Você já sabe o que significa Urano no seu mapa astral?
Para acompanhar este artigo, você pode ter em mãos o seu mapa astral, para identificar em qual signo e área da sua vida está esse planeta. Se você ainda não tem, faça agora mesmo o Mapa Astral Gratuito e receba a sua mandala com todas as posições dos astros no céu do seu nascimento.
Assista também ao vídeo: O que significa Urano no seu Mapa Astral?
O encontro com Urano
Afinal de contas, quem é Urano na astrologia? Cada planeta tem uma função na nossa vida. E a função de Urano é a inovação. Até 1781, o nosso sistema solar conhecido ia apenas até Saturno. Urano foi descoberto depois de milhares de anos de crença de que existiriam apenas sete planetas em nosso sistema.
Então, Urano, desde o início, se coloca como um planeta que rompe com uma velha estrutura, com uma velha ideia. E esse é só um exemplo do que ele traz com a sua descoberta.
Na nossa vida esse planeta fala sobre rupturas com os velhos padrões. Tudo que ele quer é inovar, revolucionar, atualizar. Ele quer as coisas feitas de uma forma completamente diferente — seja sobre fazer outra coisa ou fazer a mesma coisa, mas de uma forma completamente diferente.
Inovação e mudanças radicais
Urano na astrologia fala, então, sobre inovação e mudanças, que podem ser radicais. Uma frase popular que combina muito com a mensagem de Urano é: “nunca diga que dessa água não bebereis.
Então, com Urano, a gente normalmente se surpreende com as coisas que são justamente algo que a gente nunca imaginou. Pode ser em relação a coisas que a gente nunca imaginou gostar ou situações que nunca tínhamos imaginado, por exemplo. Esse astro pode nos surpreender completamente com uma mudança radical.
Assim, Urano é ligado às surpresas, aos imprevistos e a uma busca incessante por liberdade.
Confira também o vídeo: Urano – o planeta rebelde e suas mudanças radicais
Necessidade de mudança X Atitude precipitada
O que a gente precisa ter atenção em relação a esse planeta é a pressa. Porque, com esse desejo muito intenso de mudança, esse é um planeta que pode ter um senso de urgência e, nisso, ele pode acabar se precipitando. Com isso, o mantra para Urano é “inspira respira e não pira”.
Em alguns momentos, precisamos encarar mesmo a necessidade de mudança. Mas em outros seria apenas “trocar seis por meia dúzia”. Por outro lado, até mesmo mudanças necessárias, se feitas de forma precipitada, podem comprometer o resultado desejado. Com isso, tudo é uma questão de entender o tempo das coisas.
Quantas pessoas ficam em um trabalho mesmo sabendo precisam sair dele, por conta de já ser um mundo conhecido e, de certa forma, seguro. Então, a pessoa vai “empurrando com a barriga” até que chega um momento em que ela é demitida, por exemplo. Aí ela pode ou ficar chocada ou, nesse caso, sentir um alívio profundo e pensar “eu precisava sair de lá, mas eu não conseguia dar esse passo”.
Poder de escolha
Esse tema da mudança também fala sobre a necessidade de assumir o nosso poder de escolha em cada momento da vida. Com Urano, a gente pode realmente se conectar com a potência dessa liberdade, com a potência de romper com tudo aquilo que pode de alguma forma nos limitar.
Urano no mapa astral
Agora que a gente já descobriu a função de Urano, a gente precisa entender como é que essa função vai se expressar na nossa vida. E, por isso, a gente vai precisar entender o posicionamento do Urano no nosso mapa astral. Assim, procure no seu mapa onde está este símbolo:
Uma vez identificado esse símbolo, temos três questões a serem buscadas: (1) a casa atrológica onde ele está, ou seja, qual área da nossa vida é influenciada por esse astro de inovação; (2) qual o signo em que ele está, ou seja, com qual energia ele vai se expressar; (3) aspectos desse astro com outros pontos importantes do mapa.
Tudo isso pode nos dar uma dimensão de como essa função vai ser expressa na nossa personalidade.
Urano na Casa Astrológica
Você pode descobrir na tabela do seu mapa astral em qual casa Urano está. Por exemplo, no mapa abaixo, esse astro ocupa a Casa 7.
Mas vamos supor que Urano está na Casa 10 do mapa astral, que é a área de trabalho e carreira, de realização no mundo. Quem tem Urano nessa área da vida muitas vezes quer ser reconhecido por fazer alguma coisa muito original, muito diferente. Isso pode ser desde uma profissão muito diferente ou até mesmo, dentro de uma profissão mais comum, inventar um novo caminho. Com isso, Urano pode justamente dar a possibilidade dessa pessoa ser vista como alguém que tem algo muito diferente para contribuir.
Urano no signo
Além da Casa astrológica, a energia de Urano também pode aparecer em nosso mapa astral por meio de uma das 12 energias diferentes do zodíaco, que são os 12 signos E aqui temos uma outra questão importante: como Urano demora 84 anos para dar a volta completa em torno do Zodíaco, ele fica cerca de 7 anos no mesmo signo.
Então imagine que, durante 7 anos, todas as pessoas que nascerem nesse período vão ter esse mesmo posicionamento. Então, nesse caso, estamos falando de algo mais coletivo do que individual, estamos falando de uma questão geracional.
Agora, Urano está em Touro, desde maio de 2018. E só vai sair definitivamente desse signo em abril de 2026. Em julho de 2025 ele começa a entrar em gêmeos, mas volta para Touro para entrar no signo de gêmeos no ano seguinte. Então, de 2018 até 2026, as pessoas que nascerem terão Urano em Touro. grande parte das pessoas vão ter que nascerem nessa época né grande parte das crianças os babies que vieram aí vierem aí vão ter esse
E esse posicionamento, de Urano em determinado signo, vai se tornar a condição de liberdade dessa geração. Assim, por exemplo, Touro é um signo que fala de trabalho, de produção e administração de recursos, fala da relação com a natureza, com a terra. Então, que revoluções, que rupturas com velhos padrões que a gente viu ao longo dos últimos anos? Tivemos, por exemplo, a adoção de novos meios de pagamento, como o pix, e também uma maior abertura a modelos de trabalho mais flexíveis — duas questões que trouxeram mais liberdade (assunto de Urano) para muitas pessoas.
Urano em aspecto
Como Urano é um planeta geracional, ele vai ser importante na nossa personalidade quando ele estiver conectado com os planetas pessoais, que são Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte e também os pilares da personalidade, ascendente e meio do céu. Em nosso mapa astral de exemplo, Urano aparece formando um sextil (⚹), ou seja, um aspecto favorável, com Vênus:
Mas vamos supor que Urano estivesse em aspecto com o Sol, esse princípio da identidade, de consciência, de vitalidade e de lente por meio da qual enxergamos o mundo e percebemos a realidade. Urano, como essa potência de inovação e libertação, se existe uma conversa tensa entre eles, esse senso de identidade pode ser modificado de forma brusca o tempo todo. É como se fosse uma queda de braço entre esses astros, na qual um ou outro ganha a disputa. Nesse caso, o importante é encontrar a sabedoria para ter a liberdade de ser quem se é.
Saiba mais sobre os aspectos com Urano neste vídeo
E se você quer se aprofundar nas interpretações de Urano no seu próprio mapa astral e até ir além e entender a presença de outros astros na sua vida, acesse já o seu Mapa Astral Digitalizado, com interpretações completas sobre os astros, casas e signos.