Entrar

Você sabe o que significa cada planeta no Mapa Astral? Hoje, vamos falar do significado de cada um dos planetas e pontos especiais no nosso mapa. Aqui, relembramos todas as energias que ajudam a movimentar a nossa vida e potencializar a nossa personalidade.

Primeiramente, cada planeta do Sistema Solar, no seu ritmo, exerce alguma influência sobre as nossas vidas. E todos eles contribuem para o nosso crescimento como seres humanos.

Assim, é por meio da Astrologia que podemos reconhecer e aprender a lidar melhor com todos esses movimentos. Sabendo como eles se manifestam no nosso mapa, somos capazes de fortalecer a nossa luz e enfrentar as nossas sombras com mais sabedoria.

E, agora, para entender o que significa cada planeta no Mapa Astral, siga a leitura e confira todos os destaques que preparamos para você.

Faça seu Mapa Astral Grátis, receba a sua mandala astrológica personalizada e a intepretação dos seus signos solar e Ascendente.

Assista ao vídeo: Planetas regentes – Um pouquinho de cada signo!

Sol

Vitalidade e energia

Astrologicamente falando, o Sol também é considerado um planeta, que simboliza a consciência sobre nós mesmos, nossas individualidades e capacidade de autoafirmação. Além disso, regente do signo de Leão, o astro-rei está associado à casa 5 do mapa, que nos fala, entre outras coisas, do nosso amor-próprio, potencial criativo e autoconfiança.

No Mapa Astral, o Sol é a nossa força motriz, responsável pela consciência de que somos únicos e absolutamente singulares. Portanto, o signo onde se encontra o Sol representa o tipo de força que nos estimula a ser o que somos e nos impulsiona a afirmar nossa individualidade.

Leia mais: O que significa o Sol no Mapa Astral?

Lua

Sensibilidade e imaginação

A Lua, por sua vez, rege o signo de Câncer e está associada à Casa 4. É a energia feminina do mapa, simbolizando a nossa sensibilidade, nossas raízes e família. Além disso, fala da nossa conexão com a natureza, com o corpo, com a nutrição física e emocional.

Nas fases da Lua, sentimos o flutuar das nossas emoções, as mudanças de humor e de atitudes. É a posição da Lua em nosso mapa que traz informações importantes sobre como interagimos uns com os outros e expressamos nossos sentimentos.

Leia mais: O que significa a Lua no Mapa Astral?

Mercúrio

Comunicação e raciocínio

Regente dos signos de Gêmeos e Virgem, Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol e com a órbita mais rápida do Sistema Solar. Essa velocidade diz muito sobre o que ele representa na Astrologia: movimento, fluxo de ideias, trocas, conexões e negociações.

Nesse sentido, a posição de Mercúrio no mapa mostra como nos expressamos no mundo e nos comunicamos com as outras pessoas. Além do mais, fala do nosso raciocínio, do pensamento, de como funciona a mente e construímos as nossas ideias.

Leia mais: O que significa Mercúrio no Mapa Astral?

Vênus

O poder dos afetos

Deusa do amor, da beleza e da arte, Vênus está associada à atração sexual, ao encontro do parceiro e à vinculação afetiva. Como regente do signo de Touro, valoriza a sensualidade, o desejo sexual e a estética associada ao conforto. Já na regência de Libra, prioriza a vinculação afetiva e a estética, principalmente quando relacionada aos valores éticos.

No mapa astral, Vênus sinaliza os caminhos que oferecem soluções para os conflitos afetivos e o modo como aproveitamos as oportunidades. Assim, as conexões desse planeta com os signos, as casas e os aspectos com os outros astros nos ajudam a melhorar a nossa forma de entregar afeto, lidar com a sexualidade e também como tratamos das questões materiais.

Leia mais: O que significa Vênus no Mapa Astral?

Marte

Força, ação e autoafirmação

Planeta mais próximo da Terra e popularmente conhecido como o deus da guerra, Marte fala sobre a nossa força de ação, o impulso que nos faz sair do lugar e a nossa sede de vitória. É o nosso guerreiro interior, que nos move em busca da autoafirmação.

Associado à Casa 1 do mapa, regente do signo de Áries e co-regente de Escorpião, Marte representa o momento da decisão, a coragem, a potência impulsionadora das realizações e de nós mesmos. Também está associado à força física, à imunidade do corpo e à prática de esportes e exercícios.

Leia mais: O que significa Marte no Mapa Astral?

Júpiter

O caminho das realizações

Júpiter, o maior planeta do nosso Sistema Solar, foi chamado de “grande benéfico” pela astrologia tradicional. Quando visível no céu noturno, aparece como a luz mais brilhante e, por isso, sua posição no mapa de nascimento indica o caminho a seguir.

Regente do signo de Sagitário e da Casa 9, simboliza a justiça, ou seja, é o pilar sobre o qual se apoiam a liberdade e as leis que amparam e legitimam os nossos direitos. Também está associado ao nosso sistema de crenças, nossos princípios de vida e valores morais.

Leia mais: O que significa Júpiter no Mapa Astral?

Saturno

Limites e responsabilidades

A natureza de Saturno é a da disciplina, das responsabilidades, da observação e da organização. Regente do signo de Capricórnio e co-regente de Aquário, Saturno era reconhecido na mitologia como um titã, o Senhor do Tempo, filho do Céu e da Terra.

Sua posição no mapa astral indica onde experimentamos frustrações e, caso saibamos agir para superá-las, temos a chance de adquirir confiança em nosso potencial.. Nos domínios de Saturno, somos testados, cobrados, aprendemos a enfrentar dificuldades e crescemos. É ele que nos solidifica, organiza e constrói o que vai durar.

Leia mais: O que significa Saturno no Mapa Astral?

