No conteúdo de hoje, vamos entender melhor o que significa Plutão no Mapa Astral. Já sabemos que a energia de cada um dos planetas do nosso sistema solar nos ajuda a potencializar a nossa personalidade e a nossa maneira de ser e atuar no mundo. Cada um deles influencia o movimento das nossas vidas de acordo com seu ritmo de rotação ao redor do Sol.
Na Astrologia, enquanto Sol e Lua representam a nossa força vital e os demais planetas e pontos especiais trazem energias complementares para o mapa natal. Hoje, o nosso encontro é com Plutão, o último planeta do Sistema Solar e o mais distante do Sol.
Relacionada com a regeneração e a cura, a energia de Plutão está associada ao nosso inconsciente e às transformações mais profundas do nosso ser. É onde temos Plutão que a vida assume um novo valor após experiências de dor e sofrimento.
Ainda não sabe onde está Plutão no seu mapa de nascimento? Faça seu Mapa Astral Grátis e receba a sua mandala personalizada.
Plutão: Transmutação e Poder
Plutão é o regente do signo de Escorpião e representa a força criadora. Ele é o “vulcão” do mapa, capaz de entrar em erupção quando menos se espera. Sendo assim, as transformações decorrentes das “mortes e renascimentos” que vivenciamos ao longo da vida estão associadas a ele. Na mitologia, Plutão é o deus das trevas, que reina soberano no mundo dos mortos.
Uma das representações mais famosas de Plutão é a Fênix, a ave que tem o poder de renascer das cinzas. Seu simbolismo mostra que tudo é impermanente. Desse modo, representa o desapego do que é desnecessário para o nosso desenvolvimento pessoal, o processo de mexer na ferida que causa dor e cura. É uma força que destrói e, ao mesmo tempo, regenera.
Dessa forma, é onde temos Plutão que a vida assume um novo valor, assim como o desabrochar de uma semente. É a metamorfose, a força radioativa que mata e cura, provocando mudanças profundas.
O que significa Plutão no Mapa Astral
O posicionamento de Plutão no mapa de nascimento indica a área que passa constantemente por “limpezas” e onde estão as nossas maiores transformações. Nela, aprendemos sobre o desapego e descobrimos novos valores ao abrirmos mão daqueles que não nos servem mais.
Por outro lado, Plutão também trata de tudo que em nós é destrutivo, das nossas intolerâncias e do excessivo exercício do poder. Com ele, devemos aprender a controlar nossos impulsos mais sombrios.
Temas tratados por Plutão:
- desintegração e transmutação
- profundidade e inconsciência
- cura e regeneração
- morte e renascimento
- mistério
- obsessão
- magnetismo
- poder
O signo e a casa de Plutão funcionam como catalisadores que provocam o surgimento de forças para além do controle. Isso normalmente acontece quando se chega a situações-limite, decorrentes da inércia e da acomodação. No desespero, é ele que vai apresentar os recursos necessários para suportarmos o pavor.
Através dos planetas e casas envolvidos com Plutão, morremos para os velhos padrões de vida e renascemos totalmente modificados. Ele desperta a necessidade de eliminar o que é nocivo a nós mesmos ou aos demais e, a partir disso, construir novos valores.
De rotação mais lenta, o astro leva cerca de 249 anos para dar uma volta completa em torno do Sol e permanece de 14 a 20 anos em um signo, aproximadamente. Por esse motivo, ele é conhecido como um planeta geracional, que nos fala mais dos efeitos coletivos de uma geração do que da esfera individual.
A seguir, veja como a energia de Plutão se manifesta nos signos e nas casas.
Assista: Os planetas geracionais
Plutão nos signos
Áries
Este posicionamento representa a competição e a vontade de liderança. São pessoas que apreciam o poder e têm muita disposição para superar os desafios trazidos pelas mudanças da vida.
Touro
Aqui, os indivíduos aprendem com o desapego. Costumam ser pessoas focadas e comprometidas com as suas realizações.
Gêmeos
Esta combinação representa uma facilidade maior para lidar com as mudanças que se impõem ao longo da vida. Costumam ser pessoas mais flexíveis e dispostas a usar o poder da comunicação a seu favor.
Câncer
Configuração que sinaliza um maior apego à sensação de segurança trazida por amigos próximos e familiares. Aqui, o passado tem um peso importante na vida dos indivíduos.
Leão
Costumam ser pessoas com um forte magnetismo pessoal, fiéis às suas convicções e que podem tender ao individualismo. Esta combinação favorece a criatividade e a flexibilidade para lidar com mudanças.
