lua-na-astrologia


A Lua é um astro carregado de mistérios. Ela é composta de fases, influencia as marés, as colheitas e inspira rituais e celebrações. Assim como o Sol, na Astrologia, a Lua é considerada um planeta, sendo um dos pilares da formação da nossa personalidade.

O Sol, por ser o astro que confere a luz que ilumina o que os olhos enxergam, teve seu simbolismo associado à consciência, à apreensão objetiva da realidade e, portanto, à razão.

Enquanto o Sol representa o princípio masculino, a individualidade e a razão, a Lua representa o princípio feminino da sensibilidade, dos afetos e da arte de cuidar e ser cuidado.

Já o Ascendente, no Mapa Astral, indicará de que forma a pessoa constrói um estilo próprio de ser, sua autonomia e independência no mundo, e o Meio do Céu o caminho para a realização pessoal e o reconhecimento através do seu servir, de um trabalho, o que temos para oferecer para o mundo, coletivamente.

Assista ao vídeo: Sol e Lua nos signos

Dentro dessa base, a Lua representa a estrutura emocional de uma pessoa. E ela se constrói através do que se absorve do passado familiar, das histórias vividas na infância, dos laços de afetividade e nutrição emocional que são construídos com a família ou com quem quer tenha desempenhado esse papel na vida.

Todas essas histórias deixam suas impressões na memória de cada um e se refletem na forma com que cada pessoa tem de amar, de se sentir amada, de reagir e se sentir emocionalmente segura diante das situações na vida.

Na Astrologia, a Lua é o astro associado às emoções, ao universo emocional, à família, à infância e ao lar (lugar de recolhimento onde nos sentimos protegidos e restauramos nossas forças).

Da mesma forma com que a Lua muda de aspecto de acordo com suas fases, uma hora se apresentando cheia e na outra desaparecendo, no local onde ela se encontra no Mapa, estamos sujeitos às instabilidades e variações cíclicas e emocionais.

Regente do signo de Câncer e associada à Casa 4, a Lua é acolhimento. Câncer é simbolizado por um caranguejo, representa a experiência da dualidade de viver hora na terra (símbolo do mundo físico e da estabilidade), hora na água (universo do psiquismo, dos sentimentos e da imaginação). Em ambos, procura-se por segurança.

Esse signo representa a necessidade de construção de um abrigo onde nos sentimentos seguros, acolhidos e amparados.
Onde temos Câncer no Mapa, buscamos por um envolvimento íntimo, cuidamos e protegemos. E a capacidade de nos envolver afetivamente é resultado da nutrição emocional que recebemos ao longo da vida e, principalmente, do passado, da infância.

Câncer se refere ao passado, à nutrição e à construção de uma estrutura emocional e segura, que assim como a Lua, oscila ao sabor das emoções.

A Casa 4, associada à Lua e ao signo de Câncer, também deve ser considerada na análise da estrutura emocional do indivíduo. Ela representa nossas raízes e os nutrientes que recebemos no que diz respeito ao afeto familiar e às histórias transmitidas pela família.

Encomende o seu Mapa Astral Completo

E se você pudesse conhecer e compreender melhor as suas potências e desafios, podendo explorar seus talentos e desenvolver aspectos não tão fluentes da sua personalidade? O seu Mapa Astral traz tudo isso e muito mais…
De R$353 por R$99,90

O Mito da Lua – A Luz noturna:

A Lua (Selene) era filha de Hiporíon e Teia, irmã de Hélio e Eos (o Sol e a Aurora). Ao saber que seu irmão havia se afogado no mar Erídano, se jogou do alto do palácio. Os deuses, comovidos com sua dor, colocaram-na no céu sob a forma de um astro, representado por uma jovem belíssima, que percorria o céu à noite numa carruagem prateada conduzida por dois cavalos ferozes.

A Lua amou vários deuses e de sua maior paixão, Endímion, teve cinquenta filhas, por isso tornou-se o símbolo da fertilidade.

É considerada o olho da noite e rainha do silêncio. À noite, no momento em que nos deitamos para dormir, somos convidados a ficar em silêncio, fechar os olhos e conectar com o mundo de dentro, com o nosso mar de emoções.

A posição da Lua no Mapa Astral

O signo lunar, quando bem desenvolvido e estruturado, nos torna emocionalmente seguros e confiantes, nos dá habilidade para cultivar nossos afetos e estar em sintonia com o que toca a alma, ou seja, maturidade emocional. Faz com que nosso poder de nos sentir amado aumente, escolhendo melhor as pessoas que de fato nos acolhem e com quem criamos vínculos de intimidade, podendo cuidar e sermos cuidados.

Para saber como as qualidades da Lua se manifestam devemos observar em qual dos signos, qual Casa Astrológica e quais as conexões que a Lua faz no nosso Mapa Astral.

