O sistema solar é composto de planetas e pontos especiais que influenciam as nossas vidas, cada um com uma energia diferente. São eles que nos ajudam a viver em movimento, potencializando a realização da nossa personalidade, a nossa maneira de ser e atuar no mundo.
Nossa energia vital vem do Sol e da Lua, luminares do nosso mapa astrológico, que atravessam o céu como um casal, ora próximos, ora afastados. São forças que se complementam, o masculino e o feminino: enquanto o Sol cria, a Lua dá forma à criação.
No ponto da órbita da Lua mais afastado da Terra encontramos a força oculta de Lilith, o lugar próprio do simbolismo da Lua Negra, o exílio do feminino, os medos e os desejos ocultos.
Quer saber mais sobre o significado de Lilith no Mapa Astral? Contamos tudo sobre ela por aqui!
Quer descobrir como a potência de Lilith se manifesta no mapa astral? Se você ainda não sabe onde está Lilith no seu mapa, faça agora o seu Mapa Astral Grátis e saiba como essa energia atua nos seus impulsos e desejos.
Lilith: a Lua Negra e a força do feminino
Lilith é uma figura mitológica e suas raízes estão no Antigo Testamento. Reconhecida como “a primeira mulher de Adão” – ainda antes de Eva – foi expulsa do paraíso porque reivindicava seus direitos e seu prazer, o que não era aceito por ele. Seu mito nos fala sobre a expressão do desejo feminino que não se submete, não abaixa a cabeça e, por isso, acaba pagando um preço alto, como a reclusão.
Astronomicamente falando, a Lilith é um ponto virtual que marca o apogeu da Lua, o lugar onde estão as forças da negação, o desamparo e a travessia solitária pelos desertos da alma sofrida com a separação, a competição e a dominação. Em uma sociedade patriarcal como a nossa, em que durante muito tempo a mulher foi silenciada, é fundamental entender a força que Lilith representa.
Assista ao vídeo: Lilith: a força transgressora no Mapa Astral
A Lilith no Mapa Astral
Na Astrologia, Lilith é o exílio do feminino, da sua sexualidade e dos seus legítimos desejos. Está relacionada à mulher selvagem, que não se submete às vontades alheias e escolhe a própria liberdade. Prefere a exclusão à humilhação, mesmo que lhe custe um preço alto, como ser taxada de devassa e cruel.
No mapa, tanto dos homens quanto das mulheres, ela assume o duplo papel de força reprimida e rebelada; ressentida e insubmissa; vingativa e transmutadora; fatal e sedutora.
A análise de Lilith nos ajuda a entender os processos inconscientes que vêm à tona nos relacionamentos amorosos, como expressamos nossos desejos e a nossa sexualidade.
Os temas tratados por Lilith são:
- valores inegociáveis
- autoconfiança
- independência
- respeito aos próprios desejos
- submissão
- insubordinação
- separações
- rupturas
- desamparo
- feridas da exclusão
- sexualidade
Lilith ainda é um ponto pouco explorado no Mapa Astral. O seu posicionamento, porém, nos ajuda a compreender melhor os nossos desejos, onde a nossa vontade prevalece e também nossos traumas e emoções reprimidas.
O signo, a casa e os aspectos a ela associados são ferramentas libertárias e, ao mesmo tempo, potências represadas. São indícios dos desejos reprimidos e também dos assuntos aos quais não se deve ficar submetido.
Lilith nos signos
- Áries – não tolera ter sua vontade tolhida; deseja um relacionamento quente, dinâmico e independente.
- Touro – não suporta interferência em suas decisões financeiras; quer respeitados seus desejos de conforto e estabilidade.
- Gêmeos – estimulada pelas trocas intelectuais; não tolera ser tratada com superficialidade ou ter sua inteligência desprestigiada.
- Câncer – valoriza relacionamentos com bases afetivas seguras e parceiros sensíveis, que prezam pelas relações familiares.
- Leão – gosta de estar sempre no comando; não admite ser dominada, ter sua vontade tolhida e ser tratada com agressividade.
- Virgem – valoriza muito o cotidiano compartilhado, a divisão de tarefas no dia a dia; não suporta o excesso de críticas e a falta de transparência.
- Libra – valoriza a vida social, a delicadeza nos atos, o diálogo e a harmonia; não suporta ser dominada pelo outro.
- Escorpião – busca relações de muita entrega e intimidade; não suporta ser dominada afetivamente ou ser tratada com indiferença.
- Sagitário – não aceita ser dominada no campo das ideias; valoriza a própria liberdade e o respeito aos seus princípios.
- Capricórnio – não tolera que interfiram nas suas responsabilidades e sua organização seja desrespeitada; não suporta a frieza e o excesso de exigências nos relacionamentos.
- Aquário – valoriza a expressão da singularidade, a liberdade de direitos e as relações baseadas no respeito às diferenças e individualidades de cada um.
- Peixes – não tolera ser dominada emocionalmente e tratada com frieza; a falta de sonhos compartilhados, humor instável e fantasias destrutivas são pontos de ruptura.
Assista também: Lilith – A expressão do desejo na Astrologia
Lilith nas casas
- Casa 1 – O peso dos ressentimentos pode recair sobre o corpo; tendência ao complexo de inferioridade; recusa aos impulsos de castração das qualidades femininas.
- Casa 2 – Pode estar sujeita a perseguições e humilhações por sua condição econômica; recusa à dominação por meios financeiros
- Casa 3 – Desejo de ser reconhecida por suas ideias e pelo modo de pensar; recusa à dominação intelectual.
- Casa 4 – Repressão das emoções e experiências do passado; dificuldade de expressar sentimentos; recusa a sucumbir às humilhações domésticas.
- Casa 5 – Pode haver excessos na busca pelos prazeres da vida; não admite ser controlada nos seus impulsos emocionais ou no seu desejo de se expor.
- Casa 6 – Preza pela organização diária da casa e do trabalho de forma feminina, intuitiva e orgânica; não suporta receber ordens de como ou quando deve fazer isso ou aquilo.
- Casa 7 – O prazer está em compartilhar a vida com o outro; não suporta ser comandada pelo outro e não aceita parceiros comandáveis.
- Casa 8 – Tendência a se tornar obsessiva, podendo exilar-se da sua própria alma; não se submete às manipulações emocionais de poder e dominação.
- Casa 9 – Desejo de ser reconhecida pelo conhecimento e inteligência; não suporta que lhe engessem o pensamento, imponham teorias ou que não tenha liberdade de expressão.
- Casa 10 – Ambiciosa, tende a disputar espaço com pessoas que têm poder; não se submete a hierarquias e não suporta que lhe impeçam o crescimento na carreira.
- Casa 11 – Não se submete aos valores patriarcais e paternalistas presentes na cultura; não suporta que lhe retirem a liberdade de convívio social.
- Casa 12 – Tende a sentir abandonada quando se vê às voltas com seus fantasmas; não se submete às manipulações psíquicas de poder e dominação.
O feminino integrado
Por representar um lado obscuro e sombrio de nós mesmos, Lilith traz uma energia muito forte para o nosso mapa. Conhecer a nossa Lilith é encontrar um caminho seguro tanto para o exílio, restaurando nele as forças desgastadas de uma alma explorada à exaustão, quanto para o seu retorno, fecundando-a para trazer à luz outras vidas.
Agora que você já conhece mais sobre a potência da Lilith, faça o seu Mapa Astral Digitalizado Completo para saber como essa energia atua nos seus impulsos e desejos.