O Ciclo Transformador e a Maturidade Astrológica
Muito se fala sobre o retorno de Saturno, portanto, esse é um assunto que, para muitas pessoas, já é um pouco conhecido. Frequentemente, se ouve falar que é um período altamente crítico, difícil, gerando temores. Será que é isso mesmo? Você sabe como ele funciona? Continue a leitura, pois vamos te explicar.
Primeiramente, falaremos sobre do que se trata quando falamos do retorno de um planeta. Posteriormente, abordaremos a visão astrológica de Saturno, assim como a sua primeira revolução em torno dos 30 anos.
Quer saber mais sobre o céu do momento do seu nascimento? Faça seu Mapa Astral Grátis, receba a sua mandala astrológica personalizada e a intepretação dos seus signos solar e Ascendente.
O que é o Retorno ou Revolução de um Planeta
Vamos começar a pensar o que devemos entender como retorno quando falamos de um planeta. Os planetas do nosso sistema solar giram em torno do Sol e têm um período de revolução ou um período de translação. Esse tempo, para o planeta Terra, por exemplo, é de 365 dias. Portanto, o tempo de revolução da Terra é o tempo que a Terra leva para fazer cada um dos seus retornos ao seu lugar de origem, dando uma volta completa ao redor do Sol.
No caso de Saturno, ele leva para fazer uma volta completa em torno do Sol, 29 anos e meio. Ou seja, vamos falar em ordem de grandeza de 30 anos. Assim, quando você nasce, Saturno está em uma determinada posição, no determinado grau de um signo. Vamos supor que você tenha nascido com o Saturno no signo de Virgem. Passados 29 anos e meio, quase 30 anos, ele voltará pela primeira vez a esta mesma posição, a mesma que estava no dia do seu nascimento.
Da mesma forma, nós vivemos o retorno de outros planetas, até mesmo de Urano, se vivermos até os 84 anos, pois esse é o tempo de ele retornar à mesma posição do nascimento. Júpiter leva 12 anos, portanto temos o primeiro retorno aos 12 anos, o segundo aos 24, o terceiro aos 36 e assim por diante. No caso de Netuno e Plutão, não é possível vivermos o retorno, já que Netuno leva em torno de 160 anos e Plutão, 249 anos. Quem sabe um dia viveremos?
Retorno de Saturno
A Visão Astrológica
Saturno é um planeta associado à maturidade. Na mitologia grega, ele está relacionado ao tempo, é o senhor do tempo. E com o passar dos anos, do tempo, vamos amadurecendo.
Nós podemos ter até três retornos de Saturno. O primeiro, em torno dos 30 anos, o segundo em torno dos 60 e o terceiro em torno dos 90 anos. São as três grandes etapas da vida. A chegada do primeiro retorno, que é em torno dos 30 anos, é um momento de plena maturação, quando nos tornamos, de verdade, adultos a partir dali. Dessa forma, a partir dessa fase, a responsabilidade pela construção da nossa história cabe muito mais a nós mesmos do que aos pais, à escola ou à faculdade. Em suma, trata-se de construir a nossa própria história a partir de tudo que foi investido nesses 30 anos com muita responsabilidade.
Quando dividimos o ciclo de Saturno por quatro, que são os pontos críticos desse ciclo, eles se dão de sete em sete anos, aproximadamente. São momentos de virada. A criança, quando entra para a escola, já tem os seus primeiros deveres e, especialmente as suas primeiras responsabilidades, a partir dos 7 anos.
Desse modo, a cada etapa, vamos dando um passo a mais, subindo um degrau na escala da maturidade. Dos 30 aos 60, temos a possibilidade de construir a nossa história com a maturidade que adquirimos. Sendo assim, no retorno de Saturno aos 60, é quando, de fato, adquirimos mais sabedoria.
O Primeiro Retorno do Senhor do Tempo
Atualmente, fala-se muito da crise da chegada dos 30 anos, que coincide com o primeiro Retorno de Saturno. Mas será que essa crise precisa mesmo ser vivenciada de forma tão difícil?
De fato, é uma data em que não somos mais adolescentes, cheios de vigor, é a vida adulta batendo na nossa porta, com as suas responsabilidades. Logo, trata-se de entender a questão do tempo, pois Saturno fala sobre incorporar, assumir a idade que se tem, as próprias limitações e responsabilidades. É sobre usar o tempo a nosso favor, pois ele é um grande professor.
Afinal, como senhor do tempo, Saturno nos traz a oportunidade de nos tornarmos cada vez mais sábios, construindo uma história que de fato é nossa. Aqueles que se recusam a amadurecer, que recusam a passagem do tempo, talvez sejam os que mais sofram os retornos de Saturno. Quando estamos bem ancorados, bem alicerçados com essa sabedoria, fica bem mais fácil lidar com a passagem do tempo.
O Retorno de Saturno e o Trabalho
Saturno exige um trabalho e, a partir dos 30 anos, nós de fato entendemos que, para a realização plena nessa existência, nós temos que trabalhar e que se exige esforço para subir uma montanha. Esse é o planeta regente de Capricórnio, e a cabra montesa sabe que para subir a montanha de realização e atingir as suas metas e propósitos dessa existência, se exige sacrifícios, esforços e capacidade de superar as limitações.
Amadurecer no campo de Saturno significa entender que a frustração faz parte da nossa existência e quando somos mais maduros, lidamos muito melhor e mais sabiamente com as frustrações, porque a realidade é limitada. Assim, para lidarmos com esses limites é preciso ter uma alma muito alargada, pois o que torna uma experiência ilimitada é a forma como lidamos com ela. Essa força interna associada à compreensão da realidade é que faz de nós e da nossa vida algo sagrado, algo divino. Incorporar o tempo, assumir as responsabilidades, trabalhar para alcançar seu propósito e ganhar cada vez mais sabedoria.
Assista ao vídeo: O que é Retorno de Saturno?
Por tudo isso, se essa leitura o(a) deixou com gostinho de quero mais, encomende agora mesmo o seu Mapa Astral completo!