Entrar

O Retorno de Saturno um evento astrológico que costuma ser permeado de curiosidades e mistérios. Trata-se de um dos temas mais famosos e mais temidos da Astrologia. Mas, afinal, ele é motivo para tanta preocupação?

Continue a leitura, pois você vai conhecer 5 importantes curiosidades sobre o Retorno de Saturno e como melhor aproveitá-lo na sua vida.

Assista ao vídeo: O que é o Retorno de Saturno?

Primeiramente, falaremos sobre a relação simbólica de Saturno e o tempo. Em seguida, sobre o que é, de fato, o Retorno de Saturno. Logo após, você vai conhecer outros três Retornos de Saturno e os ciclos importantes desse planeta. Por fim, você compreenderá o que representa uma experiência Saturnina.

Saturno, senhor do tempo

Na mitologia grega, Saturno é Cronos, aquele que dá origem ao tempo lógico, que contamos no relógio. Como senhor do tempo, ele simboliza a experiência acumulada e transformada em sabedoria.

Sendo o último planeta visível a olho nu, esse astro marca os limites daquilo que enxergamos e da realidade em si. Estando no limite, é o planeta que trata de restrições, aprendizados e resiliência.

Dessa forma, ele nos fala justamente da experiência do amadurecimento, quando encontramos os primeiros limites, ainda crianças, e precisamos lidar com as primeiras frustrações.

Saturno volta para o mesmo lugar de nascimento

Todos temos, no mapa natal, o planeta Saturno em um determinado signo e casa astrológica, indicando os temas e energias relacionados entre esse astro e o céu do nosso nascimento.

Com o passar do tempo, Saturno, em trânsito, vai percorrer todo o nosso Mapa Astral até que, aproximadamente aos 29 anos de idade, Saturno no céu se encontra com o nosso Saturno natal, pela primeira vez. E esse é justamente o famoso primeiro Retorno de Saturno, ou seja, o momento em que esse planeta retorna para o local em que estava no instante do nosso nascimento. 

Sendo Saturno aquele que representa o amadurecimento, o contato com os limites e aquilo que é possível fazer como ser humano e sociedade, é no momento do seu retorno que chegamos em um estado de maturidade, em que reconhecemos melhor a medida das nossas demandas e das responsabilidades sobre as nossas ações no mundo.

Dessa forma, após Saturno no céu percorrer todas as esferas no nosso mapa natal, chegamos em um momento de amadurecimento, o que podemos chamar, carinhosamente, de “maioridade espiritual”. Nessa etapa, iniciamos um ciclo de mais autonomia e consciência das nossas próprias escolhas.

Além disso, vale destacar que os efeitos dessa passagem de Saturno sobre o nosso Saturno natal podem ser sentidos por mais de dois anos.

Assista também: Saturno – amadurecimento e os limites da realidade

Podemos ter até 3 Retornos de Saturno

A terceira curiosidade sobre o Retorno de Saturno é que, ao longo de uma vida, esse planeta pode fazer até três retornos ao mesmo ponto em que ele estava no momento do nascimento de uma pessoa.

O primeiro, como já vimos, acontece em torno dos 29-30 anos; o segundo, em torno dos 58-59 anos. Já o terceiro retorno acontece para os mais longevos, em torno dos 88-89 anos de idade.

Cada uma dessas voltas, em cada ciclo, significa um outro patamar de amadurecimento, uma outra relação com a experiência do tempo de vida, com os limites e com os poderes do corpo e do ser humano.

Assim, as vivências de amadurecimento aos 58 anos podem ser bastante distintas daquelas experienciadas aos 29 anos. Geralmente, temos mais conhecimento, mais resiliência e mais bagagem de vida.

De 7 em 7 anos, Saturno tem ciclos importantes

Além do chamado retorno de Saturno, durante o caminho desse astro por um Mapa Astral, ele fará alguns outros aspectos importantes com o Saturno natal. Que são: a primeira quadratura; a primeira oposição; e a segunda quadratura. Isso tudo antes da conjunção, que é o retorno em si

Esses aspectos astrológicos acontecem, aproximadamente, aos 7, 14 e 21 anos de idade, quando passamos por momentos relevantes que testemunham o nosso amadurecimento. 

Sendo assim, na prática, isso quer dizer que tivemos experiências de amadurecimento e de contato com a realidade em diferentes áreas da nossa vida, representadas pelas casas astrológicas, em cada um desses momentos.

O primeiro Retorno de Saturno significa uma experiência Saturnina

No nosso Mapa Astral, o local onde está Saturno indica a área da vida que precisamos trabalhar e amadurecer. Do mesmo modo, ele nos ensina sobre os limites da realidade, de como acumulamos experiências, de como podemos trabalhar a perseverança e paciência para compreendermos que tudo tem o seu tempo próprio. Ou seja, o tempo das coisas nem sempre é o tempo dos nossos desejos.

Por tudo isso, a experiência Saturnina é tão importante, para colocarmos os pés no chão e enxergarmos a realidade, com todos os seus limites e responsabilidades. 

E aí, o que você achou dessas cinco curiosidades sobre o Retorno de Saturno? Podemos encarar cada Retorno de Saturno como uma importante oportunidade de rever a nossa jornada, olhar para a sabedoria adquirida, para a nossa resistência e para a capacidade de sermos resilientes e responsáveis por nossas próprias escolhas.

Com todas essas informações, agora podemos perceber melhor a importância da experiência Saturnina, dos seus Retornos e de seus outros ciclos em nosso mapa natal. Todos esses movimentos trazem importantes lições de compreensão da realidade, além de muita reflexão e sabedoria, para além dos estigmas que esse planeta carrega. 

Por fim, vale lembrar novamente que todos nós temos Saturno em um determinado ponto de nosso Mapa Astral, chamando a atenção para determinado aspecto da nossa vida. Conhecer esse local de amadurecimento pode ser um grande facilitador de vivências e de como melhor aproveitá-las. E você pode ter acesso a essas informações por meio do seu próprio Mapa Astral Digitalizado. Conheça agora essa ferramenta valiosa!

Conheça suas Previsões 2025

Descubra o que este ano novo reserva para você e como aproveitar ao máximo as oportunidades que estão à sua espera. Permita que os astros iluminem seu caminho com inspirações personalizadas e orientações astrológicas específicas e práticas.

Destaques do Blog

Ver todos