As previsões para 2024 podem ser explicadas também pelo trânsito dos planetas que passam bastante tempo nos signos. Existem muitas técnicas para avaliarmos as tendências e movimentos coletivos ao longo de um ano. Neste artigo, vamos abordar o movimento dos planetas lentos – a partir de Júpiter – no ano de 2024 para entender o que podemos esperar e quais os signos que serão mais ativados por eles.
Vale lembrar que, entre os planetas abordados – Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão -, os símbolos, tempos e movimentos são diversos. Então, aqui nestas previsões para 2024, vamos separar a análise de cada um deles para avaliar o que cada um promete.
Júpiter: planos e comunicação
O planeta das bênçãos, ganhos e privilégios transitará por Touro até 25 de maio de 2024, quando ingressa então em Gêmeos. Até lá, podemos esperar uma valorização dos valores taurinos como a segurança, a perseverança, a paciência e a persistência no trabalho.
Assista também ao vídeo: Júpiter – Um caminho a seguir
Júpiter em Touro
Júpiter em Touro promove tudo aquilo que traz estabilidade e permanência através do tempo. Como um signo fixo do elemento terra, o que Júpiter incorpora e alimenta é aquilo que é construído passo a passo e com muita dedicação.
É um ótimo momento para materializar planos, administrar a vida material e financeira. Inclusive, a organização é realmente muito importante, pois como Júpiter tende a expandir os assuntos do signo por onde ele passa, também é possível haver excessos no que diz respeito à vida material.
Para os nascidos com o Sol sob o signo de Touro, com Ascendente ou Lua, este é um período de presentes e fertilidade. É hora de aproveitar.
Júpiter em Gêmeos
Já a passagem de Júpiter em Gêmeos, que começará em 25 de maio de 2024, e que dura aproximadamente um ano, trará outras qualidades. Se Júpiter é o regente de Sagitário, signo oposto a Gêmeos, no terceiro signo do zodíaco ele deve “mudar seu comportamento” para melhor se expressar.
Júpiter em Gêmeos valoriza o que está perto, ao seu redor, expande relações, a curiosidade, o poder da comunicação e das redes, inclusive. É um ótimo momento para aprofundar em assuntos aparentemente corriqueiros.
Diversificar caminhos e planos também é uma marca da passagem do planeta gigante pelo signo mutável de ar. O conhecimento não é um caminho fechado e em linha reta, é preciso olhar para os lados, aprender com todo tipo de gente e Júpiter em Gêmeos saberá abrir essas portas como ninguém. Cada pessoa é um universo.
Para os geminianos, seja de Sol, Ascendente ou Lua, a festa começa a partir do final de maio. Aproveitem a visibilidade e a energia extra. Os holofotes se voltarão para vocês.
Saturno em Peixes: sonhos e responsabilidade
O planeta Saturno segue seu caminho pelo signo de Peixes, por onde transita desde março de 2023 e seguirá até fevereiro de 2026, quando ele deixa definitivamente o último signo do zodíaco. Esse é um planeta lento que gasta em média dois anos e meio em cada signo, então seus efeitos são sentidos através do tempo.
Durante este período, o comprometimento com a sensibilidade e aquilo que não é palpável ou contabilizável ganha força. Assim, a saúde mental e o excesso de trabalho podem ser temas deste período e a necessidade de limites se fará presente.
Ainda assim, sendo Peixes um signo mutável e de água, será difícil definir esses limites. É como construir uma plataforma no meio do mar. O desafio é maior que em solo firme.
Desse modo, é preciso confiar na intuição e nos saberes da alma. Reprimir a fantasia e a imaginação só tornará a realidade mais difícil. Sonho é coisa séria e Saturno está aí para convocar comprometimento com os nossos sonhos.
Veja ainda: Saturno – Amadurecimento e os limites da realidade
Urano em Touro e Netuno em Peixes: a Terra é para todos
Urano já transita por Touro desde 2018, e por lá ficará até 2026. Netuno, por sua vez, caminha por Peixes desde 2011, de onde também só sairá no ano de 2026. Ou seja, o curso desses planetas não nos promete grandes mudanças ao longo do ano que vai começar.
Desde a entrada de Urano em Touro vemos grandes e significativas mudanças no campo financeiro e na forma que lidamos com o dinheiro. Assim, temos a virtualização da moeda, a – quase – extinção do dinheiro vivo, o crescimento dos bancos virtuais, as obras de arte virtuais, etc.
Já Netuno, enquanto caminha pelo signo de sua regência, dissolve fronteiras e nos coloca, cada vez mais, de frente para o fato de que fazemos todos parte do mesmo planeta. Além disso, outra característica dessa passagem é a facilidade do contágio, seja de ideias, movimentos ou até mesmo de um vírus.
Não, isso não significa que passaremos por algo parecido com 2020, de forma nenhuma. Mas a facilidade das coisas imateriais se propagarem e se alastrarem é muito maior.
Para os taurinos nascidos entre 9 e 17 de maio, o ano será de maiores reviravoltas e mudanças. E para os piscianos nascidos no final do signo, entre os dias 15 e 19 de março, o ano pode ser de maior sensibilidade, espiritualidade e introspecção.
Plutão em Aquário e as redes sociais
Para encerrar nossas previsões para 2024, vamos falar sobre o trânsito de Plutão. Depois de diversas “entradas e saídas” em Aquário, em 2024, o planeta mais distante do sol entrará definitivamente nesse signo. Ao longo do ano, haverão ainda algumas passagens de Plutão pelos últimos graus de Capricórnio, devido ao seu período de retrogradação entre maio e outubro. Mas na maior parte do ano ele já estará no penúltimo signo do zodíaco.
Como um planeta muito lento e com uma órbita peculiar – Plutão não passa o mesmo tempo em todos os signos – é difícil traçar os efeitos de sua passagem em um signo. Em Aquário, ele ficará vinte anos.
Apesar de ser difícil mensurar, o que esperamos deste período é um levante de lutas e forças populares. Se Plutão fala de poder e forças adormecidas, e Aquário fala do povo, da sociedade em geral, esperamos um momento de mais poder ao povo. Mais horizontalidade, menos conservadorismo.
Outra grande expectativa é do poder – tanto para o bem quanto para o mal – das redes sociais. É preciso redobrar o cuidado e as fiscalizações, já que Plutão desperta o que está no submundo.
Para os aquarianos nascidos logo nos primeiros dias do signo – entre os dias 20 e 24 -, já será possível sentir os efeitos desse trânsito que está só começando.
Se você quiser saber como e se esses trânsitos têm uma relação direta com o seu mapa natal, encomende o Mapa de Previsões. Um documento com as previsões mais importantes do seu mapa para o período de um ano.
Um ótimo 2024 para todos nós!