Para saber o que é horóscopo e como ele funciona, vamos falar um pouco sobre a origem dessa palavra, como ela era utilizada e a transformação do seu uso ao longo do tempo. Aqui, você vai entender a mecânica celestial por trás dessa leitura, que pode ter diversos formatos.
Mas antes de seguirmos, você sabia que o seu mapa astral é um desenho da posição dos astros no momento do seu nascimento? Faça seu Mapa Astral Grátis e receba sua mandala astrológica personalizada, além da intepretação para o seu signo solar e ascendente.
‘O marcador de hora’
Já se perguntou de onde vem a palavra horóscopo? Ela é grega e, quando traduzida, significa “observar a hora” ou “marcador de hora”. A sua origem leva também à palavra “ascendente”. E é por isso que a astrologia mais praticada hoje, que é a astrologia natal — ou seja, a astrologia de mapas de nascimento — também é conhecida como a astrologia horoscópica.
Essa astrologia de “observar a hora” surge no período grego helenístico, quando, por conta do avanço do conhecimento sobre cálculos matemáticos, torna-se possível calcular o grau exato do ascendente, ou seja, o grau exato do zodíaco que estava ascendendo na linha do horizonte em um determinado momento.
Mudança de abordagem no horóscopo
Assim, atualmente, utilizamos a palavra “horóscopo” para se referir aos textos diários de previsões nos jornais, revistas e websites. Porém, não é o caso de dizer que essa palavra foi descaracterizada. Na verdade, foi a abordagem astrológica sobre ela que se transformou ao longo do tempo.
Quando utilizamos as posições dos astros no céu para fazer previsões, estamos praticando essencialmente o horóscopo ou a astrologia desde os primórdios. Observar o céu para fazer previsões é o horóscopo que a gente lê nos jornais e revistas. Eles partem da observação do céu para fazer essa análise.
E esse horóscopo pode ser direcionado para a leitura de um dia específico, mas também de uma semana, de um mês e até de um ano, a partir de técnicas diferentes.
Contudo, sabemos que essa leitura do céu para o horóscopo de cada signo produz uma orientação mais geral, com tendências mais gerais. Para algo mais certeiro para determinada pessoa, é preciso analisar o movimento do céu em relação ao desenho do céu da hora do nascimento dessa mesma pessoa.
Horóscopo do dia: o que é e como funciona
Quando falamos de horóscopos diários, as técnicas mais comuns partem do movimento da lua. A lua é o astro mais rápido que a gente observa no céu. Por isso, cada dia ela está em uma posição um pouco diferente. Além disso, esse astro simboliza a nossa dimensão emocional, os nossos humores. Assim, trata-se de um importante ponto de identificação de como a gente está se sentindo em determinado dia.
Sendo assim, a técnica do horóscopo diário parte da análise da posição da lua em relação ao signo que se quer analisar. Por exemplo, quando analisamos o mapa de uma pessoa do signo de Áries, estando a Lua, nesse dia, no signo de Câncer, por essa informação, sabemos que a Lua está quatro signos depois do signo solar da pessoa do nosso exemplo. A partir disso, é necessário ver em que casa do Mapa Astral a lua em Câncer está ativando e, consequentemente, que área da vida está sendo movimentada pela sua passagem. Aqui, é preciso saber em qual casa está o signo de Câncer, já que na nossa análise a Lua está nesse signo.
E como fica o ascendente nessa história?
Como vimos no início deste artigo, o termo horóscopo tem relação direta com o ascendente. E no horóscopo diário como é feito hoje, o seu signo ascendente é tão, ou mais, importante quanto o seu signo solar. Isso porque, ao fazermos o horóscopo de um determinado signo, partimos do princípio de que este signo está na posição do ascendente. Isto é, se vamos fazer o horóscopo para o signo de Áries, ele é posicionado no ascendente e vai ser avaliado a posição dos outros planetas em relação a esta Casa 1 (ASC), que representa o indivíduo. Assim, ao ler o horóscopo do seu signo ascendente, você lerá um texto mais fiel às suas posições astrológicas.
Com isso, a dica é dar atenção à leitura do horóscopo do seu signo ascendente, além do seu signo solar/natal. Então, a partir de agora você já sabe melhor como funciona a técnica para gerar as interpretações do horóscopo e vai poder adicionar na sua rotina de leitura o signo ascendente e, assim, entender melhor os momentos pelos quais está passando.
Assista também ao vídeo: Aprenda tudo sobre Horóscopo
Agora que você já sabe o que é e como funciona o horóscopo, que tal saber mais sobre o céu no momento do seu nascimento? Encomende o seu Mapa Astral Completo agora. Tenha em mãos a cidade, o dia e o horário do seu nascimento.