Entrar

Com exceção do Sol e da Lua, todos os astros em algum momento ficam retrógrados do ponto de vista da Terra. Entretanto, a retrogradação é um movimento aparente, pois, de fato, nenhum planeta anda para trás. Apenas temos essa sensação quando ele desacelera, já que a Terra também se move continuamente.

Ainda que todos os planetas do Sistema Solar apresentem esse movimento de retrogradação, nenhum deles é tão famoso quanto Mercúrio Retrógrado. Centro das atenções no imaginário popular quando o assunto é Astrologia, sua interpretação ainda é carregada de preconceitos e até mesmo associações negativas.

Mas, será mesmo que Mercúrio Retrógrado é algo tão problemático e preocupante assim? Continue lendo para saber o significado, efeitos, como aproveitar a seu favor, datas de Mercúrio Retrógrado 2023 e a influência no seu Mapa Astral!

Assista ao vídeo: PREVISÕES PARA 2023

A potência de Mercúrio

Na mitologia greco-romana, Mercúrio era o mensageiro, o único com passe livre para transitar do céu ao inferno. Assim, transmitia os recados entre os dois mundos, entre os deuses e os homens. Regente dos signos de Gêmeos e Virgem, Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol e com a órbita mais rápida do Sistema Solar.

Essa velocidade diz muito sobre o que Mercúrio representa: movimento, fluxo de ideias, trocas, conexões e negociações. É o planeta que fala do grande poder da comunicação, vital para a sobrevivência da raça humana, principalmente no momento que vivemos hoje, com a era da internet e das redes sociais. Sua natureza é dual e inconstante. É o portador do bem e do mal, do masculino e do feminino do mortal e do imortal, da luz e da sombra.

Mercúrio Retrógrado

O que significa

Na prática, um planeta retrógrado representa um momento de revisão e avaliação. Uma oportunidade para olharmos com calma algum acontecimento que passou, mas ainda precisa ser resolvido. Além disso, é tempo de observar o passado e revisar assuntos que sejam do universo daquele planeta.

Mercúrio é o planeta da comunicação, do raciocínio, do pensamento lógico, das aptidões intelectuais e do aprendizado. Por isso, Mercúrio Retrógrado é justamente o momento de refletirmos sobre aquilo que verbalizamos, comunicamos e expressamos ao mundo.

Datas de Mercúrio Retrógrado 2023

  • 29 de dezembro de 2022 a 18 de janeiro de 2023, em Capricórnio
  • 21 de abril a 15 de maio, em Touro
  • 23 de agosto a 15 de setembro, em Virgem
  • 13 de dezembro 2023 a 02 de janeiro de 2024, em Capricórnio

Efeitos de Mercúrio Retrógrado

Mercúrio simboliza a comunicação. Por isso, Mercúrio Retrógrado está muito associado a problemas e dificuldades nessas áreas. Mas será que é só quando Mercúrio fica retrógrado que tudo realmente para de funcionar, aparelhos eletrônicos quebram, documentos são perdidos, e-mails não chegam, internet e aplicativos ficam instáveis? Não exatamente!

Esses problemas são muito comuns e podem acontecer em qualquer época do ano, seja qual for o movimento de um planeta ou do signo pelo qual ele transita. Por isso, não devemos parar nossas vidas ou deixar de tomar decisões importantes por conta de Mercúrio Retrógrado.

É claro que algumas pessoas, principalmente aquelas que têm uma forte influência de Mercúrio no Mapa Astral, podem sentir seus efeitos de maneira mais acentuada. Mesmo assim, é importante olhar para esse fenômeno na vida prática, pensando sempre no que podemos tirar de melhor dessa passagem.

Como aproveitar a temporada de Mercúrio Retrógrado 2023

Mesmo que o período pareça turbulento, é nele que podemos aprender, crescer e nos conhecer melhor. Para usar a retrogradação de Mercúrio a seu favor, você pode:

  • Resgatar um assunto que ficou pendente e mal resolvido;
  • Corrigir um mal entendido;
  • Organizar documentos ou fotos antigas;
  • Fazer uma boa faxina, separando o que não serve mais, inclusive papéis;
  • Revisar um planejamento de metas e objetivos;
  • Refletir sobre suas relações e a forma como está se comunicando com as amizades, familiares e parceiros(as).

Dicas práticas para vivenciar o período

Apesar do mito criado em torno de Mercúrio retrógrado e das supostas dificuldades que ele traz, esse é um período que nos pede mais concentração e atenção ao nos comunicarmos. É importante tomarmos um pouco mais de cuidado com o que falamos e com as mensagens que estamos passando ao mundo. Ele pode nos ensinar que o silêncio também é uma forma de expressão.