Veja também: A Estrutura Emocional na Astrologia

A Lua nos Signos:

Lua em Áries

A Lua no signo de Áries dá indícios de que a pessoa vive suas emoções de forma extremamente impulsiva e ardente. Isso porque Áries, como primeiro signo do zodíaco, tem uma energia parecida com a de uma criança otimista que se lança de cabeça, de forma impulsiva, ao tomar uma iniciativa. Essa é uma Lua que possui reações enérgicas, incontidas e imediatas, ao ser afetada por situações externas.

Lua em Touro

A Lua no signo de Touro promove a associação da mansidão, da firmeza, da determinação e da estabilidade nas emoções. O universo das sensações concretas e palpáveis, muitas vezes associadas aos cinco sentidos, como o toque, uma música, um cheiro e ao paladar.

Lua em Gêmeos

Para os nascidos sob a Lua no signo de Gêmeos, as trocas são fundamentais para entender o que se passa na esfera emocional, se relacionar e se comunicar bem são ingredientes para manter uma estabilidade emocional. A curiosidade aqui faz com que prefiram as mudanças à acomodação. São adaptáveis nas relações, no afeto e expressam o que sentem pelas palavras.

Lua em Câncer

A Lua no signo de Câncer, signo que ela rege, promove uma dilatação da sensibilidade, do afeto e das emoções. As relações com as pessoas mais íntimas, principalmente da família, afetam profundamente. Essas pessoas têm o dom de cuidar e acolher.

Lua em Leão

A Lua no signo de Leão, regido pelo Sol, une qualidades opostas, razão e emoção, que devem caminhar juntas. Quem nasce com a Lua em Leão, tem o brilho e magnetismo solar e possui forte poder de atração. Cativantes, impõe sua vontade para que as coisas aconteçam conforme esperam dentro da relação afetiva, garantindo maior segurança emocional para elas.

Lua em Virgem

A Lua no signo de Virgem une os valores do feminino. Isso significa que quem nasceu com essa Lua tem cuidado, delicadeza e atenção com suas relações, prestando atenção nos detalhes e sempre buscando melhorar a rotina vivida dentro delas. Virgem também traz uma pitada de racionalidade para o campo dos sentimentos. Isso significa que a segurança emocional passa pela compreensão racional dos sentimentos e emoções

Lua em Libra

A Lua no signo de Libra direciona o emocional para as relações. São pessoas que se nutrem emocionalmente pelos encontros, parcerias e pela capacidade de caminhar junto e compreender o outro. Tudo o que afeta emocionalmente precisa estar em equilíbrio e harmonia.

Lua em Escorpião

Ter a Lua no signo de Escorpião significa estar sempre sujeito a constantes transformações emocionais, é mergulho profundo. Os nascidos com essa Lua no Mapa, se sentem envolvidos pelos mistérios e isso os motivam a entrega emocional. São pessoas profundas emocionalmente e vivem o relacionamento de forma intensa, por terem a dimensão da finitude das coisas.

Lua em Sagitário

Ter a Lua, que simboliza, dentre outras coisas, o lar e os laços de afeto, no signo de Sagitário, que trata das viagens, significa poder fazer de cada lugar do mundo a sua casa. Os impulsos são vividos em busca de expansão de conhecimento, que se transformam em intelecto e tem como alvo a evolução emocional.

Lua em Capricórnio

A Lua no signo de Capricórnio une energias opostas, uma vez que a Lua rege Câncer, signo oposto e complementar a Capricórnio. Isso significa que um dos hábitos das pessoas nascidas com essa Lua no Mapa é racionalizar os sentimentos, buscar entender o porquê de determinada emoção e situação, e como funciona na prática. Tudo isso acontece pois, quem nasce com essa Lua no Mapa, precisa de segurança e garantias para se entregar emocionalmente.

Lua em Aquário

A Lua traz no seu simbolismo os valores relativos aos cuidados e à afetividade. Aquário se assemelha à Lua no que diz respeito aos cuidados, só que, enquanto a Lua fala dos cuidados com aqueles que nos relacionamos mais intimamente (como a família por exemplo), Aquário expande os cuidados à coletividade. Alguns valores são essenciais para a segurança emocional dos nativos com a Lua no signo de Aquário, como por exemplo, os valores humanistas, as amizades e a liberdade.

Lua em Peixes

Os nascidos sob a Lua no signo de Peixes são grandes sonhadores, canalizadores das atmosferas à sua volta e dotados de extrema sensibilidade. Sentem muita empatia e compaixão por todos a sua volta. A possibilidade de sonhar, imaginar e de viver as emoções profundamente é o que os mantém emocionalmente nutridos.

