Entrar

Primeiramente, você sabe o que significa Mercúrio no Mapa Astral? Já vimos por aqui o quanto a energia dos astros do nosso Sistema Solar, cada um no seu ritmo, influencia nossas vidas. Eles nos ajudam a viver em movimento, potencializando a realização da nossa personalidade e a maneira como nos expressamos no mundo.

Neste post, vamos explicar o que significa Mercúrio no Mapa Astral. Você vai conhecer o significado desse planeta, suas principais características e como a sua energia está presente em nossas vidas.

Pela Astrologia, através do estudo dos planetas, reconhecemos a nossa força vital. Assim, compreendemos melhor onde estão as potências do nosso mapa de nascimento e como elas podem ser melhor aproveitadas no curso da vida. E, hoje, nosso papo é sobre Mercúrio.

Rápido, curioso, esperto e estratégico, Mercúrio simboliza as trocas e as negociações. Assim, é através da energia desse planeta que expressamos nossas ideias, entendemos quem são e o que pensam as outras pessoas.

E se você quer saber tudo sobre Mercúrio no Mapa Astral, é só seguir a leitura e conferir todos os detalhes.

Quer saber em qual signo está Mercúrio no seu Mapa Astral? Faça o seu Mapa Astral Grátis.

Mercúrio

Comunicação e Raciocínio

Na mitologia, Mercúrio é conhecido como o mensageiro dos deuses e representa uma natureza dual e inconstante. Era ele que fazia a comunicação entre os imortais e as criaturas do mundo subterrâneo, levando e trazendo informações. Por isso, é o planeta que simboliza as trocas entre as pessoas, o movimento e o raciocínio.

Assim como o elemento químico homônimo, ele tanto liga quanto separa, aproxima e afasta, esclarece e gera dúvida. Desse modo, simboliza a dualidade e a complementaridade. Alquímico, traz à luz a compreensão. Esperto, não revela a verdade por inteiro.

Além disso, Mercúrio representa o anjo e o demônio que sopram desejos opostos em cada ouvido. Vivendo em constante contraste, nos faz entender que os opostos se afastam, mas, ainda assim, se complementam. O que tem em um lado falta no outro e, por isso, formam um todo, devolvendo-nos à unidade.

Assista ao vídeo: Planeta Mercúrio – O Mensageiro dos Deuses

O que significa Mercúrio no Mapa Astral

A nossa expressão no mundo

Regente dos signos de Gêmeos e Virgem, Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol e com a órbita mais rápida do Sistema Solar. Essa velocidade diz muito sobre o que ele representa na Astrologia: movimento, fluxo de ideias, trocas, conexões e negociações.

Sob esse ponto de vista, cada um de nós tem um jeito único de se expressar no mundo e a posição de Mercúrio nos dá algumas pistas sobre isso. É através dessa energia que manifestamos nossos pensamentos, nossas ideias e vontades, que conseguimos avançar na vida, fazemos amigos, desenvolvemos relações afetivas e profissionais.

Assim, os temas tratados por Mercúrio são:

  • comunicação e intelecto
  • linguagem e informação
  • adaptação e flexibilidade
  • trocas, intermediação e negociação
  • curiosidade e excitação
  • movimento
  • dispersão
  • intriga
  • inconstância
  • instabilidade

A posição de Mercúrio no nosso mapa natal mostra como expressamos nossas ideias e nos comunicamos com as outras pessoas. Na casa onde ele está, vivemos as experiências que nos fazem descobrir a riqueza da multiplicidade interior. É onde brotam as sementes do raciocínio e do pensamento. Simultaneamente, o signo em que Mercúrio se posiciona indica o modo particular como construímos as nossas ideias e como funciona a nossa mente.

Em suma, quando a função desse planeta se realiza, aprendemos a nos comunicarmos melhor com os outros e a fazermos da palavra o nosso instrumento de entendimento mútuo.

Agora que você já entende o que significa Mercúrio no Mapa Astral, vamos conhecer as principais características desse planeta e como elas atuam nos signos e nas casas astrológicas? A seguir, você encontra algumas dicas para esses posicionamentos.

Mercúrio nos signos

Como nos desenvolvemos intelectualmente

Áries

Costumam ser indivíduos impulsivos na fala. Assim, dizem o que pensam, sem medo, e por serem muito francos, podem magoar os outros. São criativos, acelerados e gostam de aprender as coisas sozinhos, mas precisam desenvolver a paciência com aqueles que pensam de forma diferente da sua.

Touro

São pessoas que gostam de colocar a mão na massa e aprendem fazendo. Pragmáticos na forma de agir e falar, valorizam discussões que levem a um resultado objetivo. Além disso, interessam-se pelo que é belo, pelo aproveitamento prático das ideias e são firmes em suas opiniões, embora se preocupem com a doçura ao se expressarem.

Gêmeos

Aqui, Mercúrio está em casa, pois é o planeta regente de Gêmeos. Esta posição indica pessoas curiosas, comunicativas, de raciocínio rápido e ávidas por todo tipo de conhecimento. Sendo assim, costumam se interessar pelo que o outro pensa e também respeitar as mais diversas opiniões.

Câncer

Para estas pessoas, falar significa cuidar de alguém; a comunicação passa pela sensibilidade e a linguagem serve como uma forma de se manifestar emocionalmente e acolher o outro. Bem como, podem se magoar com facilidade quando ouvem algo que não gostam e tendem a cultivar ressentimentos por causa disso.

