A astrologia é um conhecimento milenar baseado na observação humana do cosmos, a partir da superfície terrestre. Todos os planetas do nosso sistema giram em torno do Sol, a diferentes velocidades e, de tempos em tempos, apresentam um movimento aparente de retrogradação, uns mais rápidos, outros mais lentos.
Quando desacelera seu movimento, é como se o planeta estivesse andando para trás, mesmo que isso não aconteça de fato. Como estamos olhando para o céu a partir da Terra, temos essa percepção, que é a mesma de quando estamos parados no trânsito e o veículo ao lado parece andar para trás, quando na verdade foi o nosso carro que se deslocou.
Em 2023, teremos 8 planetas retrógrados e cada um deles traz diferentes reflexões para a nossa vida. Vale lembrar que as retrogradações não são períodos ruins, apenas pedem a nossa atenção e revisão de alguns aspectos.
Vamos conhecer quais são esses planetas, um pouco mais dessas energias e como elas podem influenciar o seu Mapa Astral? Continue lendo para saber as datas, os efeitos e como aproveitar esses momentos a seu favor.
Quer saber mais sobre o céu no momento do seu nascimento? Faça seu Mapa Astral Grátis e receba sua mandala astrológica.
Assista ao vídeo: PREVISÕES PARA 2023
O que significa a retrogradação na astrologia?
Com exceção do Sol e da Lua, todos os astros em algum momento ficam retrógrados do ponto de vista da Terra. Entretanto, a retrogradação é um movimento aparente, pois, de fato, nenhum planeta anda para trás. Apenas temos essa sensação quando ele desacelera, já que a Terra também se move continuamente.
Na prática, um planeta retrógrado representa um momento de revisão e avaliação. Uma oportunidade para olharmos com calma algum acontecimento que passou, mas ainda precisa ser resolvido. Além disso, é tempo de observar o passado e revisar assuntos que sejam do universo daquele planeta.
Saiba quais são os planetas retrógrados em 2023 e os seus significados.
Mercúrio retrógrado em 2023
Ainda que todos os planetas do Sistema Solar apresentem o movimento de retrogradação, nenhum deles é tão famoso quanto Mercúrio Retrógrado. Em 2023, serão quatro períodos, sendo que o primeiro acontece na virada do ano.
- 29 de dezembro de 2022 a 18 de janeiro de 2023, em Capricórnio
- 21 de abril a 15 de maio, em Touro
- 23 de agosto a 15 de setembro, em Virgem
- 13 de dezembro 2023 a 02 de janeiro de 2024, em Capricórnio
Mercúrio é o planeta da comunicação, do raciocínio, do pensamento lógico, das aptidões intelectuais e do aprendizado. Por isso, Mercúrio Retrógrado é justamente o momento de refletirmos sobre aquilo que verbalizamos, comunicamos e expressamos ao mundo.
- Confira todas as dicas sobre Mercúrio Retrógrado em 2023
Urano retrógrado
- 24/08/2022 a 22/02/2023 e 28/08/2023 a 27/01/2024 em Touro
Urano é o planeta do imprevisível, da inovação, das mudanças radicais, da liberdade, da independência e da quebra dos padrões. Considerado um planeta geracional, pode indicar mudanças importantes na sociedade, principalmente naquilo que se estabelece como norma social. Se você pretende mudar algo na sua vida, pode ser mais fácil analisar essa questão durante a retrogradação de Urano.
O que podemos observar nesse período:
- Possibilidade de colapsos e rupturas;
- Conflitos sociais e políticos;
- Estímulos para enfrentar os desafios.
Marte retrógrado
- 30/10/2022 a 12/01/2023 em Gêmeos
Marte é o planeta conhecido como o deus da guerra, representa a força de ação, impulsividade, coragem, independência e liberdade. Marte retrógrado iniciou em 30 de outubro de 2022 e segue até 12 de janeiro de 2023, no signo de Gêmeos. Apesar de já estarmos sentindo seus efeitos e dos poucos dias que esse movimento ocupa em 2023, ainda precisamos estar atentos a ele. Pode indicar situações de agressividade, impaciência e confusão mental, além de provocar reflexões sobre como estamos agindo em nossas vidas e com as nossas escolhas.
