Limite e Realidade
Em nosso Sistema Solar, Saturno é o último planeta visível a olho nu. Isso ilustra o que ele representa na astrologia: os limites possíveis e o reconhecimento da realidade. Regente de CAPRICÓRNIO e co-regente de AQUÁRIO, na mitologia ele era um titã, filho do Céu e da Terra, tido como o senhor do tempo. Está associado ao cumprimento dos deveres e ao senso de responsabilidade. É a experiência adquirida com esforço e trabalho.
Como Saturno é um planeta que fala sobre restrições, aprendizado e resiliência, sua natureza se mostra mais plena na maturidade, quando estamos mais preparados para lidar com esses assuntos. Quanto mais maduros e experientes ficamos, aprendemos a conviver melhor com as dificuldades, com a superação de limites, a confiar no poder do tempo e a encarar a realidade de frente, sabendo que nem tudo acontece como esperamos e que isso também faz parte da vida.
O que Saturno nos mostra é a oportunidade de obter satisfação sempre que ela estiver associada à experiência de superação. Se as restrições impedirem o desenvolvimento sadio e livre da individualidade, encontraremos, no lugar do amadurecimento, dureza e paralisação. Sua mensagem é persistir respeitando limites e acolhendo a realidade, ativando a nossa disciplina.
A posição de Saturno em um MAPA ASTRAL mostra a chave para o crescimento e a maturidade. É onde experimentamos frustrações e, em contrapartida, temos a chance de adquirir confiança em nosso potencial, caso saibamos agir para superá-las. Nos domínios de Saturno somos testados, cobrados, aprendemos a enfrentar dificuldades e crescemos. É ele que nos solidifica, organiza e constrói o que vai durar.
O POLÊMICO RETORNO DE SATURNO
Quer conhecer um pouco mais sobre este nobre e rigoroso planeta? Confira o vídeo abaixo:
O termo retorno representa que um planeta completou seu ciclo e retornou ao ponto em que estava no momento do nascimento do indivíduo. Esse movimento demonstra uma renovação de energias e consequentemente, podemos sentir uma maior influência desse planeta em nossa vida.
Saturno demora cerca de 29 anos para dar uma volta completa em torno do SOL e os efeitos de seu ciclo podem ser sentidos por mais de dois anos. Isso significa que seu retorno acontece quando estamos com 29 anos de idade, mas ainda podemos senti-lo ao longo dos anos seguintes. É aquele momento em que nos damos conta que somos adultos de fato, que precisamos assumir a responsabilidade de nossos atos, lidar com os limites impostos, amadurecer, deixar ir o que não nos serve mais.
Devido a fama de Saturno como um planeta maléfico, seu retorno é visto como um período que pode ser difícil, tortuoso. Porém, o amadurecimento é algo natural da vida de todos. O retorno de Saturno não é uma ruptura radical ou um período de sofrimento. É um momento de reflexão, revisão, onde podemos avaliar nossa vida até aquele momento, o que queremos construir no futuro e como somos donos da nossa vida e de nossas escolhas.