É o momento de pensar antes de agir e falar, para tomar decisões de forma mais assertiva, evitando assim ter que voltar atrás. Também é preciso ter maior prudência com as palavras, procurando deixar tudo bem entendido. Portanto, faça as coisas com calma, busque ter objetividade, revise documentos importantes, cheque bem as informações antes de decidir sobre qualquer assunto.

Entenda melhor: Movimento retrógrado: O que ele quer nos ensinar?

Onde Mercúrio Retrógrado estará no meu mapa?

Cada um de nós passa por essa fase de um jeito diferente, conforme a área do mapa ativada pela retrogradação de Mercúrio. Para entender onde esse planeta influencia sua vida, você precisa saber em qual casa do seu Mapa Natal ele está transitando.

Faça seu Mapa Astral Grátis e descubra qual a casa que Mercúrio está transitando no seu Mapa Natal.

Por exemplo: se Mercúrio está transitando no céu de agora por Gêmeos no grau 03° 52′ 35″, você deve pegar o seu Mapa e ver onde está o signo de Gêmeos no mesmo grau. Ali, Mercúrio Retrógrado vai agir na sua realidade.

Então, a partir disso, veja a seguir as previsões para o período e já se prepare observando as tendências.

Previsões para Mercúrio Retrógrado 2023

Rápido, inquieto, curioso e estratégico, Mercúrio nos ensina a nos movimentarmos com habilidade e a reconhecermos os diferentes caminhos que nos levam ao que queremos. É ele que nos molda e nos torna flexíveis.

Similar ao elemento químico, Mercúrio tanto liga quanto separa, aproxima e afasta, esclarece e gera dúvida. Ele representa o anjo e o demônio que sopram desejos opostos em cada ouvido. Portanto, é preciso ficar atento(a) ao que o mensageiro dos deuses pede a você durante a retrogradação, para aproveitar com mais tranquilidade esse período.

Abaixo, trazemos algumas previsões para os períodos de retrogradação de Mercúrio. Lembre-se sempre de que as previsões são possíveis tendências e não uma verdade absoluta. Elas nos indicam apenas pontos de atenção. Não precisa adiar tudo ou ter medo de tomar alguma decisão importante, certo? Observe a sua realidade e veja como adaptar essa energia na sua vida.

  • Casa 1 na retrogradação – Não é aconselhável iniciar coisas importantes nesse período, pois pode não haver continuidade. Se for possível, adiar. Também vale para mudanças no visual.
  • Casa 2 na retrogradação – Atenção ao realizar compras e também aos gastos e ao dinheiro, que pode ficar comprometido.
  • Casa 3 na retrogradação – Exercitar o silêncio é a melhor estratégia. Além disso, retomar conversas para esclarecer pontos de vista também é interessante.
  • Casa 4 na retrogradação – Eletrodomésticos podem dar problema. Também é possível que aconteçam mudanças de casa ou no próprio lar, e a comunicação com familiares fica mais desafiadora.
  • Casa 5 na retrogradação – Possíveis afastamentos por mal-entendidos, relacionamentos podem ter rupturas, pessoas do passado podem reaparecer.
  • Casa 6 na retrogradação – Retrabalho na rotina profissional, sobrecarga de tarefas e possíveis conversas truncadas com colegas
  • Casa 7 na retrogradação – Período desafiador para discutir o relacionamento amoroso, valendo a pena esperar essa passagem. O mesmo vale para sócios e parceiros de negócios.
  • Casa 8 na retrogradação – Pode ser que haja um desejo de revisar ou questionar alguma situação, além de um impulso de tentar de novo coisas que já acabaram. A revisão também pode ser na forma de viver a própria sexualidade.
  • Casa 9 na retrogradação – Bom momento para revisitar assuntos acadêmicos ou filosóficos, estudos superiores ou documentação para viagens ao exterior.
  • Casa 10 na retrogradação – Imagem pública ou assuntos de carreira e profissão podem ser prejudicados. Promoções podem ter uma pausa durante esse período.
  • Casa 11 na retrogradação – Mal-entendidos, mentiras e fofocas podem afetar as relações de amizade; por isso, vale evitar papos importantes nesse âmbito.
  • Casa 12 na retrogradação – É possível que medos antigos venham à tona, além de arrependimentos individuais envolvendo o passado podem ressurgir, ou até mesmo emergirem questões inconscientes

Agora que você já sabe tudo sobre Mercúrio Retrógrado em 2023, que tal encomendar o seu Mapa Astral Completo e dar o primeiro passo no seu autoconhecimento?

Encomende o seu Mapa Astral Completo

E se você pudesse conhecer e compreender melhor as suas potências e desafios, podendo explorar seus talentos e desenvolver aspectos não tão fluentes da sua personalidade? O seu Mapa Astral traz tudo isso e muito mais...

Destaques do Blog

Ver todos