Entrar

Cada um dos planetas do sistema solar influencia nossas vidas com uma energia diferente. São eles que nos ajudam a viver em movimento, potencializando a realização da nossa personalidade. Podem indicar defeitos e qualidades, tristezas e alegrias, nossa maneira de ser e atuar em sociedade.

O Sol é a nossa essência, personalidade. A Lua trata das nossas emoções e de tudo que nos nutre. Enquanto o Sol é a força masculina, o impulso da vontade e da criatividade, a Lua é o feminino, a afetividade e a imaginação. São energias complementares: o Sol a razão, a Lua a emoção.

A Lua é o satélite natural da Terra e, na Astrologia, representa um dos pilares da nossa personalidade junto ao Sol e ao Ascendente. No organismo, ela rege o estômago, o útero e os ovários.

Aqui, você vai saber o que a Lua significa no Mapa Astral, características, influência na maternidade, alimentação e muito mais!

Lua: personagem feminina

Regente do signo de Câncer e associada à Casa 4, a Lua é a energia feminina do Mapa Astral, simbolizando a nossa sensibilidade, nossas raízes e família. Além disso, fala da nossa conexão com a natureza, com o corpo, com a nutrição física e emocional.

Nas fases da Lua, sentimos o flutuar das nossas emoções, as mudanças de humor e de atitudes. É a posição da Lua em nosso mapa que traz informações importantes sobre como interagimos uns com os outros e expressamos nossos sentimentos.

Quer saber em qual signo está a Lua no seu Mapa Astral? Faça o seu Mapa Astral Grátis aqui.

A Lua no Mapa Astral

No mapa, a Lua está associada às emoções, o cenário afetivo onde construímos nossa individualidade. É o modo como afetamos e somos afetados pelo outro e pelo mundo que nos cerca. Ela também fala do mistério, da memória, do inconsciente, do ato de cuidar e acolher.

Há uma relação tradicional da Lua com a casa, o espaço físico que nos protege, o lugar onde nos recolhemos para repousar e restaurar nossas forças. Nesse espaço, vemos a intimidade dos relacionamentos e a dinâmica familiar se constituírem, seja pelo carinho com o qual as pessoas interagem, seja pelos conflitos que esse contato faz emergir.

A Lua simboliza ainda as marcas do passado, o celeiro onde está preservada a nossa memória afetiva. Podemos dizer que o astro noturno representa o terreno de onde as raízes psíquicas extraem alimento para o crescimento emocional saudável.

Temas tratados pela Lua:

  • sensibilidade
  • afetividade
  • feminilidade
  • fertilidade
  • proteção e amparo
  • imaginação e fantasia
  • segurança, casa e família
  • lembranças e recordações
  • raízes, passado e ancestralidade
  • ressentimentos e mágoas

A posição da Lua no Mapa Astral aponta para o modo como a família nos afeta e como nos apropriamos da nossa singularidade no núcleo familiar. Também indica os alicerces emocionais sobre os quais nos preparamos para lidar com os relacionamentos.

O signo em que a Lua se encontra no mapa de nascimento indica o modo como estruturamos nossas bases emocionais, o que nos faz sentir protegidos e o que nos motiva a cuidar do outro. É também na energia desse signo que encontramos o ingrediente responsável pelos nossos sonhos: pode nos remeter tanto aos fantasmas que nos aterrorizam, quanto às imagens que acalmam o espírito.

Já a casa onde a Lua está no mapa é onde reagimos emocional e automaticamente, nos multiplicamos ou nos materializamos. O lugar em que experimentamos a nossa afetividade, buscamos respostas e estamos sujeitos às influências familiares. A realização dos assuntos nela tratados garante o nosso bem-estar, conforto e bom relacionamento íntimo com as pessoas.

Assista: A Estrutura Emocional na Astrologia

A Lua e a maternidade

A Lua carrega o princípio da maternidade, da fertilidade e da fecundação. O ato de prover alimento e cuidar, a mãe que sustenta a vida através da gestação e do alimento por ela fornecido. Simboliza ainda a nossa conexão com a natureza, a “mãe terra” que tudo nos dá e também pode nos tirar.

É a partir do relacionamento com a mãe (representada pela Lua no mapa astral) que aprendemos a lidar com as artimanhas dos nossos desejos e achar um meio de satisfazê-los. É na relação com ela que, por um lado, descobrimos os primeiros sentimentos de amor e, por outro, de abandono e rejeição.

No mapa de uma mulher, o signo onde a Lua está mostra que tipo de mãe ela será; no de um homem, a forma que ele se relaciona com as mulheres.

A Lua e a alimentação

O fator nutricional está muito ligado ao feminino, pois a maternidade passa pelo ato de amamentar, alimentar. Desde a concepção, ainda no útero, a criança é nutrida pela conexão com a mãe. Assim, a Lua no Mapa Astral traz pistas sobre a forma como nutrimos o nosso corpo e as tendências na alimentação.

De acordo com o posicionamento do astro, é possível encontrar indícios de como a família influencia nossos hábitos alimentares ou quais padrões estamos perpetuando. Muitas vezes, os distúrbios têm sua origem no relacionamento com a mãe e esses aspectos podem ser explorados pela análise da Lua no mapa.

Emoções e intuição

A Lua representa os nossos estados de alma, as emoções mais profundas. É a nossa reação espontânea e instintiva, o inconsciente, a intuição. Nos embala o sono e nos faz sonhar. Influencia as marés e as nossas águas internas, inspirando uma conexão maior com a natureza.

Agora que você já conhece mais sobre a influência da Lua nas nossas vidas, que tal descobrir mais sobre os outros posicionamentos do céu do seu nascimento?

Encomende o seu Mapa Astral Completo

E se você pudesse conhecer e compreender melhor as suas potências e desafios, podendo explorar seus talentos e desenvolver aspectos não tão fluentes da sua personalidade? O seu Mapa Astral traz tudo isso e muito mais...

Destaques do Blog

Ver todos