A Lua nas Casas Astrológicas

Lua na Casa 1

Ter a Lua na Casa 1, uma Casa que está relacionada à construção do EU, produz a criação de uma base emocional estritamente relacionada com as histórias e memórias da infância. Os nascidos com a Lua na Casa 1 tem enorme capacidade afetiva e empática com as pessoas mais próximas. A Lua na Casa 1 traz necessidade de ser livre e independente nas relações e também de ter suas vontades atendidas.

Lua na Casa 2

Os nascidos com a Lua na Casa 2 sentem necessidade de segurança material. Esses nativos tendem a lidar com o dinheiro de forma mais emocional e apegada, depositando muito da sua segurança nos bens materiais.

Lua na Casa 3

Tanto a Lua quanto a Casa 3 simbolizam os movimentos, as trocas. As pessoas nascidas com a Lua nesta casa costumam não parar quietas e estão sempre em busca de novidades. O que nutre emocionalmente são os novos conhecimentos e as trocas feitas com as pessoas.

Lua na Casa 4

A Casa 4 está associada a Lua, Isso significa dizer que os nascidos com essa posição no Mapa possuem profunda sensibilidade em relação aos afetos e relações íntimas e pessoais, dando atenção e importância extrema a essa área da vida. Tudo o que diz respeito às relações familiares é capaz de tocar profundamente a sua esfera emocional.

Lua na Casa 5

A Lua na Casa 5 transforma a criatividade e a autoestima em alimentos emocionais. As pessoas com a Lua na Casa 5 possuem um brilho especial e peculiar, ao mesmo tempo em que sentem necessidade de se sentir queridas e acolhidas.
Como a lua fala das emoções, pode ser que se percebam variando na confiança em si mesmo e na autoestima.

Lua na Casa 6

A Lua na Casa 6 faz com que os nascidos com essa Lua sejam afetados pelas situações e tarefas mais corriqueiras do dia a dia. Com essa posição no seu Mapa, é fundamental gostar daquilo que você faz, tanto em relação ao trabalho quanto em relação às tarefas rotineiras.

Lua na Casa 7

Ter a Lua na Casa 7, significa que a nutrição emocional vem das relações, dos encontros. Nas relações estão o alimento preciso para a segurança emocional e afetiva. Há uma busca pelo respeito dentro das relações que se vive, sejam de parcerias de trabalho ou afetivas, respeitando o espaço, as diferenças e os limites do outro.

Lua na Casa 8

A Lua na Casa 8 promove uma dilatação da sensibilidade, da intuição e da intensidade emocional, que, nesse caso, serão revestidos de profundidade para lidar com as emoções. As pessoas com a Lua nesta Casa, quando sentem, sentem para valer. Ao mesmo tempo, tem uma certa tendência a alimentar sentimentos destrutivos, pois de alguma forma consideram que esses irão nutri-la, já que a partir do contato com esses sentimentos, têm a possibilidade de se transformar, regenerar e ressurgirem emocionalmente mais fortes..

Lua na Casa 9

A Lua na Casa 9 indica que os sentimentos aqui são alimentados no desejo de expansão de fronteiras geográficas, intelectuais, filosóficas e espirituais. As pessoas com a Lua na Casa 9 se adaptam aos mais diversos ambientes, fazem do mundo a sua casa e são capazes de compreender o passado melhor quando longe das raízes.

Lua na casa 10

A Lua, luminar associado à Casa 4, está relacionada, dentre outras coisas, ao lar e à família, e quando localizada na Casa 10 está em um ambiente oposto ao que lhe é peculiar, já que nesse ambiente, nós vamos para o mundo e queremos ser reconhecidos. Nessa localização, a nutrição emocional está intimamente ligada ao trabalho, ao ambiente e às pessoas com as quais convive nessa trajetória.

Lua na Casa 11

A Lua na Casa 11 direciona os afetos para tudo o que está relacionado ao coletivo. São pessoas sensíveis às necessidades alheias e com o bem-estar social. Possuem também uma alta necessidade de se sentirem livres dentro das relações, tendo um espaço para si e para estar com seus amigos.

Lua na Casa 12

A Lua na Casa 12 oculta sentimentos profundos e inconfessáveis universo emocional dos nascidos sob esta configuração. São pessoas com sensibilidade para acessar os medos, traumas e fantasmas psíquicos e transformá-los em crescimento emocional. O que nutre aqui é a própria força interior.

Por fim, a Lua no Mapa é uma norteadora para aprendermos a lidar com nossos sentimentos e a melhor forma de nos mantermos nutridas e seguras diante das oscilações emocionais.

Encomende o seu Mapa Astral Completo

E se você pudesse conhecer e compreender melhor as suas potências e desafios, podendo explorar seus talentos e desenvolver aspectos não tão fluentes da sua personalidade? O seu Mapa Astral traz tudo isso e muito mais…

Destaques do Blog

Ver todos