Datas dos signos do Zodíaco e suas características - Cláudia Lisboa

Primeiramente, é importante saber que as datas dos signos do Zodíaco mudam a cada ano. Existe sempre uma data aproximada todo mês, mas que pode variar uma média de um ou dois dias de ano para ano. Frequentemente, vemos pessoas que nasceram na mesma data, em anos diferentes, com signos solares distintos – principalmente entre os dias 19 e 23.

É comum alguém que nasceu no final de abril achar que é de Áries, por exemplo, mas, quando faz o próprio Mapa Astral, descobre que é de Touro. Por isso a importância de gerar o seu Mapa Astral, com o horário exato do nascimento, que é a única maneira de ter 100% de certeza. Saiba mais!

Quais são as datas dos signos do Zodíaco?

Muitas pessoas que nascem no período entre signos têm o famoso Sol na cúspide, ou seja, na “fronteira”. A passagem de um signo para o outro não ocorre exatamente no mesmo dia e horário todos os anos, já que o movimento da Terra em um ano dura 365 dias e 6 horas.

Os horóscopos de jornais e revistas não consideram essa diferença, estabelecendo apenas um determinado dia para ser de um signo solar ou de outro. Pode acontecer até mesmo de duas pessoas nascidas no mesmo dia terem signos diferentes; uma no fim de um e outra no começo do seguinte. Tudo pode mudar em questão de minutos!

Portanto, é indispensável ter acesso a softwares confiáveis de Astrologia, que fazem o cálculo exato das datas dos signos. Os nascidos na cúspide não possuem somente uma das duas energias, mas recebem as características de ambas. Mesmo que esse indivíduo se identifique mais com a energia do outro signo, há sempre uma que rege oficialmente o Sol no seu Mapa Astral.

Além disso, o método Luz e Sombra sempre traz as potencialidades e os desafios de cada signo com uma visão inovadora… E com dicas práticas para se transformar na sua melhor versão com a ajuda do signo oposto e complementar. Confira os 6 eixos aqui e veja abaixo as datas dos signos do Zodíaco com suas principais características!

Datas dos signos aproximadas

  • Áries: 21 de março a 20 de abril
  • Touro: 21 de abril a 20 de maio
  • Gêmeos: 21 de maio a 20 de junho
  • Câncer: 21 de junho a 22 de julho
  • Leão: 23 de julho a 22 de agosto
  • Virgem: 23 de agosto a 22 de setembro
  • Libra: 23 de setembro a 22 de outubro
  • Escorpião: 23 de outubro a 21 de novembro
  • Sagitário: 22 de novembro a 21 de dezembro
  • Capricórnio: 22 de dezembro a 20 de janeiro
  • Aquário: 21 de janeiro a 19 de fevereiro
  • Peixes: 20 de fevereiro a 20 de março

Horóscopo do dia: leia o horóscopo de hoje para os signos aqui!

Encomende o seu Mapa Astral Completo

E se você pudesse conhecer e compreender melhor as suas potências e desafios, podendo explorar seus talentos e desenvolver aspectos não tão fluentes da sua personalidade? O seu Mapa Astral traz tudo isso e muito mais…
De R$353 por R$99,90

Datas dos signos por mês em 2022

Janeiro

19/01 – 23h39: Sol entra em Aquário

Fevereiro

18/02 – 13h43: Sol entra em Peixes

Março

20/03 – 12h33: Sol entra em Áries

Abril

19/04 – 23h24: Sol entra em Touro

Maio

20/05 – 22h22: Sol entra em Gêmeos

Junho

21/06 – 06h13: Sol entra em Câncer

Julho

22/07 – 17h06: Sol entra em Leão

Agosto

23/08 – 00h16: Sol entra em Virgem

Setembro

22/09 – 22h03: Sol entra em Libra

Outubro

23/10 – 07h35: Sol entra em Escorpião

Novembro

22/11 – 05h20: Sol entra em Sagitário

Dezembro

21/12 – 18h48: Sol entra em Capricórnio

Características dos signos de cada mês

Áries: 21 de março a 20 de abril

O signo de Áries é representado pelo carneiro, o animal que usa a própria cabeça como arma com bravura. Aqui, então, vence o líder, aquele que tem a cabeça mais dura. A coragem e a valentia são, portanto, valores presentes no seu modo de ser e de viver. Você impõe sua vontade, lidera seu caminho e briga até o fim pelo que quer.