Atitudes a observar nesse período:
- Agir com calma;
- Exercitar a paciência;
- Evitar atitudes impensadas;
- Pensar bem antes de tomar qualquer decisão.
Plutão retrógrado
- 01/05 a 10/10/2023 em Aquário e Capricórnio
Plutão está relacionado com o desapego, a regeneração, a cura e as nossas transformações mais profundas. Nos períodos em que acontece a retrogradação, a tendência é sentirmos tudo com mais intensidade, mesmo que as situações não estejam diretamente ligadas a nossa individualidade.
Saturno retrógrado
- 17/06 a 04/11/203 em Peixes
Os temas representados por Saturno são a disciplina, as responsabilidades, o tempo e as nossas limitações. No seu posicionamento, encontramos a chave para o nosso crescimento e a nossa maturidade, sendo esses os temas que vão demandar algum tipo de revisão. Como as obrigações podem ficar mais pesadas enquanto o planeta estiver retrógrado, será necessário manter o controle para não perder o trabalho que já foi realizado.
Netuno retrógrado
- 30/06 a 06/12/2023 em Peixes
Netuno fala da fantasia, da sensibilidade e da intuição. Retrógrado, esse planeta pede a revisão dos nossos sonhos e aspirações, de forma que possamos nos conectar com o que realmente viemos realizar nesta existência. Durante esse período, devemos tomar cuidado com as ilusões, que podem chegar como testes em nosso caminho.
Assista também: Planetas retrógrados: precisamos nos preocupar?
Vênus retrógrado
- 22/07 a 03/09/2023 em Leão
Planeta que rege o amor, a beleza, a afetividade e os bens materiais, Vênus Retrógrado em Leão nos pede foco na nossa autoestima e amor próprio. Esse é um período importante para refletirmos sobre a nossa autovalorização e sobre as formas como usamos o nosso magnetismo pessoal.
O que observar nessa época?
- Evitar gastos desnecessários e investimentos de alto risco;
- Ter cautela com procedimentos estéticos;
- Negociações tendem a ser mais desafiadoras;
- Podem surgir incômodos nos relacionamentos afetivos.
Júpiter retrógrado
- 04/09 a 30/12/2023 em Touro
Viagens, educação superior, filosofia de vida e justiça são os temas principais regidos por Júpiter, que também fala da expansão e da abundância. Quando o planeta está retrógrado, esses assuntos precisam de mais atenção e cuidado, pois as coisas podem não sair da maneira como foram planejadas.
Atitudes a observar:
- Avaliar o progresso individual e buscar os pontos onde é possível evoluir;
- Em viagens, possibilidade de imprevistos e tensões;
- Evitar os excessos.
Onde estarão os planetas retrógrados no meu mapa?
Cada um de nós passa por essa fase de um jeito diferente, conforme o planeta e a área do mapa ativada pela retrogradação dele. Para entender onde cada um dos planetas retrógrados influencia a sua vida, você precisa saber em qual casa do seu Mapa Natal ele está transitando.
Por exemplo: se Mercúrio está transitando no céu de agora por Gêmeos no grau 03° 52′ 35″, você deve pegar o seu Mapa e ver onde está o signo de Gêmeos no mesmo grau. Ali, Mercúrio Retrógrado vai agir na sua realidade. E desta mesma forma com os outros planetas.
A partir disso, veja as características de cada planeta (que colocamos acima) e associe aos temas da casa astrológica por onde ele está passando. Assim, você já pode se preparar melhor para o período.
Que tal dar o seu primeiro passo na sua jornada do autoconhecimento? Encomende agora o seu Mapa Astral Completo.