Os prazeres e as marcas da criatividade
A casa 5 é a área do Mapa Astral que fala sobre onde concentramos nosso potencial criativo e como desenvolvemos a nossa capacidade de autoexpressão e autoafirmação. Associada também à afetividade e às paixões, a criação dos filhos, os hobbies e esportes, simboliza o entusiasmo e a vontade de viver.
O que nos faz feliz? O que traz brilho para a nossa vida? Como lidamos com a criatividade e com o próprio ato de criar? Essas são algumas perguntas que a análise da Casa 5 do mapa pode responder. Aqui, muito mais do que fazer as coisas por uma obrigação imposta, queremos obter prazer ao fazê-las, buscando o que nos agrada e a nossa marca criativa.
E para que você possa conhecer melhor os temas presentes nesta casa e aproveitar ainda mais o seu potencial criativo, é só acompanhar o que preparamos neste texto.
Sobre as Casas Astrológicas
A mandala astrológica, mais conhecida como Mapa Astral, é dividida em doze partes, lembrando o desenho de uma pizza. Essas partes, nem sempre com o mesmo tamanho, são as Casas Astrológicas, que representam as diversas áreas da nossa vida e servem de laboratório para vivenciarmos as nossas experiências.
Essa roda zodiacal se forma a partir do cálculo do mapa de nascimento de cada pessoa, considerando dia, hora e local. As casas nunca mudam de posição e falam da forma como reagimos aos diversos aspectos da vida, como canalizamos a nossa energia e os pontos que precisamos desenvolver ao longo da jornada, de acordo com os planetas e signos presentes nelas.
Vale lembrar que todas as Casas Astrológicas são importantes, mesmo as chamadas “Casas vazias” – aquelas que não possuem nenhum planeta. Elas sempre recebem a influência dos signos, que, por sua vez, são regidos por planetas, emanando sua energia por meio deles.
Para saber mais, assista: O que as Casas Astrológicas dizem sobre mim?
O que a Casa 5 representa na Astrologia?
Regida pelo Sol, associada ao signo de Leão e ao elemento Fogo, a Casa 5 se refere a tudo que toca o coração. Corresponde ao lugar onde cada um concentra seus potenciais criativos e desenvolve a sua capacidade de auto expressão,.
Simboliza a experiência de viver com prazer, de fazer o que amamos e de amar o que fazemos. Também fala sobre a noção de valor e amor-próprio. Nela, reconhecemos e afirmamos quem somos, conscientes da nossa importância.
Compreendemos a relação com o ego e a nossa individualidade, nos tornando indivíduos seguros de nós mesmos, mas cientes do nosso verdadeiro tamanho.
A criação dos filhos também está representada aqui. As informações disponíveis nessa casa são de extremo valor quando pensamos num modo singular de exercer o papel de mãe e de pai. Essa capacidade de amar incondicionalmente se revela pela interpretação desta casa.
Veja os principais temas regidos pela Casa 5:
- Romances
- Paixões e desejos
- Gravidez e nascimento
- Filhos
- Amantes
- Criatividade
- Autoestima
- Lazer e relaxamento
- Jogos e esportes
O que aprendemos na Casa 5?
A análise da Casa 5 mostra os caminhos para o desenvolvimento da nossa identidade e a forma como expressamos a nossa criatividade. É nessa casa que definimos a nossa individualidade, que passamos a nos conhecer, a desenvolver o amor-próprio e a autoconfiança, a entender quem somos e do que gostamos, o que nos faz sentir bem e vibrantes.
As posições astrológicas da casa 5 indicam o modo como entra em cena o que em nós é criativo e também os prazeres que nos despertam. Vale lembrar que o prazer é entendido aqui como sinônimo de satisfação e contentamento.
Os planetas na Casa 5
Sol na Casa 5:
Com o Sol nessa casa, ou seja, em domicílio, tudo é vivido de maneira muito intensa e os talentos são manifestados por meio da criatividade. Quem nasce com essa posição tem um forte desejo de ser único. Costumam ser indivíduos confiantes, seguros de si, alegres e cheios de energia.
Lua na Casa 5:
Viver sob esse aspecto significa ser profundamente afetado pela arte do amor. São pessoas que se envolvem facilmente e a intensidade é a marca das suas experiências amorosas. Essa posição acentua a sensibilidade poética, o desejo pelo palco e a necessidade de atrair as atenções para si. A razão e a emoção estão em sintonia.
Mercúrio na Casa 5:
Nativos com essa influência costumam se expressar de maneira genuína. A criatividade serve como cenário para a descoberta das suas múltiplas aptidões. Buscam prazer em atividades mais criativas, em boas conversas e trocas de experiências.
Vênus na Casa 5:
Apaixonado e ao mesmo tempo seguro de si, quem nasce com esse aspecto sabe conduzir com maturidade seus relacionamentos. Criatividade e autoestima formam uma aliança potente, o que faz desses nativos seres carismáticos e sedutores.