Seu elemento solar é o Fogo, reino da autoconfiança, da singularidade e da ação. Sua força vem da certeza do seu próprio valor. Entre as datas dos signos do Zodíaco, a data do signo de Áries é aproximadamente de 21 de março a 20 de abril, mas isso pode mudar dependendo do seu ano de nascimento.

Sendo ariano(a), você entende que a vida deve ser vivida de forma singular, sem se deixar levar ou influenciar pelas pressões externas. Porém, quando parece impossível evitá-las, acaba enfrentando e se posicionando diante de tudo com destemor e dignidade. Afinal, você confia no seu poder.

Você tende a superar os seus desafios com ânimo e assertividade, enxergando cada obstáculo como uma grande aventura. O mais importante é que a sua independência seja respeitada para que você possa viver livremente aquilo que os seus instintos indicam.

Sombra: A luz do Sol em Áries encobre o signo oposto, Libra. Assim, para que você possa se equilibrar, é importante que  busque desenvolver a reflexão e o olhar sobre o outro, permitindo que as suas atitudes sejam tomadas com sensatez. Dessa maneira, você irá favorecer os seus resultados e aumentar a harmonia nas suas relações.

Touro: 21 de abril a 20 de maio

O signo de Touro é graficamente simbolizado pelos cornos do próprio touro, que representa a Lua Crescente com toda a sua fecundidade e fartura. Afinal, esse é o signo que exalta a materialidade, os recursos e a produtividade. Sendo o maior animal do zodíaco, Touro é a própria força física que resiste e cumpre com as mais árduas tarefas.

Seu elemento solar é a Terra, universo da segurança e da razão. Os pés firmes no chão te permitem seguir com confiança e determinação. Entre as datas dos signos do Zodíaco, a data do signo de Touro é aproximadamente de 21 de abril a 20 de maio, mas isso pode mudar dependendo do seu ano de nascimento.

Você é uma pessoa que prefere viver de acordo com a realidade da vida, já que a racionalidade te permite acessar a segurança que tanto valoriza. Aliás, é justamente esse pragmatismo que faz com que as suas realizações sejam sempre frutos de trabalhos cumpridos com responsabilidade, eficiência e, acima de tudo, satisfação.

O desejo de desfrutar os inúmeros prazeres da vida é o que faz com que você se esforce para ter acesso à estabilidade financeira. Comer bem, cercar-se do que é belo, viver com conforto… Explorar os sentidos traz real motivação e contentamento aos seus dias.

Sombra: A luz do Sol em Touro encobre o signo oposto, Escorpião. Assim, para que você possa se equilibrar, é importante que se dedique ao desenvolvimento do desapego material. Reconhecendo a impermanência da vida, você evitará danos em diversas áreas, principalmente a profissional e a afetiva.

Gêmeos: 21 de maio a 20 de junho

O grafismo do signo de Gêmeos, simbolizado pelo algarismo romano II, representa as polaridades existentes e associadas a esse signo… Dia e noite, luz e sombra, alegria e tristeza. Gêmeos é a percepção dos muitos caminhos e possibilidades que nos rodeiam e, para isso, é importante que a mente se mantenha aberta e curiosa.

Seu elemento solar é o Ar, reino do raciocínio, das informações e dos relacionamentos. Com ele, aprendemos que o ser humano não veio para viver sozinho. Entre as datas dos signos do Zodíaco, a data do signo de Gêmeos é aproximadamente de 21 de maio a 20 de junho, mas isso pode mudar dependendo do seu ano de nascimento.

Você busca respostas para os seus questionamentos, seja por meio dos encontros que permitem o acesso aos mais diversos pontos de vista ou de experiências que tragam novas percepções e informações. É, então, a sede de conhecer os mundos ao seu redor que faz com que a sua mente seja como uma biblioteca, repleta de boas histórias e múltiplos saberes.

Sua capacidade de traduzir em palavras os seus sentimentos, pensamentos e sensações vem do fato de Gêmeos ser essencialmente associado ao poder da linguagem. Fato é que, quanto mais você vive, mais tem para dizer e melhor consegue compreender o mundo ao seu redor.

