os-signos-de-fogo

A força da nossa expressão

Sabemos que a Astrologia utiliza a energia dos quatro elementos – Fogo, Terra, Ar e Água – como uma das formas de classificar os signos do zodíaco. E cada um deles apresenta valores e temperamentos diferentes que influenciam a nossa relação com o mundo.

Os signos de fogo representam a ação, a força de vontade, a vitalidade e a coragem para enfrentar os desafios da vida. No Mapa Astral, este é o elemento que marca a nossa atitude, a nossa força de ação, a autoafirmação e o impulso para as realizações.

O fogo simboliza a vontade de viver, a alegria, a exaltação à existência. E para você compreender todo o potencial dessa energia, quais são os desafios e como desenvolver melhor essas características, é só conferir o que preparamos neste artigo.

Quer saber onde estão os signos de Fogo no seu mapa astral e aproveitar toda essa força na sua vida? Faça aqui seu Mapa Astral Grátis e receba a sua mandala astrológica.

Assista: O Elemento Fogo – O calor e a vitalidade de Áries, Leão e Sagitário

Signos de Fogo: características e manifestações

Turbulenta, ardente e, muitas vezes, explosiva, a força do Fogo nos permite encarar com bravura os fatos mais desafiadores da vida. Sua energia é vital para nos mantermos erguidos diante das derrotas e triunfantes quando vitoriosos. Vibrantes e impulsivos, os signos agrupados nesse elemento são Áries, Leão e Sagitário.

A natureza dos nascidos sob o signo solar ou com uma grande concentração desse elemento no mapa astral é constituída de tensões, vigílias, força, riscos e desafios. Suas grandes empreitadas são a luta pela defesa da vida, das ideias e dos territórios.

Apesar de marcantes, as características típicas do elemento Fogo se manifestam de maneiras diferentes em cada signo. Vamos conferir?

  • Áries é o começo da vida. Primeiro signo do zodíaco, é regido por Marte, deus da guerra e representa a energia eruptiva, libertadora das forças criativas da vida. Os arianos prezam pela liberdade como seu bem maior e os princípios que regem o seu modo de ser e de viver são a valentia e o destemor.
  • Leão é o brilho do sol. Regido pelo astro-rei Sol, Leão simboliza o magnetismo, a certeza e a autoconfiança. Os leoninos têm uma luz própria. São alegres e radiantes, além de otimistas, leais e apaixonados pela vida. A coragem é a virtude associada a esse signo.
  • Sagitário é o fogo desbravador, regido por Júpiter, o planeta da expansão. Representado pelo centauro – metade animal, metade homem – é o signo do horizonte sem limites, da perseguição de um conhecimento elevado, de um ideal a ser alcançado. Sagitarianos são movidos a desafios, estão sempre testando seus limites e em busca de algo mais.

Veja também: Os signos de Fogo no Amor: Áries, Leão e Sagitário

Signos de Fogo: Aspectos positivos e desafiadores

A expressão popular “É preciso matar um leão por dia” representa bem a forma de viver de quem tem ênfase de Fogo no mapa. A característica competitiva desse elemento nos aproxima da alma dos atletas, levando-nos a superar nossos próprios limites, assim como enfrentar as pressões do mundo, seguros de que somos capazes de suportá-las.

É pela energia desse elemento que expressamos as emoções mais intensas, liberamos as pressões contidas e somos impulsionados a sair da zona de conforto e tomar decisões. Por outro lado, é importante estarmos atentos a tendência a atitudes agressivas, impacientes e intolerantes, que podem ser despertadas por esse comportamento impulsivo.

As casas e planetas em Fogo indicam onde provocamos conflitos e, igualmente, nos sentimos convocados a brigar. Nesses setores, estamos sujeitos a maiores tumultos, tensões e desentendimentos. Em contrapartida, tudo fica mais intensificado e as coisas ganham vida.

Veja também: As potências do elemento Fogo no trabalho – Áries, Leão e Sagitário

Excesso de fogo no mapa astral

Pessoas com excesso de Fogo são geralmente inquietas e facilmente irritáveis, principalmente quando contrariadas. Sua impulsividade pode produzir comportamentos rudes, atitudes impensadas e passionais, além do descontrole da agressividade, dificultando os relacionamentos.

Para equilibrar essa energia, a dica é praticar atividades vigorosas, principalmente em grupo. Além da boa disposição física e mental gerada pelo exercício, a disciplina presente nas atividades mais competitivas amplifica a possibilidade de se relacionar bem com os demais.

Falta de fogo no mapa astral

A falta de Fogo pode gerar dependência da aprovação dos outros e inibição para expressar emoções intensas. Carentes de alegria e humor, essas pessoas costumam ser introvertidas, têm pouca confiança em si mesmas e nas próprias atitudes, comprometendo a autonomia, a liberdade e o enfrentamento dos desafios da vida.

Assim como para quem tem excesso de Fogo, a prática de esportes e de exercícios físicos pode compensar esse desequilíbrio, reciclando as energias e desenvolvendo construtivamente o espírito competitivo.

Elementos complementares: a dinâmica entre fogo e ar

O elemento Fogo, como vimos, carrega em si a energia da autoafirmação e da expressão da nossa força no mundo. E, na dinâmica energética, ele é complementado pelo elemento Ar, que simboliza o movimento, a capacidade de raciocínio e de refletir sobre as coisas, permitindo o entendimento da realidade.

Enquanto o Ar tem a função de gerar ideias, criar histórias e desenvolver conhecimento, o Fogo se encarrega de dar o impulso necessário para a realização. Também é o Ar que traz a consciência coletiva, de que a interação é fundamental para o convívio em sociedade, e domina o ímpeto do Fogo nas relações.

Se o sujeito é o que é e pode fazer o que quer, também isso é direito do outro. E é no equilíbrio entre Fogo e Ar que construímos os bons relacionamentos.

O fogo é o exercício da criação

Assim como suas labaredas inquietas consomem o material que se transforma em calor, o indivíduo transforma constantemente suas experiências, criando, a partir delas, um modo próprio de existir no mundo.

Nos pontos em que o Fogo aparece em nosso mapa, devemos afirmar o que somos. Eis a força do elemento traduzida em atitude direta e assertiva. É um arco que, apontado para o alvo, não falha.

E por fim, sempre caminhando com independência, uma necessidade desse elemento e que se torna uma bandeira à frente de todo e qualquer outro desejo.

Encomende o seu Mapa Astral Completo

E se você pudesse conhecer e compreender melhor as suas potências e desafios, podendo explorar seus talentos e desenvolver aspectos não tão fluentes da sua personalidade? O seu Mapa Astral traz tudo isso e muito mais…

Destaques do Blog

Ver todos