casa-11-na-astrologia

As amizades e as experiências coletivas

Independentemente da nossa personalidade individual e do lugar que ocupamos no mundo, é no convívio com os outros que nos construímos como seres humanos. Somos seres essencialmente sociais, vivemos em grupos e neles nos relacionamos, fazemos amigos, criamos laços, partilhamos experiências.

Na Astrologia, é a Casa 11 do nosso Mapa Astral que fala sobre como nos integramos à coletividade. Nela são despertados os impulsos de participar e retribuir, o pensamento plural, a forma como olhamos e cuidamos do outro, e também as amizades que marcam a nossa vida.

Quer conhecer melhor a sua forma de conquistar e manter amigos, conectando-se ainda mais com os seus grupos? Então, prepare-se! Aqui você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre as energias presentes na sua Casa 11 e como elas podem te ajudar nas suas relações de amizade.

Caso você não saiba nada sobre a sua Casa 11, faça aqui seu Mapa Astral Grátis para identificar.

Primeiro: o que são casas astrológicas?

Quando olhamos o desenho do nosso mapa astral, percebemos que a mandala é dividida em doze partes, lembrando o desenho de uma pizza. Essas partes, nem sempre divididas do mesmo tamanho, são as Casas Astrológicas, que representam as várias áreas de experiências da nossa vida, o cenário onde vamos escrever as nossas histórias e realizar as nossas potências.

É através do cálculo do mapa natal, com o dia, hora e local de nascimento que poderá ser feita uma interpretação detalhada das Casas Astrológicas de cada indivíduo. Cada Casa, portanto, tem uma representação em nossa vida.

São os planetas e signos presentes nessas casas que falam da forma como reagimos aos diversos aspectos da vida, como canalizamos a nossa energia e os pontos que precisamos desenvolver ao longo da jornada.

Mas vale lembrar que mesmo as chamadas “Casas vazias”, que não possuem nenhum planeta, recebem a energia dos signos que, por sua vez, são regidos por um planeta. Logo, todas as Casas Astrológicas têm energia e importância!

Para saber mais, assista: O que são as CASAS ASTROLÓGICAS?

O que representa a casa 11?

A casa 11 representa os valores humanos, as ações coletivas, a solidariedade, os interesses humanitários. Simboliza também a manutenção de um tecido social saudável, o que desejamos para as futuras gerações e os movimentos com os quais podemos nos envolver para realizar esses anseios.

Trata ainda da identidade de grupo. Refere-se a qualquer associação de pessoas – instituições, ONGs, associações de classe – a quem nos unimos, seja para nos sentirmos seguros, seja para conviver com quem temos afinidade de pensamento. Por ser esse lugar de pertencimento à comunidade, é onde podemos encontrar apoio e incentivo para as nossas realizações.

Encomende o seu Mapa Astral Completo

E se você pudesse conhecer e compreender melhor as suas potências e desafios, podendo explorar seus talentos e desenvolver aspectos não tão fluentes da sua personalidade? O seu Mapa Astral traz tudo isso e muito mais…
De R$353 por R$99,90

O que a casa 11 nos ensina?

Pensar no coletivo, na comunidade em que se vive, na humanidade como um todo, essa é a grande lição da casa 11. É deixar a força do nosso ego de lado e fazer parte ativamente da tarefa de construir um mundo melhor e mais justo para todos. Afinal, independente da nossa individualidade, por natureza, somos seres sociais. É onde despertamos nosso impulso de contribuir e pertencer a algo maior que nós mesmos.

Na casa 11, regida pelo signo de Aquário, pelos planetas Urano e Saturno e associada ao elemento Ar, aprendemos a trabalhar com objetivos sociais, acolhendo e respeitando as diferenças, entendendo que, por trás delas, pode existir algo em comum. Da militância política, passando por trabalhos voluntários, até a coordenação de uma turma na escola, todas são experiências a ela associadas.

Portadora de uma dimensão social libertária e sem fronteiras, a casa 11 nos oferece um presente: a oportunidade de fazer amigos. É a parte mais íntima e delicada de uma casa tão vasta e universal, pois a experiência da amizade amplia o poder do coração de amar.

A liberdade e a atitude desprendida que costumamos ter com os amigos dificilmente se repete em relações íntimas e familiares. Com eles, tendemos a cobrar menos, a dividi-los com outras pessoas, a desejar que morem longe de nós só porque é melhor para eles. Os amigos são a família de coração que escolhemos para seguir junto na jornada da vida.

As posições astrológicas da casa 11 indicam o que nos atrai numa amizade e quais são os nossos melhores recursos para construir relações dessa natureza. Vamos conferir algumas dessas características?

Planetas na Casa 11

Sol na Casa 11:

São seres únicos, que valorizam seu espaço e sua liberdade. A vida gira em torno dos encontros e das amizades, e seu desenvolvimento pessoal está diretamente ligado aos encontros, ao contato com as pessoas.