Sombra: A luz do Sol em Gêmeos encobre o signo oposto, Sagitário. Assim, para que você possa se equilibrar, é importante que desenvolva o foco e a assertividade, evitando dessa maneira a dispersão que pode prejudicar os seus resultados. Afinal, a mente concentrada facilita e promove a conquista das metas e dos objetivos.

Câncer: 21 de junho a 22 de julho

O signo de Câncer é o caranguejo que representa a experiência de viver em dois mundos… Na terra, a estabilidade do mundo físico; e na água, o universo psíquico. O animal que carrega sua casca protetora simboliza também a necessidade humana de construir um abrigo, interno e/ou externo, para voltar quando quiser sentir segurança.

Seu elemento solar é a Água, reino da espiritualidade. Você detecta as energias ao seu redor e percebe o mundo por meio das mensagens que as suas intuições te enviam. Entre as datas dos signos do Zodíaco, a data do signo de Câncer é aproximadamente de 21 de junho a 22 de julho, mas isso pode mudar dependendo do seu ano de nascimento.

Você é um guardião de memórias e apreciador da sua própria história e ancestralidade. Sua estabilidade emocional tem raízes nas relações de afetividade, no histórico familiar e nas experiências do passado. Seu impulso, portanto, é o de cuidar, sempre zelando por aqueles que necessitam de amparo e acolhimento.

Na sua alma habita uma verdadeira fortaleza, e é para lá que a sua energia se volta quando você precisa se sentir protegido(a) do mundo exterior. E uma coisa é certa: não é qualquer um que pode conhecer esse lugar, somente aqueles em quem você confia podem acessar esse espaço sagrado, profundo e sensível.

Sombra: A luz do Sol em Câncer encobre o signo oposto, Capricórnio. Assim, para que você possa se equilibrar, é importante desenvolver a razão e o pragmatismo para evitar que as fantasias comprometam suas realizações. Caminhos iluminados pelo presente te conduzem, com a segurança do passado, rumo ao futuro.

Leão: 23 de julho a 22 de agosto

O simbolismo do signo de Leão exalta a exuberância da vida. Reconhecido como “o rei dos animais”, o ar de nobreza e o porte majestoso associados à ferocidade do animal fascinam desde sempre o olhar do homem, despertando tanto admiração e respeito, quanto medo.

Seu elemento solar é o Fogo, reduto da objetividade, da ação confiante e da valentia. Sua luz é fruto do autoamor e da valorização pessoal. Entre as datas dos signos do Zodíaco, a data do signo de Leão é aproximadamente de 23 de julho a 22 de agosto, mas isso pode mudar dependendo do seu ano de nascimento.

A intensidade é sua marca, já que Leão é justamente regido pelo Sol. A soma dessas duas forças faz com que você seja portador(a) de uma luz incomparável e inconfundível e um charme natural. A consciência do seu próprio poder é o que facilita a superação dos obstáculos, vencidos sempre com muita coragem.

Suas vontades são claras e você se sente merecedor(a) de viver seus desejos, e é justamente por essa potência que tende a ser destaque nos acontecimentos que surgem na sua vida. Além disso, sua energia aquece o coração de quem precisa de ânimo, irradiando, como a luz solar, imensa alegria e positividade.

Sombra: A luz do Sol em Leão encobre o signo oposto, Aquário. Assim, para que você possa se equilibrar, é importante que desenvolva a solidariedade e o altruísmo, servindo aos outros como serve a si. Dessa forma, as suas relações poderão seguir em verdadeira harmonia.

Virgem: 23 de agosto a 22 de setembro

O signo de Virgem é simbolizado pela virgem Astréia. É também o único do Zodíaco representado por uma mulher e, por isso, trata-se de um universo associado ao feminino, à terra que respeita seu ritmo orgânico, tornando-se assim capaz de produzir os mais variados frutos. É a multiplicidade ao nosso redor e as diversas formas com que a matéria se apresenta para nós.

Seu elemento solar é a Terra, universo da razão, da clareza e da realidade. Com os pés enraizados no chão, você se sente seguro(a) e confiante para ir além. Entre as datas dos signos do Zodíaco, a data do signo de Virgem é aproximadamente de 23 de agosto a 22 de setembro, mas isso pode mudar dependendo do seu ano de nascimento.