Virgem
Podem ser pessoas que conseguem gerir bem as mudanças que enfrentam na vida, justamente por terem uma forma mais prática e objetiva de lidar com os desafios. A estrutura vigente sempre pode ser revisada e melhorada.
Libra
Posicionamento que ressalta a necessidade de lutar por uma realidade mais justa e harmônica para todos. Sinaliza ainda a quebra de alguns tabus nas questões que envolvem os relacionamentos.
Escorpião
Esta posição traz à tona o que a sociedade mantinha oculto sobre preconceitos sexuais e relações de poder, para que sejam questionados e reformulados. Surge a necessidade de falar sobre assuntos considerados proibidos, até então.
Sagitário
Estes nativos tendem a lutar para encontrar novas saídas e soluções, não se acomodando diante da vida. São pessoas que possuem uma forma original de ver o mundo.
Capricórnio
Aqui, o sistema vigente e o patriarcado são questionados e colocados à prova. Esses indivíduos sentem uma necessidade maior de reorganizar as formas de poder existentes.
Aquário
Esta é uma combinação que reforça a necessidade de mudanças no campo social e político, apontando para uma reestruturação da sociedade. O senso de urgência é orientado para a transformação do coletivo.
Peixes
Esta configuração permite que os sentimentos mais profundos sejam transmutados, o que viabiliza a cura e a evolução.
Assista também: Plutão – Transformação e renascimento
Plutão nas casas astrológicas
Casa 1
A tendência daqueles que nasceram sob este aspecto é a de se identificarem com o insondável e o obscuro. Uma das suas forças mais poderosas é a intuição.
Casa 2
Esta é uma combinação de valores antagônicos, fazendo com que desapego e segurança caminhem juntos. Com frequentes mudanças de valores, ora podem ter muito, ora pode faltar recursos.
Casa 3
Indivíduos com essa configuração tendem a ser muito curiosos com os mistérios. Diante de polêmicas, podem ser capazes de transformar conceitos ultrapassados em ideias inovadoras.
Casa 4
Estas pessoas costumam carregar no histórico familiar as marcas da mudança e, por isso, suas referências não são estáveis e dificilmente se repetem. Podem ter dificuldades em reconhecer o afeto.
Casa 5
Aqueles que nasceram com essa configuração vivem e expressam impulsos emocionais com muita intensidade. Amar é sinônimo de desconstrução dos padrões repetitivos das relações. Além disso, a criatividade promove experiências transformadoras.
Casa 6
Estas pessoas encaram toda e qualquer atividade produtiva com vigor e obstinação. A monotonia do dia a dia incomoda e sua capacidade de regeneração pode ser fantástica.
Casa 7
Pessoas com esta combinação não conseguem manter um relacionamento sem a adrenalina da mudança, ainda que possam aceitar o outro como ele é. Também são capazes de se transformar profundamente para conquistar o afeto da pessoa amada.
Casa 8
Estes nativos estão constantemente submetidos a pressões internas responsáveis por transformações. No desconforto, não medem esforços para extrair forças capazes de gerar transformações.
Casa 9
A experiência com o saber é transformadora para estes indivíduos. Com eles, não há assunto que possa esgotar, por isso possuem habilidade magistral nos estudos e nas pesquisas.
Casa 10
São pessoas com espírito contestador, intolerante e transformador, tendências que marcam a vida com desconstruções e reconstruções. Costumam sair da vida social para se reinventar e arriscar novos caminhos.
Casa 11
Aqui, os nativos têm a capacidade de fazer transformações profundas do seu jeito de ser e de ver o mundo, a partir do convívio com os outros. Quando compreendem as diferenças sociais, também se sentem fortalecidos para afirmar a sua própria diferença.
Casa 12
A busca por riquezas escondidas nas profundezas da alma é a força cirúrgica das transformações para aqueles que nasceram com esta configuração. Costumam agir com sangue-frio em situações-limite.
O redentor
Por fim, Plutão é escuridão e, ao mesmo tempo, luz interior. É presença na falta, é afirmação na negação. Portanto, tudo o que se relaciona com esse planeta está sujeito a transformações e purificação.
Desse modo, Plutão é como um cirurgião intervindo e fazendo os cortes necessários para curar e regenerar, o que, evidentemente, provoca dor. Onde ele se encontra, remexemos e raspamos as partes mais profundas da alma, descobrindo, assim, a chave alquímica da redenção.
Agora que você já conhece mais sobre a energia e o que significa Plutão no Mapa Astral, encomende o seu Mapa Astral Completo.