Lua na Casa 11:

Pessoas sensíveis às necessidades alheias e preocupadas com o bem-estar social. Gostam de cuidar dos outros, criar laços de amizade e boas parcerias.

Mercúrio na Casa 11:

Têm facilidade em lidar com as diferenças e preferem se envolver em grupos plurais. São atentos e curiosos com questões sociais, gostam da movimentação das pessoas e do burburinho das conversas entre elas.

Vênus na Casa 11:

Um dos grandes talentos desses indivíduos é unir pessoas e promover a harmonia quando há algum tipo de discórdia. Envolvem-se facilmente com as questões alheias, buscando proporcionar bem-estar a quem carece de afetividade.

Marte na Casa 11:

Empenhados em atender às urgências dos outros, fazem o que estiver ao seu alcance para animar e motivar as pessoas do seu convívio. Por serem muito intensos, às vezes podem ser mal interpretados.

Júpiter na Casa 11:

Costumam ser indivíduos muito engajados em causas sociais, onde buscam desenvolver o seu desejo por justiça. Encontram nas suas amizades uma via para lutarem por ideais em comum.

Saturno na Casa 11:

Podem ser um pouco tímidos e rigorosos demais com seus amigos (que são poucos), mas fazem o que for preciso para atender as pessoas quando elas necessitam de ajuda.

Urano na Casa 11:

Pessoas capazes de atitudes inovadoras em relação a interesses comuns, são muito habilidosos para lidar com as emergências dos outros. Por terem uma mente mais aberta, transitam bem pelos mais diferentes grupos.

Netuno na Casa 11:

São indivíduos que gostam de se dedicar às suas amizades, estimulam os outros a acreditarem nos seus sonhos e são capazes de ajudá-los na sua realização. Envolvem-se verdadeiramente nos problemas enfrentados pelas pessoas.

Plutão na Casa 11:

São sensíveis ao sofrimento dos outros e têm o dom de apontar caminhos para superá-lo. A convivência em grupo pode ser bastante desafiadora, já que a desconfiança é um dos sentimentos marcantes dessa posição no mapa.

Veja também: Planetas Regentes – Um pouquinho de cada signo!

Signos na Casa 11

Áries na Casa 11:

Está sempre em busca de novos amigos. Embora não se envolva profundamente, empolga-se e fica entusiasmado por eles e pelos grupos.

Touro na Casa 11:

Leal e afetuoso com seus amigos, às vezes pode sentir ciúmes ou apresentar comportamento possessivo.

Gêmeos na Casa 11:

Amigos inteligentes, joviais e diversificados. Facilmente conquistam novas amizades e desejam estímulo mental nesses grupos.

Câncer na Casa 11:

Amigos são a sua família. Quer intimidade com eles, protegê-los e ser protegido. Tem ligação emocional com grupos e amizades.

Leão na Casa 11:

Cultiva amizades poderosas, influentes e criativas. É generoso com eles e os mantém por longo tempo.

Virgem na Casa 11:

Faz amigos no trabalho e gosta de amizades práticas e úteis. É detalhista e observa os pormenores nessas relações.

Libra na Casa 11:

Amigos são a sua companhia, mas pode criar alguma dependência deles. Prefere pessoas refinadas e agradáveis, que saibam se relacionar com harmonia.

Escorpião na Casa 11:

Amigos ou grupos poderosos, fortes, dominadores. Desenvolve com eles uma relação intensa emocionalmente e transforma-se com as amizades.

Sagitário na Casa 11:

Amigos famosos, estrangeiros e numerosos. Otimista, é filosófico nas relações de amizade. Não quer ficar preso aos amigos, prefere que sejam companheiros de aventuras.

Capricórnio na Casa 11:

Tem poucos amigos e estes são escolhidos a dedo. Busca por amizades seguras, estáveis e amadurecidas.

Aquário na Casa 11:

Muitas amizades! Sente-se bem nos grupos, embora sua personalidade seja mais individualista.

Peixes na Casa 11:

É compassivo e compreensivo com os amigos. Sacrifica-se por eles, que podem abusar da sua tolerância e provocar desilusões.

O despojamento da alma e os ideais em grupo

A Casa 11 reflete os nossos ideais quando nos envolvemos em algum grupo e fala também da nossa capacidade de transformar a sociedade. É a área da vida onde integramos a um todo maior a nossa criatividade individual.

Por fim, pessoas formadoras de opinião têm ênfase nessa casa. Sua sensibilidade capta os anseios da alma coletiva, reconhecendo na multidão sem rosto a presença e a força do amor. Ao tocar o sonho de muitos, são capazes de influenciar gerações e gerações.

Encomende o seu Mapa Astral Completo

E se você pudesse conhecer e compreender melhor as suas potências e desafios, podendo explorar seus talentos e desenvolver aspectos não tão fluentes da sua personalidade? O seu Mapa Astral traz tudo isso e muito mais…

Destaques do Blog

Ver todos