Você sabe o que significa Saturno no Mapa Astral? No texto de hoje, vamos desvendar toda a potência desse planeta e o seu impacto em nossas vidas.
Em primeiro lugar, lembramos que os astros do nosso Sistema Solar, cada um no seu ritmo, nos ajuda a viver em movimento. Pela influência dessas energias, somos capazes de potencializar a realização da nossa personalidade e a maneira como nos expressamos no mundo.
Assim, através da Astrologia, reconhecemos a nossa força vital e aprendemos a nos conectar com as potências que marcam o nosso mapa de nascimento. Também identificamos nossos limites e responsabilidades, temas de Saturno, planeta ao qual nos dedicamos neste conteúdo.
Saturno é o último planeta do nosso Sistema Solar visível a olho nu, e essa posição ilustra o que ele representa na Astrologia: os limites possíveis e o reconhecimento da realidade.
Quer saber mais sobreo que significa Saturno no Mapa Astral? É só continuar a leitura e conferir tudo o que preparamos para você!
Quer saber em qual signo está Saturno no seu Mapa Astral? Faça o seu Mapa Astral Grátis.
Saturno
Limites e responsabilidades
A natureza saturnina é da disciplina, das responsabilidades, da observação e da organização. Trata da experiência adquirida com esforço e trabalho, mexendo também com as nossas estruturas. Regente do signo de Capricórnio e co-regente de Aquário, Saturno era reconhecido na mitologia como um titã, filho do Céu e da Terra, e o Senhor do Tempo.
Como Saturno é um planeta que fala sobre restrições, aprendizado e resiliência, é na maturidade que a sua natureza se mostra mais plena. Ou seja, é a experiência adquirida com dedicação e trabalho, conduzindo ao nosso caminho de aprimoramento. Desta forma, quanto mais maduros e experientes ficamos, mais preparados estamos para lidar com esses assuntos.
Sendo assim, também aprendemos a conviver melhor com as dificuldades, a superar limites e passamos a confiar mais no poder do tempo. Com isso, ao encararmos a realidade de frente, sabemos que nem tudo acontece como esperamos e que isso faz parte da vida.
O que significa Saturno no Mapa Astral?
A chave para o crescimento e a maturidade
A posição de Saturno no mapa astral indica onde experimentamos frustrações e, por outro lado, temos a chance de adquirir confiança em nosso potencial, caso saibamos agir para superá-las. Nos domínios de Saturno, somos testados, cobrados, aprendemos a enfrentar dificuldades e crescemos. É ele que nos solidifica, organiza e constrói o que vai durar.
Assim, os temas tratados por Saturno são:
- disciplina e organização
- rigor e seriedade
- prudência e racionalidade
- determinação, objetividade e ambição
- amadurecimento e estruturação
- limitações, provas e sacrifícios
- frieza e aridez
A área onde o planeta se encontra no mapa oscila entre repressão e prudência. O signo e a casa de Saturno nos oferecem a chave para o crescimento e a maturidade. Ali, aprendemos que as coisas nem sempre são exatamente como queremos, mas como podem ou devem ser. Sua mensagem é persistir respeitando os limites, acolhendo a realidade e ativando a nossa disciplina.
Além disso, Saturno nos traz a oportunidade de alcançarmos a satisfação sempre que ela estiver associada à experiência de superação. Se as restrições impedirem o desenvolvimento sadio e livre da nossa individualidade, encontraremos, no lugar do amadurecimento, dureza e paralisação.
A seguir, você irá conhecer as principais características de Saturno e como elas atuam nos signos e nas casas astrológicas.
Saturno nos signos
Nossa relação com a realidade
Áries
Estes nativos tendem a ser obstinados, entendem a importância de lutar pelo que querem, mas precisam aprender a controlar a necessidade de urgência. Por tudo isso, encontrar o equilíbrio entre a responsabilidade e a impulsividade, a prudência e a pressa é um desafio para eles.