Você é alguém que sabe viver de forma simples e funcional, sempre consciente de que a desordem pode acabar prejudicando o rendimento e o sucesso dos seus resultados. É, então, graças ao seu olhar atento e detalhista, que você consegue perceber as questões ao seu redor que precisam ser ajustadas e aperfeiçoadas.

Sua autocrítica também é grande e, por meio desse poder, você se torna capaz de avaliar os seus próprios defeitos e qualidades, fortalecendo os traços que devem permanecer e efetuando as mudanças necessárias para se manter no caminho da evolução pessoal.

Sombra: A luz do Sol em Virgem encobre o signo oposto, Peixes. Assim, para que você possa se equilibrar, é importante que procure desenvolver a sensibilidade para conseguir perceber e contemplar o todo ao seu redor – e não somente as minúcias. Invista em práticas que fortaleçam a sua conexão espiritual.

Libra: 23 de setembro a 22 de outubro

O signo de Libra é o único do Zodíaco representado por um objeto, a balança, símbolo da justiça e do equilíbrio. As ações librianas são sempre fruto de grandes reflexões, que permitem a análise de todos os lados de uma situação. No seu belo universo, habitam o “eu” e o “outro”, com suas diferenças sendo respeitadas e acolhidas.

Seu elemento solar é o Ar, reino do intelecto, das ideias e das negociações. Com ele, aprendemos que o ser humano não veio para viver sozinho. Entre as datas dos signos do Zodíaco, a data do signo de Libra é aproximadamente de 23 de setembro a 22 de outubro, mas isso pode mudar dependendo do seu ano de nascimento.

A possibilidade de estar entre alianças e parcerias é o que nutre o seu coração e é por isso que os relacionamentos dão sentido para a sua vida, já que por meio deles você acaba conhecendo a si mesmo(a). Ademais, quando a sua força aumenta, você se torna ainda mais capaz de promover conciliações nos ambientes com desentendimentos.

Você tem o dom de perceber e contemplar a beleza, já que seu senso estético é bastante apurado. Arte, amor, gentileza e tantas outras forças permeiam o universo delicado que te cerca… E é estando em contato com essas realidades que você pode se sentir a verdadeira satisfação.

Sombra: A luz do Sol em Libra encobre o signo oposto, Áries. Assim, para que você possa se equilibrar, é importante que desenvolva a consciência de si, valorizando as suas necessidades e manifestando os seus desejos. Dessa forma, seus encontros se tornarão mais plenos e saudáveis.

Escorpião: 23 de outubro a 21 de novembro

Os escorpiões são animais de hábitos noturnos, que se sentem seguros em contato com as sombras. Assim é também a realidade desse signo, cuja maior força é a de levar luz às questões obscuras da alma. Como cirurgiões espirituais, nativos do signo de Escorpião têm a capacidade de acessar as feridas emocionais que pedem por cura e transformação.

Seu elemento solar é a Água, reduto da espiritualidade e das intuições. Por meio da sua sensibilidade, você encontra a sua força e o seu poder interior. Entre as datas dos signos do Zodíaco, a data do signo de Escorpião é aproximadamente de 23 de outubro a 21 de novembro, mas isso pode mudar dependendo do seu ano de nascimento.

Você sabe mergulhar nas suas próprias profundezas para nelas encontrar forças adormecidas, transformando o que parecia perdido em algo novo. É também por isso capaz de se renovar a cada experiência, com uma verdadeira metamorfose, deixando para trás quem foi um dia. Podemos dizer que você vive em sintonia com o eterno ciclo da vida, feito de fins e recomeços.

Sua consciência em relação à profundidade que nos habita faz com que se torne mais fácil para você acessar assuntos que para muitos podem ser considerados tabus, como a morte e o sexo, por exemplo. Enquanto muitos não conseguem lidar abertamente com esses “mundos”, você se sente mais à vontade para trazê-los à tona, revelando seus mistérios.

