Quer saber como aproveitar ao máximo o período de Sol em Câncer? No dia 20 de junho, o Sol começou sua temporada anual por esse signo e segue nessa energia até o dia 22 de julho, quando entra em Leão. Aproveite para conferir a posição dele na sua mandala de nascimento, com o Mapa Astral Grátis.
Cada planeta tem uma função na nossa vida. E a função do Sol é iluminar, trazer luz e consciência a tudo aquilo que seus raios tocam. Ele funciona como um centro organizador da nossa consciência, como se fosse a lente por meio da qual a gente enxerga o mundo e a realidade. Então, quando o Sol muda de signo, é como se houvesse uma mudança nas nossas lentes e, a partir disso, a gente começasse a perceber o mundo e a realidade de uma forma diferente.
Assista também ao vídeo: Tudo que você precisa saber o Sol em Câncer
Temas do período de Sol em Câncer
E então, quais são os assuntos que a gente vai poder colocar luz e consciência ao longo do período de Sol em Câncer? Esse é um signo que fala de acolhimento, nutrição e da busca por um espaço seguro.
O aconhego do lar
Esse espaço seguro, primeiramente, pode ser um espaço físico, como, por exemplo, a nossa casa, o nosso quarto ou o nosso cantinho especial do lar. Assim, esta pode ser uma temporada bem importante para prestar atenção em como está a nossa casa. Será que está aconchegante e segura? É um lugar onde eu me sinto bem?
Relações em casa
Ao mesmo tempo, na nossa casa também existem as relações com quem a gente vive, mora e compartilha esse teto. Como estão essas relações? São relações de intimidade? Como a gente tem se conectado com essas pessoas debaixo desse teto? Afinal, essas dinâmicas relacionais influenciam o clima do ambiente dessa casa e, obviamente, vão influenciam o quanto nos sentimentos bem, confortáveis e seguros, ou não.
Então, além de olhar para o nosso espaço físico e até entender se tem algo que gostaria de cuidar, de tornar mais seguro, mais confortável, mais aconchegante em casa, é também sobre olhar para essas relações de casa. Tudo isso vai ser bem importante de olhar e cuidar durante este período de Sol em Câncer.
Raízes, ancestralidade e famílias escolhidas
Câncer é o signo que fala da família. Assim, a gente também pode pensar em nossa família de origem. Como estão essas relações, será que a gente tem cuidado delas? E aí a gente vai estender para não só as pessoas que moram com a gente, mas também aos laços de sangue.
Mas a gente pode ter também a chamada família escolhida, afetos que são muito importantes, íntimos e não necessariamente via laços de sangue.
Nossa ‘casa interior’
Câncer, além de falar da casa física, tem como símbolo o caranguejo. E o caranguejo é aquele que carrega a casa nas costas, que tem uma “casa interior”.
Memórias e versões
Em um período de Sol em Câncer, sempre vale olhar para o passado, para as memórias e “constelar” esse passado no presente, trazendo essa história para o agora. Algumas memórias podem ser muito potentes, muito fortalecedoras, muito encorajadoras. Enquanto outras podem ser mais desafiadoras. Mas, ao constelar o passado no presente, a gente também tem sempre a oportunidade de ressignificar, de enxergar um novo sentido e um novo significado para aquela história e, a partir disso, contar uma nova versão sobre uma história que a gente viveu.
Emoções e autocuidado
O período de Sol em Câncer também é, então, sobre entender como eu estou internamente, como estão as minhas emoções. Câncer vai falar de toda essa sensibilidade, intuição, conexão com sentimentos. Então, como se conectar com isso e entender o que está se passando internamente?
Até porque, se Câncer fala muito dessa função de cuidar, quando a gente cuida do outro, a gente acaba sendo fonte para o outro. Mas a fonte precisa estar exuberante, precisa estar cheia para poder servir ao outro. Mas se essa fonte está seca, é muito difícil conseguir nutrir o outro.
Então, como Câncer fala de cuidar, neste período de Sol em Câncer é muito importante a gente olhar para o autocuidado. Como eu estou cuidando de mim e exercendo essa autocompaixão para poder estar bem e poder ser fonte de cuidado para o outro? É muito importante ter esse olhar não apenas para se doar, mas também se olhar, se ver, se perceber e poder exercer esse autocuidado e autocompaixão.
Maternidade e infância
Câncer também é um signo que fala de maternidade, dessa relação mãe e filho, mãe e filha. Mas a gente pode expandir essa ideia de maternidade para a função de cuidar, uma função que pode ser exercida não apenas com filhos humanos, mas que pode ser exercida em muitas relações e muitos trabalhos, e não apenas por mulheres.
Assim, o período de Sol em Câncer é um tempo de olhar para isso: como eu tenho cuidado do outro, qual é a minha forma de expressar esse afeto e, obviamente, como eu me sinto cuidado, como eu gosto de receber esse cuidado? Será que nas minhas relações eu tenho deixado claro o que eu preciso para me sentir seguro e cuidado? Será que eu tenho conseguido demonstrar para o outro ou oferecer ao outro aquilo que ele precisa para se sentir seguro e cuidado?
A ‘criança interior’
Além da maternidade, Câncer também fala da potência da criança. Afinal não existe maternidade sem um bebê, sem uma criança. Então, Câncer traz esse potencial que é um potencial criativo, imaginativo, de nos transportar para outras realidades, de poder criar outras realidades na nossa imaginação, é o contato mesmo com a fantasia.
Assim, este pode ser um ótimo ciclo para a gente entrar em contato com a nossa criança interior, com o brincar, com o se divertir, com se permitir ser transportado para outros lugares. Pode ser por meio de uma criança com quem você convive, que te remete à sua própria infância e à sua criança interior. Ou pode ser quando simplesmente você vai ao cinema, ao teatro, assiste a um filme e entra em contato com outros mundos e outras realidades possíveis.
Mas muitos outros pontos do seu mapa astral de nascimento podem te ajudar a entrar em contato com as suas emoções, raízes, família, casa e cuidado, de uma forma ainda mais profunda. Aproveite essa energia para avançar no contato com o seu universo interno, com o Mapa Astral Digitalizado.