Entrar

As curiosidades sobre Marte na astrologia nos revelam os mistérios e potências desse planeta vermelho. Afinal, o que o planeta Marte representa para a Astrologia? O que o temido e polêmico deus da guerra tem a nos dizer?

O planeta de cor avermelhada é o quarto do nosso sistema solar e o segundo menor planeta, perdendo apenas para o pequeno Mercúrio. A cor vermelha, marcante, deu origem ao seu nome, Marte, como uma homenagem ao deus romano da guerra.

Siga a leitura, pois vamos nos debruçar sobre a diferença entre os deuses Marte (romano) e Ares (grego) e como isso se reflete na Astrologia. Em seguida, falaremos sobre o que Marte tem em comum com mês de março e, também, com o planeta Terra. E ainda, se Marte é realmente um “planeta maléfico”.

Assista também ao vídeo: RAIVA, o que Marte diz sobre ELA?

Curiosidade 1

Marte e Ares, deuses diferentes

Muitos dos deuses romanos são uma releitura dos deuses da mitologia grega. Sendo assim, os simbolismos associados a essas figuras têm pouca diferença de uma mitologia para outra, como, por exemplo, o Hermes grego para o Mercúrio romano, Afrodite grega para Vênus romana, o Zeus grego para o Júpiter romano e assim por diante. 

No entanto, diferente dos demais deuses que batizam os outros planetas, Marte é o único que diverge bastante do seu equivalente grego, o deus Ares.

O deus grego é violento e sanguinário, que ama a guerra pela guerra e que adora derramamento de sangue sem motivo algum. Justamente por isso, é pouco cultuado, não havendo templos para ele, sendo raro encontrar representações deste deus.

Já Marte é o deus da guerra institucionalizada, pois Roma, sendo uma civilização militar, entendia a guerra como uma forma de defender o seu território, a sua pátria, o seu povo e a civilização como um todo.

Portanto, existe uma diferença intrínseca entre o deus da guerra para os gregos e o deus da guerra para os romanos, já que foram civilizações que entenderam a guerra de forma bastante distinta. E essa é uma das curiosidades sobre Marte e sua simbologia na astrologia.

Assista também ao vídeo: Marte – O Deus Guerreiro

Curiosidade 2

Marte no Mapa Astral

Essas particularidades entre as duas figuras são, também, importantes para a Astrologia, pois podemos perceber Marte, no Mapa Astral, por diferentes olhares.

Sendo assim, Marte representa tanto a nossa força, os nossos desafios e as nossas batalhas, quanto a nossa violência, algo inerente ao ser humano.

Ou seja, ele pode falar da nossa agressividade, do nosso instinto e da nossa impulsividade e, também, da nossa garra, da luta pela sobrevivência, das nossas conquistas pessoais e da forma como trabalhamos para atingi-las.

O astrólogo Howard Sasportas diz, em seu livro A Dinâmica do Inconsciente, escrito junto com Liz Greene, “…agressividade saudável é o desejo de crescer tornando-se aquilo que se pode ser, mas se essa força vital for bloqueada ela se transformará em raiva, rancor ou ódio”.

Logo chegamos a mais uma das curiosidades sobre Marte: trata-se de um planeta que simboliza a luta pela sobrevivência. O bebê, para nascer, precisa de Marte. A mãe, para parir, também precisa dessa força. E, todos nós precisamos dela para encararmos as nossas lutas. 

A boa notícia é que todos temos essa potência e, quanto mais conhecemos o nosso mapa natal, mais nos apropriamos de toda coragem e intensidade que esse planeta representa.

Curiosidade 3

Marte dá o nome ao mês de março

É no mês de março que se inicia o ano novo astrológico, com a entrada do Sol no signo de Áries. Além disso, os romanos entendiam que esse era o mês mais indicado para se iniciar uma guerra, por isso a homenagem ao deus Marte. 

Ainda nesse mês, no hemisfério norte, começa a primavera. Sendo assim, não é à toa que Marte também é o deus da agricultura, da vegetação, dos campos e, até, da fertilidade.

Ainda mais, especula-se que a imagem do deus da guerra é derivada de um deus protoindo-europeu, Perkwunos, um deus do tempo e das tempestades.

Curiosidade 4

Marte tem características similares às da Terra

Chegamos à penúltima das curiosidades sobre Marte. Apesar de ter praticamente metade do tamanho da Terra, Marte possui algumas características bem parecidas com as do nosso planeta.

Por exemplo, ele também possui um eixo inclinado que acaba gerando as estações ao longo do ano. Outra característica é que Marte também é o último planeta telúrico, ou seja, rochoso, assim como o nosso. Depois dele, todos os planetas são gigantes gasosos. 

Além disso, ele possui duas luas chamadas de Fobos e Deimos.

Curiosidade 5

Planeta maléfico?

Enfim, chegamos à última das curiosidades sobre Marte e também a mais polêmica. Na antiguidade, os planetas eram divididos entre maléficos e benéficos. Marte era o pequeno maléfico, assim como Saturno era o grande maléfico.

Apesar de ser difícil trazer essa nomenclatura para Astrologia que praticamos hoje em dia, para os antigos, ela não representava nenhum tipo de dificuldade ou desconforto.

Antes de tudo, para falarmos sobre essa polêmica classificação, é preciso saber que cada planeta é composto por duas qualidades primitivas: quente ou frio, úmido ou seco. E, nesse sentido, que a umidade é qualidade básica para que a vida se reproduza. 

O que nos limita pode nos fazer crescer?

Sendo assim, os planetas que eram classificados como maléficos são aqueles de qualidade seca e que expressam o extremo das suas qualidades. Marte é extremamente quente e seco, ou seja, um agente limitador da vida. Logo, é aqui que se encontra a polêmica: será que um planeta “maléfico” irá nos “fazer mal”? 

O que, de fato, ocorre é que ele simboliza algo que limita a expansão e a proliferação da vida. Porém, como o deus da agricultura, é ele que irá proteger a plantação da proliferação de pragas. Ainda mais, esse era o deus dos jardineiros, aqueles responsáveis por podar as árvores. Ou seja, domando o crescimento e a multiplicação da vida.

Nesse sentido, podemos concluir que até mesmo aquilo que limita também pode nos fazer crescer. Afinal, uma árvore precisa de algumas podas para se desenvolver mais forte, para que outros brotos nasçam e seus frutos prosperem.

Por tudo isso, vamos encerrar com a certeza de que você conheceu um pouco mais sobre esse planeta que representa muita força no mapa natal. Primeiramente, você soube a diferença entre os deuses da guerra grego e romano. Logo depois, descobriu a ligação de Marte e o mês de março, assim como, suas semelhanças com o planeta Terra. No final, pôde refletir sobre a qualidade maléfica atribuída a esse planeta.

E, para que você possa melhor aproveitar a energia do seu Marte, conhecendo a potência que esse planeta tem, é preciso acessar o seu Mapa Astral, conhecê-lo e identificar como essa força se expressa em você.

Encomende o seu Mapa Astral Completo

E se você pudesse conhecer e compreender melhor as suas potências e desafios, podendo explorar seus talentos e desenvolver aspectos não tão fluentes da sua personalidade? O seu Mapa Astral traz tudo isso e muito mais...

Destaques do Blog

Ver todos