Sombra: A luz do Sol em Escorpião encobre o signo oposto, Touro. Assim, para que você possa se equilibrar, é importante que desenvolva a persistência e a doçura para vivenciar os seus intensos processos emocionais de forma mais tranquila. Afinal, os seus resultados serão os mesmos e o desgaste interno será menor.

Sagitário: 22 de novembro a 21 de dezembro

O signo de Sagitário é representado pelo centauro, o arqueiro que segue firme na direção das flechas que dispara. É o signo que supera a si mesmo, colocando rédeas no seu lado animal para permitir que o instinto e o intelecto possam estar a serviço da evolução espiritual. O que importa mesmo é cavalgar com fé em direção às conquistas.

Seu elemento solar é o Fogo, universo da autoconfiança e da vitalidade. Sua luz abre os seus caminhos e aumenta a sua fé. Entre as datas dos signos do Zodíaco, a data do signo de Sagitário é aproximadamente de 22 de novembro a 21 de dezembro, mas isso pode mudar dependendo do seu ano de nascimento.

Você valoriza o conhecimento acima de tudo. Sua mente é capaz de ir longe, desbravando territórios desconhecidos e repletos de sabedoria, sejam eles internos ou externos. Por mais que a jornada possa ser desafiadora, você sabe contornar e vencer cada obstáculo do caminho com otimismo e confiança.

O bom humor é uma marca da sua personalidade, fruto do olhar entusiasmado e positivo em relação à vida. Para você, o que importa não é a chegada, mas sim a possibilidade de viver intensamente o caminho. Ao ter o seu objetivo conquistado, logo um novo é criado, afinal, sua mente assertiva precisa sempre estar focada em um alvo.

Sombra: A luz do Sol em Sagitário encobre o signo oposto, Gêmeos. Assim, para poder se equilibrar, é importante que você desenvolva a flexibilidade e a leveza, vivendo então sua trajetória de forma ainda mais promissora, acolhendo sabiamente as mudanças que surgirem ao longo dela.

Capricórnio: 22 de dezembro a 20 de janeiro

O signo de Capricórnio é representado pela cabra montanhesa, que sobe a montanha fincando os pés no chão duro rumo ao topo. Ela é o símbolo da estabilidade e da perseverança. Entretanto, esse animal tem um detalhe mágico, que é uma cauda de peixe que oculta por trás de uma personalidade aparentemente seca – um instinto e uma sensibilidade que quase nunca são citados nas interpretações que lemos por aí.

Seu elemento solar é a Terra, o solo onde as raízes se firmam, universo das certezas, da estabilidade e da segurança. Entre as datas dos signos do Zodíaco, a data do signo de Capricórnio é aproximadamente de 22 de dezembro a 20 de janeiro, mas isso pode mudar dependendo do seu ano de nascimento.

Você é uma pessoa que tende a pensar e a medir todas as suas atitudes e tem uma preocupação constante com a solidez e a estabilidade. Para você, é importante ser coerente consigo mesmo(a) e com seus objetivos de vida, evitando correr maiores riscos que possam prejudicar o sucesso da escalada.

Seus esforços para superar as próprias limitações são invejáveis e, como as cabras que dedicadamente sobem as montanhas, é essencial se manter firme no seu propósito… Sem pressa, com prudência e calculando cada passo para evitar os imprevistos que podem surgir no seu caminho.

Sombra: A Luz do Sol em Capricórnio encobre o signo oposto, Câncer. Assim, para que você possa equilibrar suas energias, é importante que expresse sua sensibilidade e doçura, qualidades que estão na sombra. Dessa maneira, os caminhos a percorrer vão ser amenizados pela suavidade emocional.

Aquário: 21 de janeiro a 19 de fevereiro

 O signo de Aquário é representado pelo aguadeiro, aquele que serve a humanidade, que rega para fazer crescer. Tem como símbolo gráfico duas ondas sincronizadas – representando a vibração conjunta entre indivíduo e coletividade. É também a eletricidade cósmica, os raios, as tempestades que são capazes de sacudir a natureza, libertando e espalhando as novas sementes.

Seu elemento solar é o Ar, universo das ideias, raciocínio e interações sociais. Com ele, aprendemos que o ser humano não veio para viver sozinho. Entre as datas dos signos do Zodíaco, a data do signo de Aquário é aproximadamente de 21 de janeiro a 19 de fevereiro, mas isso pode mudar dependendo do seu ano de nascimento.

