Entrar

Você sabia que a inveja pode ser analisada pelo olhar da astrologia? Vamos falar sobre esse sentimento que quase ninguém assume ter, aproveitando a onda da animação “Divertidamente 2”. O filme chega aos cinemas brasileiros em junho deste ano, dando sequência ao de 2015.

No trailer da nova animação, lançado em março, somos apresentados a novos personagens-sentimentos da história. A Ansiedade, a Inveja, o Tédio e a Vergonha se juntam aos já conhecidos Alegria, Tristeza, Raiva, Nojinho e Medo.

Mas, desta vez, vamos falar apenas sobre a inveja. E, antes de mergulharmos nesse assunto por meio da astrologia, que tal assistir ao trailer dessa animação? Confira:

No trailer, a personagem da Inveja aparece com um astral doce e inofensivo, mas logo tem seu primeiro impacto. Ela fica completamente balançada com a aparência dos cabelos da personagem Nojinho.

Faz sentido para você a inveja parecer inofensiva? E sobre essa personagem ficar tão afetada pela beleza de alguém que está perto? Vejamos o que a astrologia tem a dizer sobre o assunto.

A inveja na astrologia

Estudos astrológicos antigos relacionam cada um dos sete “pecados capitais” (avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba) aos 7 astros visíveis no céu (Saturno, Júpiter, Mercúrio, Marte, Vênus, Lua e Sol).

Nesses estudos, o planeta comumente relacionado à inveja é Mercúrio. Mas como o planeta da comunicação e das trocas é relacionado à inveja? Vejamos como analisar a inveja na astrologia. Pois essa conexão ajuda tanto a entender os mecanismos desse sentimento, quanto a encontrar um caminho para lidar melhor ela.

Quem é Mercúrio na astrologia?

O mito de Mercúrio, o mensageiro, é uma história que envolve o roubo de parte do rebanho do próprio irmão; o apagar dos rastros desse ato; e a negação do roubo, seguida da confissão. O irmão de Mercúrio, Apolo, conta para o pai, Júpiter, que Mercúrio roubou seu rebanho. Júpiter, então, interroga o filho, que nega o roubo. Só que o pai insiste, e Mercúrio assume o que fez, sendo em seguida obrigado a prometer nunca mais mentir. Mercúrio até faz a promessa, mas com a condição de nunca ter que dizer a “verdade por inteiro”.

A história continua e Mercúrio se torna o mensageiro dos deuses. Pois é. Além, portanto, de ter se tornado um símbolo das trapaças e da astúcia, passa a ser um protetor dos comerciantes e dos ladrões, um deus da eloquência, da arte do bem falar e intérprete da vontade dos deuses. Era ele também quem conduzia a alma dos mortos aos Infernos com o caduceu e a trazia de volta à Terra quando necessário.

Na astrologia, Mercúrio representa a comunicação, a inteligência e o intercâmbio de ideias. Ele é o planeta que nos ajuda a entender e expressar nossos pensamentos e sentimentos.

As lições de Mercúrio para a inveja

Por um lado, Mercúrio fala da nossa tendência de desejar o que é do outro e até mesmo de querer que o outro não tenha o que tem. Mas, por outro, ele passou a ensinar que, por meio da troca e da partilha, conseguimos viver de uma forma mais elevada e plena.

Se exercitamos o dom da troca, se aprendemos a partilhar a nossa própria alegria e a sentir alegria também pelo sucesso do outro — como se fosse o nosso próprio sucesso –, então a Luz de Mercúrio e seu dom de circular livremente fala mais alto.

Em Divertidamente 2, veremos como a personagem vai lidar com a inveja que sentiu em relação à beleza do cabelo de Nojinho. E ainda se, em determinado momento da história, em vez de ficar afetada por não ter um cabelo considerado por ela mesma tão bonito, vai conseguir apenas contemplar ou aceitar a beleza no outro.

Assista também ao vídeo: Inveja – O que Mercúrio diz sobre ela?

Ao personificar a inveja, “Divertidamente 2” permite explorar de forma acessível o que pode estar por trás desse sentimento. Nos convida a refletir sobre como lidamos com a inveja em nossas próprias vidas e a buscar formas mais saudáveis e produtivas de encará-la. A inveja é algo completamente humano. Se nos deparamos com ela, mais vale tentar entender o que está por trás do que apenas suprimir ou fingir que ela não existe.

Ao reconhecer a inveja como parte da condição humana, podemos começar a trabalhar em sua transformação. A astrologia sugere que, ao cultivarmos virtudes como a generosidade e a gratidão e ao nos engajarmos em uma comunicação aberta, podemos viver o lado mais luminoso dos encontros e afetos.

Encomende o seu Mapa Astral Completo

E se você pudesse conhecer e compreender melhor as suas potências e desafios, podendo explorar seus talentos e desenvolver aspectos não tão fluentes da sua personalidade? O seu Mapa Astral traz tudo isso e muito mais...

Destaques do Blog

Ver todos