retorno-de-saturno

Um convite à autoavaliação e ao amadurecimento

Para a Astrologia, a proximidade dos 30 anos representa um marco importante no processo de crescimento individual. É quando acontece o primeiro Retorno de Saturno.

É o momento em que tomamos consciência das nossas limitações e assumimos as nossas responsabilidades . Um chamado para o amadurecimento.

Saturno é o último planeta visível a olho nu. Simboliza, por isso, os limites possíveis e o reconhecimento da nossa realidade. A natureza saturnina é da disciplina, das responsabilidades, da observação e da organização. Trata da experiência adquirida com esforço e trabalho, mexendo também com as nossas estruturas. Ele nos fala de resiliência e restrições. É a experiência adquirida com dedicação e trabalho, conduzindo ao nosso caminho de aprimoramento.

As características de Saturno se manifestam de acordo com a sua posição no mapa, determinando o modo como nos organizamos, lidamos com a realidade e nos relacionamos com os limites. E se você já passou ou ainda vai passar por esse ciclo, prepare-se! Por aqui, você vai saber mais sobre o que esse planeta representa na sua vida e como esses ciclos influenciam a nossa jornada.

Assista ao vídeo: Saturno – amadurecimento e os limites da realidade


A Astrologia e os ciclos

A Astrologia é baseada no estudo dos ciclos planetários e nas influências que eles exercem na nossa vida. Esses ciclos são individualizados e é pela análise do mapa astral que conhecemos os pontos de maior ativação dessas energias.

Todos nós temos todos os signos no mapa astral e os ciclos planetários indicam etapas importantes da nossa evolução.

Cada astro tem o seu próprio tempo para dar uma volta em torno do zodíaco: por exemplo, a Terra leva 365 dias; a Lua, cerca de 4 semanas; Júpiter, 12 anos.

Alguns ciclos específicos são mais marcantes do que outros, seja pela sua intensidade ou pelas próprias características do planeta em trânsito. O Retorno de Saturno é um deles e, quando acontece, traz consigo muitas inquietações e mudanças significativas para quem está vivendo esse momento.

O que é o Retorno de Saturno?

Na mitologia grega, Saturno é designado pelo nome de Cronos, o Deus do Tempo. Essa analogia se relaciona de forma direta com a sua história: o tempo que tudo devora, que consome todos os anos que passam.

Vivenciando os ciclos de retorno, nos damos conta da passagem do tempo, de como construímos a nossa história e o que ainda devemos fazer nesta existência. As experiências parecem mais duras, mas, ao mesmo tempo, estamos mais preparados para lidar com as restrições e as frustrações geradas pelo confronto com a realidade.

O Retorno de Saturno não representa uma ruptura ou sofrimento, e sim um ciclo de renovação, um chamado para o amadurecimento.

É um tempo de compreender as nossas responsabilidades diante da vida, de superar limites, de construir alicerces sólidos para assegurar a realização possível. Saturno afirma os nossos desejos e as nossas escolhas, trazendo a oportunidade de encontrarmos satisfação na experiência da superação, onde adquirimos a confiança no nosso potencial.

Veja também: O que é o Retorno de Saturno?


Quando acontece o Retorno de Saturno?

O Retorno de Saturno acontece quando o planeta retorna ao ponto exato em que estava no momento em que nascemos. Esse movimento leva em torno de 29 anos para acontecer e, de acordo com a nossa expectativa de vida, podemos vivenciar até 3 ciclos saturninos completos.

  • Primeiro retorno entre 29 e 30 anos
  • Segundo retorno entre 58 e 60 anos
  • Terceiro retorno entre 88 e 90 anos

Para Astrologia, o primeiro retorno é considerado o mais importante, pois é nesse período que iniciamos de fato a vida adulta. Tomamos maior consciência das nossas responsabilidades e partimos para uma jornada em busca do nosso verdadeiro propósito.

Veja também: Choque de realidade – Pontos críticos de Saturno


A influência do Retorno de Saturno em nossas vidas

Pela sua rigidez, Saturno é bastante associado pelos astrólogos à figura paterna, na função de quem faz valer as leis e estabelece os limites. Ao mesmo tempo que cobra, ele também dá o suporte necessário para a realização dos nossos objetivos.

O signo e a casa onde Saturno está posicionado no mapa astral oferecem a chave para o crescimento e a maturidade. Ali, aprendemos que as coisas não são como queremos, mas como podem ou devem ser, e há uma exigência de esforço constante e muito trabalho para desenvolver o que ele pede.

Nessa área do mapa, também estamos sujeitos ao enfrentamento de dificuldades. Saturno vai nos testar e nos colocar à prova em diversos momentos, para que sejamos capazes de cumprir nossos deveres e compromissos.

Leia mais sobre Saturno nos Signos – a importância de encarar a realidade

Como aproveitar melhor o momento

Passar pelo Retorno de Saturno é uma experiência bastante transformadora e cheia de desafios. Mas o momento também propicia que façamos uma autoavaliação, parando para pensar em tudo o que construímos até esse momento.

Olhando para a sua trajetória, você pode se perguntar:

  • O que eu conquistei até agora?
  • O que me mantém de pé?
  • O que faz sentido para mim?
  • Qual o meu compromisso de alma?
  • Que rumo a minha vida está tomando?
  • Estou vivendo com responsabilidade?
  • Estou cumprindo os meus deveres?
  • Estou no caminho certo?

A influência de Saturno nos provoca o aprimoramento constante, sempre buscando a sabedoria da vida. Com ele, aprendemos sobre a importância das regras, a disciplina, o senso de responsabilidade e o enfrentamento das frustrações. Ele nos lembra sobre a importância de se ter paciência e persistência, é dando um passo de cada vez que construímos a nossa vida.

Para algumas pessoas, o Retorno de Saturno pode ser um momento doloroso, de sofrimento e rupturas, enquanto, para outras, é uma fase muito feliz, de grandes revelações. São os resultados práticos dos nossos esforços que determinam como passamos pelo ciclo e como avançamos através dele. A dica aqui é não resistir e se entregar aos ensinamentos do tempo e da maturidade.

Veja também: Retorno de Saturno – crise ou oportunidade?

A mensagem de Saturno

Mesmo que você sinta (ou já sentiu) alguma turbulência, o Retorno de Saturno sempre traz a renovação, o início de uma nova vida.

É um período em que você deve ter paciência, usar o tempo a seu favor. Trabalhar o autoconhecimento e comprometer-se consigo mesmo, pela concretização do seu propósito.

Sua mensagem é: persistir respeitando limites e acolhendo a realidade. A posição no mapa natal indica o que nos ajuda a aceitar os erros e achar os meios mais adequados para resolvê-los.

Saturno existe nos nossos mapas para escolhermos o que tem relevância e descartarmos o desnecessário.

Saturno organiza, estrutura, amadurece e constrói o que vai durar.

Quer saber onde está Saturno no seu mapa? Faça seu Mapa Astral Grátis e receba a sua mandala astrológica.


Destaques do Blog

Ver todos