Os signos do zodíaco não apenas revelam características pessoais, também estão intrinsecamente ligados aos elementos da natureza – fogo, terra, ar e água. No elemento Ar, encontramos uma mistura de intelectualidade, comunicação e adaptabilidade. Os signos que fazem parte desse elemento são conhecidos por suas mentes ágeis, habilidades sociais e uma visão orientada para o futuro.
E quais são os signos de Ar? Gêmeos, Libra e Aquário, cada um trazendo uma abordagem única. Enquanto Gêmeos estimula a troca de ideias, Libra busca equilíbrio e harmonia nas relações, e Aquário traz inovação e originalidade. Juntos, esses signos representam a leveza, a flexibilidade e a dinâmica do elemento Ar.
Clique aqui para fazer seu Mapa Astral Grátis e saber onde você tem os signos de Ar
Assista ao vídeo: O elemento Ar – Gêmeos, Libra e Aquário nas relações
A combinação dos signos
Mas, antes de seguirmos em frente, vale também citar uma outra organização dos signos do zodíaco, conforme as modalidades (que chamamos de triplicidade) – cardinal, fixo e mutável.
Então, além do agrupamento entre elementos:
- Fogo – Áries, Leão e Sagitário
- Terra – Touro, Virgem e Capricórnio
- Ar – Gêmeos, Libra e Aquário
- Água – Câncer, Escorpião e Peixes
Também temos o agrupamento por modalidades:
- Cardinais – Áries, Câncer, Libra e Capricórnio
- Fixos – Touro, Leão, Aquário e Escorpião
- Mutáveis – Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes
Perceba que cada um dos signos do elemento Ar está localizado em uma modalidade diferente, ajudando a compor sua singularidade dentro do zodíaco.
Mas, além disso, foi feito um estudo separando os signos em seis eixos, formados por polaridades opostas e complementares. Os seis eixos são:
- Áries – Libra
- Touro – Escorpião
- Gêmeos – Sagitário
- Câncer – Capricórnio
- Leão – Aquário
- Virgem – Peixes
Mais pra frente, vamos entender melhor a importância de ter em mente também as modalidades e os signos opostos e complementares a cada signo do elemento Ar. O estudo das polaridades tem um enorme peso dentro da astrologia, pois considera-se que a dificuldade com a energia de um signo em uma pessoa pode ser complementada com a integração da energia do signo complementar.
Portanto, os elementos se complementam da seguinte forma:
- Fogo – Ar
- Terra – Água
A energia do elemento fogo é mais pulsante, instintiva e impulsiva. A do elemento Terra é mais objetiva e pragmática. Já a do elemento Ar é mais cooperativa, racional e reflexiva. Por fim, a energia do elemento Água é mais subjetiva, sensível e introspectiva.
E o que significa ser do elemento Ar?
O elemento Ar simboliza a capacidade de estabelecer o entendimento das coisas, de nomear objetos, sentimentos e emoções e expressar tudo isso por meio de palavras. Com esse elemento, aprendemos a nos comunicar, a trocar e a compreender um universo além do nosso. Uma das características mais marcantes é a compreensão e a consciência da necessidade de cooperar.
Não à toa, os signos que fazem parte desse elemento representam a primeira socialização e interação do indivíduo com o universo próximo, seja no ambiente escolar ou com familiares; a sociabilização com o intuito de criar vínculos de parceria – tanto amorosas quanto profissionais; e, por fim, a capacidade de sociabilizar, andar em grupos e entender que temos muitos a aprender com quem é diferente.
O elemento Ar estimula o desenvolvimento do raciocínio, da reflexão acerca da vida e da criação de enredos para contar os acontecimentos. Onde temos esse elemento no Mapa, estimulamos a mente a pensar, a refletir, temos o impulso de trocar ideias com os demais e a curiosidade aguçada.
Aspectos positivos e desafiadores
Todos os elementos possuem aspectos positivos e desafiadores. O elemento Ar nos ensina a conviver, a perceber que somos múltiplos e que nem sempre damos conta de tudo sozinhos, ou seja, que precisamos do outro em algum nível. Desse modo, nos ensina a refletir, a termos liberdade de expressão, entre tantos outros ensinamentos.
Já desequilíbrios de manifestação do Ar se manifestam por meio da irritabilidade, dependência, ansiedade, falta de organização mental, dificuldade de concentração e instabilidade.
Se você tem vontade de aprender mais sobre Astrologia, mas ainda não encontrou uma boa oportunidade, conheça o nosso Curso de Astrologia.
Saiba mais: As potências do elemento Ar no trabalho – Gêmeos, Libra e Aquário
O equilíbrio entre Ar e Fogo
Fogo e Ar têm energias que se manifestam de dentro para fora, uma energia de ação e dinamismo. São classificados como complementares pois enquanto o Fogo fala da independência, da impulsividade e enfrentamento dos desafios, o Ar retrata a experiência da cooperação, da reflexão e da troca.
O fogo nos ensina a confiar em nós mesmos, a ter força de ação, acreditar nos nossos desejos, na possibilidade de realizá-los, a termos liderança, e o Ar complementa essa energia contendo os impulsos por meio da reflexão, a entendermos que podemos ter ajuda no enfrentamento dos nossos desafios sem que isso retire nossa independência e que existe um universo além do nosso particular.
Então, agora que você já tem conhecimento sobre os signos de Ar e suas características, que tal descobrir mais sobre os outros posicionamentos do céu do seu nascimento? Encomende agora mesmo o seu Mapa Astral Digitalizado e descubra um universo só seu de potências e possibilidades.