Urano

Revolução, inovação e liberdade

Regente do signo de Aquário, Urano está associado ao imprevisível, o que não se pode planejar. Representa a mente universal, a capacidade de quebrar barreiras, inovar e, assim, evoluir. Com ele, podemos olhar para o futuro, cultivar nossa originalidade, sair da zona de conforto e arriscar.

Desse modo, a liberdade é condição vital de Urano. É preciso ser livre para pensar, expor ideias, contestar e vislumbrar o futuro. Onde quer que ele se encontre no mapa astral, aponta para experiências absolutamente singulares, incomparáveis e, consequentemente, com algum nível de tensão e ansiedade.

Leia mais: O que significa Urano no Mapa Astral?

Netuno

Intuição e sensibilidade

Diferente dos outros planetas do nosso Sistema Solar descobertos pela observação empírica, Netuno foi encontrado com o auxílio de cálculos matemáticos. Logo, essa característica remete ao seu significado simbólico, que nos fala do que é abstrato e misterioso, daquilo que nem sempre é visto, mas que, com certeza, pode ser sentido.

Sendo assim, olhando para o mapa astral, a casa onde Netuno se encontra está sujeita a passar por experiências enigmáticas e, às vezes, difíceis de serem decifradas. Da mesma forma, o toque de Netuno traz à tona emoções contidas ou reprimidas, podendo gerar explosões emocionais.

Leia mais: O que significa Netuno no Mapa Astral?

Plutão

Transmutação e poder

Plutão é o regente do signo de Escorpião e representa a força criadora. Ele é o “vulcão” do mapa, capaz de entrar em erupção quando menos se espera. Sendo assim, as transformações decorrentes das “mortes e renascimentos” que vivenciamos ao longo da vida estão associadas a ele.

Portanto, o posicionamento de Plutão no mapa indica a área que passa constantemente por “limpezas”, onde estão as nossas maiores e profundas transformações. Nela, aprendemos sobre o desapego e sobre como controlar nossos impulsos mais sombrios.

Leia mais: O que significa Plutão no Mapa Astral?

Lilith

A Lua Negra e a força do feminino

Lilith é um ponto virtual que marca o apogeu da Lua, por isso, representa o exílio do feminino, da sua sexualidade e dos seus legítimos desejos. Está relacionada à mulher selvagem, que não se submete às vontades alheias e escolhe a própria liberdade.

No mapa astral, ela assume o duplo papel de força reprimida e rebelada; ressentida e insubmissa; vingativa e transmutadora; fatal e sedutora. Assim, a força que Lilith representa nos ajuda a entender os processos inconscientes que se manifestam nos relacionamentos amorosos, bem como a maneira de expressarmos nossos desejos e a nossa sexualidade.

Leia mais: O que significa Lilith no Mapa Astral?

Quíron

A ferida que nos leva além

Outro ponto especial, Quíron é um corpo celeste localizado entre os planetas Urano e Saturno. Descoberto na década de 1970, ele ainda possui facetas misteriosas e, por isso, é alvo de muito estudo e observação dentro da astrologia.

No mapa, ele nos aponta informações sobre como lidamos com as nossas feridas da alma. A jornada de Quíron é de aceitação e evolução, da tomada de consciência sobre as dores que não nos matam, mas que nos impulsionam a buscar por algo que as amenize, um remédio.

Leia mais: O que significa Quíron no Mapa Astral?

Nodos Lunares

A bagagem do passado e a flecha para o futuro

Também conhecidos como Cauda (Nodo Lunar Sul) e Cabeça (Nodo Lunar Norte) do Dragão, os Nodos Lunares simbolizam um caminho de desenvolvimento espiritual e subjetivo que extrapola a nossa vida na Terra.

Dessa forma, a sua interpretação no Mapa Astral é usada especialmente em análises astrológicas que levam em consideração a existência de outras vidas além da atual. Sendo assim, o Nodo Sul indica as memórias que trazemos da ancestralidade e o Nodo Norte é o guia da nossa jornada de alma.

Leia mais: O que significam os Nodos Lunares no Mapa Astral?

Roda da Fortuna

Um caminho de fluidez

A Roda da Fortuna é mais um ponto virtual no nosso mapa, calculado pela relação harmônica entre o Sol, a Lua e o Ascendente. É uma espécie de força facilitadora, que nos coloca na direção para encontrarmos as bênçãos que a vida destinou a cada um de nós.

Porém, a riqueza trazida pela Roda da Fortuna não é necessariamente material. Ela simboliza uma promessa: o merecido tesouro que nos aguarda no final do arco-íris. Quando dispomos dele, as experiências da vida podem ser mais leves e plenas. O signo, a casa e os aspectos relacionados à Roda indicam onde o fluxo das energias acontece naturalmente.

Leia mais: O que significa a Roda da Fortuna no Mapa Astral

Os astros sempre nos acompanham

Como vimos, cada um dos planetas é responsável pela manifestação de uma potência representada nos signos zodiacais. Assim como eles, também os pontos virtuais trazem a sua energia para o nosso mapa.

Por fim, graças à existência desses corpos celestes na simbologia astrológica, somos capazes de trazer ao mundo os nossos impulsos internos. E, desse modo, acompanhados pelos astros, percorremos o nosso caminho de evolução.

Por tudo isso, agora que você já conhece um pouco mais sobre cada planeta no Mapa Astral, encomende o seu e receba uma interpretação personalizada das potências que regem a sua mandala astrológica.

Encomende o seu Mapa Astral Completo

E se você pudesse conhecer e compreender melhor as suas potências e desafios, podendo explorar seus talentos e desenvolver aspectos não tão fluentes da sua personalidade? O seu Mapa Astral traz tudo isso e muito mais...

Destaques do Blog

Ver todos