projetos em grupo. Talvez você precise reavaliar suas conexões sociais e refletir sobre o que realmente deseja alcançar ao colaborar com os outros. Questões de justiça e equilíbrio dentro de projetos coletivos podem surgir, pedindo ajustes.
Casa 12
Se Júpiter retrógrado está transitando pela sua Casa 12, questões ocultas e padrões inconscientes podem emergir para revisão. Este é um momento para reavaliar seus medos, limitações autoimpostas e trabalhar em sua cura interior. Assim, aproveite esse período para trabalhar sua espiritualidade e lidar com temas que precisam de resolução emocional profunda.