Touro
Esta posição revela indivíduos determinados, pacientes e práticos, que traçam objetivos e os perseguem até realizá-los. Do mesmo modo, são muito orientados ao trabalho e não têm problemas com a rotina. Prezam pela segurança, principalmente financeira, e a possibilidade de mudança os ameaça.
Gêmeos
Costumam ser pessoas que encaram os problemas de forma prática e racional. Assim também, valorizam o conhecimento, gostam de aprender e também de serem reconhecidos pelo que sabem. São observadoras e captam as coisas com facilidade. Dessa forma, entender o mundo é importante para que se sintam estruturadas e seguras.
Câncer
Estes nativos tendem a esconder suas emoções e sentimentos, mesmo que tenham a necessidade de receber afeto de maneira constante. Aqui, a família é uma de suas maiores prioridades e são capazes de fazer tudo pelas pessoas que amam. Por outro lado, seu grande desafio é o de aprender a não guardar mágoas ou emoções.
Leão
Indivíduos nascidos com esta configuração costumam se posicionar de forma muito clara e direta, se impondo sempre que necessário. Além disso, gostam de reconhecimento e, por isso, acabam se cobrando demais. Assim, um desafio é olhar também para o outro e descobrir o poder do coletivo.
Virgem
Estas pessoas podem ser mais reservadas e cautelosas, reconhecendo o valor da rotina e de um bom planejamento para que a vida flua melhor. Do mesmo modo, valorizam muito o trabalho e tendem a querer controlar o que está ao seu redor; por isso, é importante buscarem mais leveza no dia a dia.
Libra
Este posicionamento caracteriza indivíduos com um forte traço de diplomacia. Bem como, costumam se preocupar com os outros, buscam solucionar conflitos e prezam pelo bom convívio. Aqui, racionais e analíticos, estão sempre pensando na melhor solução para resolverem os problemas que os cercam.
Escorpião
Estes nativos amadurecem através das transformações que acontecem ao longo da vida. Estão sempre querendo melhorar o que já existe e, por isso, podem acabar gastando energia demais em coisas simples. O tempo aqui é um aliado para entenderem que as mudanças acontecem para que algo melhor possa ser alcançado.
Sagitário
Pessoas com este aspecto precisam se sentir seguras para acreditar que podem ir além dos próprios limites. Porém, essa necessidade constante de garantias pode impedi-lo de avançar em suas realizações. Assim também, costumam ser bastante exigentes com relação ao conhecimento e estão sempre buscando um aprendizado mais profundo sobre as coisas.
Capricórnio
Esta é uma posição de domicílio, já que Saturno é o regente de Capricórnio. Estes indivíduos tendem a ser mais cautelosos, sérios e costumam direcionar sua disciplina e esforço para a carreira e o reconhecimento social. Além disso, gostam de assumir responsabilidades e valorizam uma forma organizada e planejada de viver.
Aquário
Aqueles que nascem com este posicionamento buscam sair do convencional, quebrando hábitos e costumes estabelecidos em prol de mudanças que podem favorecer a sociedade como um todo. Além disso, sentem necessidade de fazer parte de um grupo e serem acolhidos em suas ideias.
Peixes
Costumam ser pessoas calmas e observadoras, mas sujeitas a oscilações de humor e que, às vezes, podem se sentir um pouco vulneráveis. Assim, é importante que não se apeguem tanto às experiências do passado e se conectem mais com o presente para que possam projetar o futuro. Devem entender que sua sensibilidade não é uma fraqueza, mas o lugar onde reside sua força.
Saturno nas casas
Onde conhecemos os nossos limites
- Casa 1 – Estas pessoas costumam exigir o máximo de si mesmas, são implacáveis na autocrítica e podem ser muito duras nas atitudes. Tendem a ser bastante sérias diante da vida e a se sobrecarregar demais com responsabilidades.