Você é uma pessoa que reconhece a importância de viver em união com quem está ao seu redor. Além disso, sua mente sempre aberta permite que você se mantenha atualizado(a) por meio das novas opiniões e pontos de vista que chegam pelos encontros e trocas intelectuais.

Sua energia renovadora faz com que você se envolva com todo o coração com as mudanças que acredita serem necessárias para a melhoria do mundo e da sociedade. Aliás, sua força é imbatível quando você se relaciona com os assuntos que dizem respeito ao bem-estar do coletivo.

Sombra: A luz do Sol em Aquário encobre o signo oposto, Leão. Assim, para que você possa se equilibrar, é importante que desenvolva sua disciplina e seu autoamor, que são qualidades que estão na sombra. Dessa maneira, acreditando no seu próprio poder, você evitará as incertezas e o pessimismo, contribuindo para o sucesso das suas ações.

Peixes: 20 de fevereiro a 20 de março

O signo de Peixes é representado por dois peixes nadando em direções opostas, unidos por um cordão. Juntos, eles simbolizam as marés da vida, o fim de um ciclo e a preparação para o novo que irá chegar. Além disso, podemos dizer que no universo pisciano não existe separação, afinal, é nele onde o tudo e o nada convivem em perfeita sincronia. Por meio dele podemos conhecer o amor universal.

Seu elemento solar é a Água, reino da sensibilidade e intuição. Como uma esponja, você absorve as atmosferas ao redor e percebe o mundo pelo coração. Entre as datas dos signos do Zodíaco, a data do signo de Peixes é aproximadamente de 20 de fevereiro a 20 de março, mas isso pode mudar dependendo do seu ano de nascimento.

Você é uma pessoa que intuitivamente capta os sinais da alma, compreendendo o indizível. Toda essa sua profundidade faz com que seja mais fácil sentir compaixão, já que por meio dela você sempre consegue encontrar uma maneira de se identificar e de acolher as questões de quem está em volta.

Sua grande capacidade de sonhar e de viver para o amor, seja ele dirigido a alguém especial, uma atividade ou uma causa, é o que torna fundamental o seu envolvimento emocional com o que faz. Afinal, o importante para você é que em tudo exista um sentido maior e espiritual.

Sombra: A Luz do Sol em Peixes encobre o signo oposto, Virgem. Assim, para que você possa se equilibrar, é importante que desenvolva a capacidade de se organizar e de pensar com mais objetividade, qualidades que estão na sombra. Dessa maneira, fica mais fácil observar com cuidado e atenção a realidade ao seu redor, filtrando as energias que você absorve.

Você sabia que possui todos os signos no seu Mapa Astral?

Como sempre falamos aqui, somos muito mais que o nosso signo solar. Ou seja, o Sol é apenas uma parte do nosso Mapa Astral, representando a nossa essência.

Lua, Ascendente, Mercúrio, Vênus, Marte, Descendente, Meio do Céu… E a nossa estrutura emocional, a forma na qual nos mostramos para o mundo, a nossa comunicação, o jeito que amamos, o nosso modo de agir, relacionamentos amorosos, carreira e muito mais? É tudo um conjunto.

Portanto, você sabia que possui todos os signos no seu Mapa Astral? As casas astrológicas, que falam das 12 principais áreas da vida, estão posicionadas em cada signo do Zodíaco, dependendo do seu Ascendente (1ª Casa). Dentro delas estão os astros/planetas, pontos virtuais, asteroides e outros. Temos, ainda, a interação entre eles, gerando os aspectos.

No nosso Mapa Astral Digitalizado, trazemos a mandala astrológica personalizada, tudo sobre o seu signo solar, ascendente e signo lunar, além da interpretação completa dos planetas nas casas, dos planetas nos signos e dos aspectos entre os planetas, incluindo Meio do Céu, Lilith, Quíron e Nodos Lunares. Tudo isso baseado no método Luz e Sombra, é claro.

Quer descobrir em qual área da sua vida a energia de cada signo está presente e confirmar a data do seu signo solar?
Então encomende o seu Mapa Astral Digitalizado, interpretado pela Cláudia Lisboa, aqui!