Entrar

Você sabia que pode ter informações importantes sobre a paternidade no Mapa Astral?

Primeiramente, ressaltamos que uma relação saudável com a figura paterna faz toda a diferença na nossa jornada de desenvolvimento humano. De alguma maneira, é a energia do pai que indica o nosso destino e o papel que teremos no mundo.

Seja o pai presente ou não, podemos reconhecer essa energia paterna a partir da análise do nosso mapa de nascimento. Neste texto, falaremos dos pontos que nos ajudam a identificá-la e quais são as principais características do pai de cada signo.

Quer saber mais sobre o seu Mapa Astral? Faça o seu Mapa Astral Grátis e receba a sua mandala personalizada.

A paternidade no Mapa Astral

Quando analisamos um mapa natal, encontramos características que demonstram a presença da figura paterna na vida de um indivíduo. Da mesma forma, podemos identificar também a sua ausência. Tanto uma quanto a outra influenciam na formação da nossa personalidade, conforme o tipo de vínculo dessa relação.

Durante décadas, a figura paterna esteve muito associada à autoridade, ao rigor e aos limites. Mais recentemente, porém, essa representação vem se tornando mais amigável, parceira e generosa, sem deixar de lado a sua responsabilidade no processo de criação dos filhos.

Na Astrologia, essa figura está associada a alguns pontos específicos do mapa astral, que indicam as características da energia paterna e como é possível entendê-las. São eles:

Sol

Consciência e individualidade

Nos primórdios do patriarcado, devido à divisão de tarefas por sexo, coube ao homem as funções de provedor e guerreiro. O exercício da autoridade, a consciência moral, o poder de comando e a independência foram associados à luz mais forte que brilhava durante o dia.

Logo, como fonte irradiadora de calor e luz, o Sol, que brilha enquanto dura o tempo trivial de trabalho, passou a ser associado ao homem. Desse modo, o sistema baseado no comando e na dominação encontrou na luz reinante do dia o seu representante.

Sendo assim, a figura paterna no mapa astral é representada pelo Sol, que simboliza a individualidade e a consciência. Aqui, o indivíduo aprende a lidar com a autoridade – a dos outros e também a sua, assumindo o comando da própria vida e se autoafirmando.

Saturno

Limites e responsabilidades

Último planeta visível a olho nu, Saturno simboliza os limites possíveis e, principalmente, o reconhecimento da realidade. Trata ainda da experiência adquirida com esforço e trabalho. Por isso, também ilustra o pai, aquele que impõe limites à potência do Sol e que nos mostra que nem tudo acontece como queremos.

Por outro lado, não devemos esquecer de associá-lo ao cumprimento dos deveres e ao senso de responsabilidade. Afinal, é ele que rege os signos de Capricórnio, conhecido por tais características, e de Aquário, relação que estreita a noção de liberdade com responsabilidade e de dever social. .

Casa 4

Raízes e família

A casa 4 aponta traços do comportamento humano diretamente relacionados às experiências do indivíduo em família e à maneira como deixou e ainda se deixa afetar por elas. Nesse sentido, é possível ter uma ideia do histórico da pessoa, o que foi ou não registrado emocionalmente e com quais relações ela pode contar.

Pela análise desta casa astrológica, encontramos pistas sobre a nutrição emocional e as referências do passado. Assim, de acordo com o signo e os planetas que ocupam essa área, bem como os aspectos que fazem com outros astros, podemos identificar a presença ou a ausência da figura paterna e suas marcas na formação da personalidade.

Casa 10

O Meio do Céu

A Casa 10 é o ponto mais alto do céu. Aqui, temos uma função paterna reconhecida, que mostra o quanto é necessário preparar o indivíduo para viver por conta própria, criar asas, cumprindo sua missão. O signo do Meio do Céu, associado a essa casa, nos fala dos caminhos traçados, representa o que os pais devem fazer para que a criança se sinta segura do seu lugar no mundo.

Esta área do mapa também mostra como lidamos com as figuras de autoridade que encontramos pelo caminho e como usamos os princípios éticos e morais recebidos da figura paterna. É a energia de autoridade do pai que reverbera em nossas ações no mundo.