Marte na Casa 5:
São pessoas espontâneas, ativas e cheias de energia. Com essa posição no mapa, ganham dose extra de energia para que se sintam encorajadas a se expressar com toda a sua essência e poder de realização.
Júpiter na Casa 5:
O otimismo é a marca de quem nasce sob esse aspecto. Valorizam os prazeres da diversão e gostam de viver o que a vida tem de melhor. Tendem a ser indivíduos bastante originais e de criatividade abundante.
Saturno na Casa 5:
Para quem nasce com essa configuração, os impulsos emocionais são mais contidos. Reservadas e retraídas, essas pessoas precisam se sentir seguras para se expor e expressar sua criatividade.
Urano na Casa 5:
Esses nativos são motivados pelas mudanças e costumam ficar angustiados quando há sinais de acomodação. São estimulados por atividades criativas que tragam novas formas de ver a vida.
Netuno na Casa 5:
Indivíduos com essa posição tendem a ser românticos em suas relações, mas podem se deixar levar facilmente pelas paixões. O potencial criativo se manifesta com força quando sua sensibilidade é colocada à disposição das realizações pessoais.
Plutão na Casa 5:
Quem nasce sob esse aspecto tende a viver e expressar suas emoções de maneira muito intensa, mergulhando profundamente em busca dos seus prazeres. A criatividade está a serviço de experiências transformadoras, estimulando o nativo a se descobrir e reinventar.
Os signos na Casa 5
Áries na Casa 5:
Esses nativos valorizam a própria independência e o prazer está ligado ao sentimento de liberdade. Costumam ser pessoas entusiasmadas, divertidas, competitivas, com tendência a serem impulsivas, impacientes e dominantes.
Touro na Casa 5:
O lado criativo de quem tem essa posição é mais prático e essas pessoas costumam aplicar seus esforços para produzir projetos consistentes. Tudo o que é belo pode estimular o prazer para elas. Os sentidos são aguçados.
Gêmeos na Casa 5:
Nativos com esse aspecto costumam ser muito inteligentes e buscam o prazer pelo intelecto, pelas boas conversas e trocas. Costumam trabalhar se divertindo e expressam sua criatividade usando as palavras.
Câncer na Casa 5:
Com essa configuração, a criatividade está mais ligada ao emocional. Costumam ser pessoas muito sensíveis e por isso podem viver altos e baixos com suas emoções. Encontram o prazer no contato com crianças e suas raízes.
Leão na Casa 5:
Quem nasce com essa posição costuma ser competitivo, principalmente no jogo da conquista. São ardentes, às vezes dramáticos e adoram receber elogios. Sentem prazer quando estão no centro das atenções, sendo admirados e desejados.
Virgem na Casa 5:
Indivíduos com esse posicionamento tendem a ser perfeccionistas e exigentes nas suas relações. Costumam expressar sua criatividade em projetos muito precisos e detalhistas. O prazer está na organização de tarefas e rotinas.
Libra na Casa 5:
Esses nativos são pessoas criativas e comunicativas, que adoram estar em reuniões com amigos ou familiares. Gostam de manter relações mais independentes, mas sempre buscam apoio dos outros para executar as próprias ideias.
Escorpião na Casa 5:
Pessoas que nascem com essa condição precisam estar atentas aos vícios e obsessões pelo prazer, seja de que forma for. Têm grande potencial para atingir seus objetivos, e também para renascer depois de uma derrota, usando a criatividade como principal ferramenta.
Sagitário na Casa 5:
Costumam ser pessoas generosas e otimistas, além de valorizar as relações que permitem trocas saudáveis. Entusiasmadas pela vida, gostam e sabem se divertir. A criatividade está conectada à intuição e à sabedoria superior.
Capricórnio na Casa 5:
Esses indivíduos podem apresentar um perfil bastante rígido com regras e disciplinas, e também uma certa dificuldade para relaxar e se divertir. O prazer está condicionado a se sentirem produtivos também no seu tempo livre.
Aquário na Casa 5:
Essa configuração indica pessoas extremamente criativas, intensas e de energia quase incontrolável. Gostam de aproveitar o tempo livre inventando coisas novas ou fazendo investigações, e se divertem muito quando podem fazer isso em grupo.
Peixes na Casa 5:
São pessoas atraídas pela arte. Tendem a ser românticas e sensíveis ao amor, mas também costumam idealizar as relações amorosas. O potencial criativo é excelente, mas podem se perder em meio às fantasias.
Calor e intensidade
A casa 5 se associa facilmente às paixões. Tudo nesse lugar é ardente, excita e banha o coração de desejos. Quando nos apaixonamos, tudo fica mais intenso e ganha um valor especial.
Por fim, a vibração gerada pelo amor dá vazão às forças criativas e aos meios de autoexpressão. Impulsionados pelas chamas do desejo, queremos viver melhor e mais intensamente. Na energia luminosa que vem do Sol, reconhecemos quem somos.