- Casa 2 – Esta configuração indica indivíduos que se empenham desde cedo em gerar recursos e se dedicam ao trabalho com maturidade. Dificilmente se arriscam, a não ser que já tenham adquirido o suficiente para garantir o seu sustento por muito tempo.
- Casa 3 – Estes nativos geralmente se comprometem com o que dizem, cumprindo rigorosamente os acordos feitos. Também podem se sentir retraídos num primeiro contato e raramente se expõem antes de conhecer melhor quem está próximo.
- Casa 4 – A experiência familiar leva os nascidos com esta posição a aprenderem como lidar com frustrações e como superá-las. Nesse sentido, crescem sobre os alicerces da maturidade e da responsabilidade.
- Casa 5 – Para estas pessoas, os impulsos emocionais são contidos, sentindo-se pouco à vontade quando precisam se expor. Por isso, tendem a ser muito discretos e preferem aparecer pouco.
- Casa 6 – Os indivíduos com este aspecto encaram tudo com seriedade e facilmente se comprometem com as tarefas cotidianas. Tendem a organizar a rotina de maneira criteriosa, de modo a conseguir cumprir com responsabilidade os compromissos assumidos.
Assista ao vídeo: Saturno – Amadurecimento e os limites da realidade
- Casa 7 – Estes nativos normalmente começam a se relacionar muito cedo e sonham encontrar um parceiro ideal. Dificilmente conseguem manter o romantismo por muito tempo, mas, com a maturidade, se esforçam ao extremo para manter uma relação estável.
- Casa 8 – Costumam ser pessoas que precisam de tempo para aceitar ou digerir mudanças, e se sentirem seguras o suficiente para encarar as transformações, principalmente as mais profundas. Enquanto não atingem o amadurecimento emocional, é possível sentirem dificuldade para enfrentar o desconhecido.
- Casa 9 – Para os nascidos com esta configuração, as fronteiras são bem demarcadas e atravessá-las depende de um esforço considerável. Sonhar com regiões distantes é um desafio que os move a ultrapassar as barreiras capazes de impedi-los de progredir.
- Casa 10 – Determinação, organização e disciplina são qualidades que acompanham estes indivíduos ao longo da vida e marcam o modo como eles se comportam diante do mundo. A realização dos seus planos é conduzida passo a passo, com prudência e cautela, e é na maturidade que alcançam prestígio e sucesso.
- Casa 11 – Estas pessoas costumam encarar com seriedade as urgências alheias, além de se comprometerem com possíveis soluções e se empenharem para levantar os recursos necessários para sanar tais problemas. Também precisam se sentir úteis no seu círculo de relações.
- Casa 12 – Estes nativos tendem a reprimir suas emoções durante um longo período de suas vidas. Com a maturidade, passam a assumir a responsabilidade pelos seus próprios limites e se esforçam ao máximo para superá-los.
O Retorno de Saturno
O Retorno de Saturno representa um ciclo de renovação, um convite à autoavaliação e à renovação de energias. Devido à fama de planeta maléfico atribuída a Saturno, esse movimento é visto como um período que pode ser difícil e tortuoso. Porém, o amadurecimento é algo natural na vida de todos nós.
Assim, a cada período de aproximadamente 29 anos, Saturno nos convida a viver momentos de reflexão, revisão, onde podemos avaliar nossa vida até aquele momento e projetar o que queremos construir no novo ciclo. Ao compreendermos as nossas responsabilidades, nos sentiremos mais fortalecidos para superar limites e construir alicerces sólidos para assegurar a realização possível.
Por fim, Saturno afirma os nossos desejos e as nossas escolhas, trazendo a oportunidade de encontrarmos satisfação na experiência da superação, onde adquirimos a confiança no nosso potencial.
Agora que você já sabe o que significa Saturno no Mapa Astral, encomende seu Mapa Astral e receba uma interpretação personalizada dessa energia na sua vida.