A seguir, conheça os principais atributos do pai de cada signo, considerando a posição do Sol no mapa de nascimento.

Como é o pai de cada signo?

  • Pai de Áries – É um pai ágil e enérgico, às vezes estourado e cabeça quente. Animado, está sempre em movimento e procura fazer atividades esportivas com os filhos. Além disso, encoraja-os a serem autênticos em suas escolhas de vida.
  • Pai de Touro – Mais pacífico e tranquilo, o pai desse signo gosta dos momentos confortáveis e gostosos juntos aos filhos, enchendo-os de carinho. Assim também, pode ser exigente e teimoso, mas não abre mão de prover a segurança da família.
  • Pai de Gêmeos – É o amigo, aquele que está sempre pronto para um bate-papo, uma conversa ou com uma novidade para contar. Do mesmo modo, também gosta muito de passear com os filhos, explorar coisas novas, estimulando a sua criatividade.
  • Pai de Câncer – Protetor, amoroso e sensível, que curte ver os filhos crescendo e aproveita cada etapa do seu desenvolvimento. Além disso, está sempre pronto para acolhê-los, com um abraço ou um colo, e valoriza muito os momentos em família.
  • Pai de Leão – É o pai coração que defende sua prole com unhas e dentes. Igualmente, incentiva a criatividade dos filhos, ensina sobre os valores nobres do ser humano e acredita que esses aprendizados são o melhor legado que pode deixar a eles.
  • Pai de Virgem – É crítico, que se envolve na rotina dos filhos e está sempre atento ao que precisa ser melhorado. Além disso, quer se sentir útil na vida deles e ajudá-los naquilo que precisarem. Gosta de ter tudo planejado nos momentos em família, do dia a dia às férias.

Assista: Maternidade e Paternidade – onde estão os astros?

  • Pai de Libra – É o pai justo e compreensivo. Aberto ao diálogo, gosta de ouvir o que os filhos têm a dizer e procura ensiná-los sobre o valor dos relacionamentos, assim como a importância da aparência e do bom trato nas relações sociais.
  • Pai de Escorpião – Intenso! Embora pareça duro e controlado na demonstração do seu amor, é um apaixonado pelos filhos. Ciumento e, às vezes, possessivo, busca criar uma relação de lealdade com eles.
  • Pai de Sagitário – Aventureiro, entusiasmado e otimista, quer ver os filhos no mundo, viajando, se divertindo, estudando, conhecendo novas culturas e filosofias. Por isso, estimula que sempre busquem por algo maior e melhor.
  • Pai de Capricórnio – É o pai trabalhador, que se preocupa com o futuro dos filhos. Exemplo de dedicação e comprometimento, espera que eles se dediquem e construam uma vida estruturada em bases sólidas. Preza pelo respeito e cumprimento das regras familiares.
  • Pai de Aquário – Pai original. Muito questionador, querer transmitir essa capacidade aos seus filhos, estimulando para que vejam as coisas sob outro ponto de vista. A inteligência e a autenticidade são características marcantes deste pai.
  • Pai de Peixes – É o pai sensível, aquele que se envolve emocionalmente com os filhos e que tem uma conexão de alma com eles. Generoso, cuidadoso e tranquilo, é visto como fonte de amor e acolhimento.

Por fim, o tipo de relação que tivemos com nosso pai, na infância, determinará como nos relacionaremos com as figuras de autoridade, no futuro. Também a forma como a figura paterna demonstrava limites e responsabilidades será determinante para a maneira como lidaremos com esses aspectos, na vida adulta.

Por tudo isso, se essa leitura despertou ainda mais o seu interesse de aprofundar a análise do seu Mapa Astral e ainda conhecer outros aspectos, encomende agora mesmo a versão completa.

Encomende o seu Mapa Astral Completo

E se você pudesse conhecer e compreender melhor as suas potências e desafios, podendo explorar seus talentos e desenvolver aspectos não tão fluentes da sua personalidade? O seu Mapa Astral traz tudo isso e muito mais...