Leão

Esta é uma posição que simboliza o falar do coração. Estes indivíduos costumam ser criativos e originais ao se expressarem, deixando sua marca em tudo o que fazem. Além disso, têm facilidade de concentração, são muito firmes em suas opiniões e podem encontrar dificuldades para assumirem que estão errados.

Virgem

Outra posição de domicílio, já que Mercúrio também rege o signo de Virgem. Estes nativos sabem analisar as coisas, preferem observar antes de falar e estão sempre atentos aos detalhes, mesmo que a cabeça esteja a mil. Por isso, é importante cuidarem da ansiedade, pois tendem a se cobrar muito em tudo o que fazem.

Libra

O que desperta o interesse destes indivíduos é olhar para o que o outro pensa, facilitando muito o campo das relações. Do mesmo modo, valorizam a força dos encontros, costumam ser racionais, ponderados, e gostam de refletir e analisar as situações com cuidado antes de expressarem sua opinião.

Escorpião

Para estas pessoas, a comunicação é um instrumento para transformar, já que sua linguagem tem uma grande carga de sentimentos e intenções. Assim como, podem curar com as palavras, mesmo que isso doa no início. Muitas vezes, é esse processo de dor e de enfrentamento do problema que permite resolver o que está incomodando.

Sagitário

Esta é uma configuração que pode levar seus nativos a encararem um paradoxo entre a pluralidade e o aprofundamento de assuntos, já que vivem uma busca constante no território do saber. Do mesmo modo, com uma mente aberta para diferentes caminhos, podem ter mudanças profundas de opinião e também de interesses.

Capricórnio

Aqui, o pensar acontece de forma estruturada, de maneira que não ocorram surpresas entre o que é dito e o que é entendido. São pessoas que buscam conceber a realidade tal e qual ela se apresenta, sem devaneios ou metáforas. Pensam muito antes de falar e quando se expressam o fazem de forma direta, objetiva e segura.

Aquário

Costumam ser indivíduos falantes, que precisam se expressar com rapidez e, às vezes, acabam expondo ideias de forma intuitiva. Além disso, são mentes inovadoras, interessadas pelo que é novo, com aptidão para compreender a linguagem do outro e um pensamento mais voltado ao coletivo.

Peixes

Este posicionamento indica pessoas com uma intuição e uma sensibilidade que falam mais alto do que o raciocínio lógico. Para esses nativos, pensar é sonhar. Assim, eles precisam escutar, sentir e absorver o que está acontecendo, para terem uma impressão melhor das situações e como elas se apresentam.

Mercúrio nas casas

Nossa comunicação, inteligência e aprendizados

  • Casa 1Costumam ser indivíduos que não deixam escapar nada aos seus olhos curiosos e com habilidade para gerenciar múltiplos interesses. Além disso, têm o desejo de serem livres para ir e vir e expressar o que pensam, fazendo prevalecer suas ideias.
  • Casa 2Os nascidos com esta configuração podem dispor de variadas fontes de renda ou explorar múltiplos talentos para obter estabilidade financeira. Assim também, produzir seus próprios recursos é uma experiência enriquecedora do ponto de vista do aprendizado.
  • Casa 3Uma grande qualidade destas pessoas é a de se ajustarem bem a situações e lugares diferentes dos já conhecidos. Assim, por serem adaptáveis, são capazes de entender o ponto de vista dos outros sem se perderem dos seus, gerando boas trocas e bons papos.
  • Casa 4Esta posição indica que as bases de sustentação da afetividade desses indivíduos são o diálogo e a informação. Bem como, as experiências familiares são capazes de despertar suas capacidades intelectuais, auxiliando-os a compreenderem melhor seus conflitos.
  • Casa 5Pessoas nascidas com esta configuração sentem o amor como um fluxo de energias e emoções em constante movimento. Além disso, a criatividade serve como cenário para a descoberta das suas múltiplas aptidões.
  • Casa 6Estes nativos costumam enfrentar os afazeres cotidianos com dinamismo e curiosidade, aproveitando as mínimas oportunidades que o dia a dia pode oferecer. Do mesmo modo, tendem a ser rápidos e inquietos nas suas tarefas, além de fazerem inúmeras coisas ao mesmo tempo.

Saiba mais: Mercúrio influencia o seu estado emocional!

  • Casa 7Indivíduos com este aspecto conseguem movimentar a vida daqueles com quem estão envolvidos e crescer intelectualmente ao seu lado. Assim, ainda que se frustrem afetivamente, sabem adaptar-se às novas condições e aos novos encontros.
  • Casa 8 – Esta posição indica pessoas com espírito investigador e curioso, que as instiga a descer nas regiões obscuras e profundas, revelando os segredos lá guardados. Bem como, os fantasmas que assombram a alma despertam sua curiosidade, interessando-se por sua força e poder.
  • Casa 9 – O desejo de explorar mundos desconhecidos, sejam geográficos, intelectuais ou espirituais, é sempre múltiplo para estes nativos, pois todos os caminhos lhes interessam. Também por esse motivo, é importante que tenham flexibilidade para escolherem seus estudos.
  • Casa 10 – A comunicação, a flexibilidade e a inteligência são qualidades que acompanham estes indivíduos nos eventos mais importantes da sua vida. Assim também, para eles, o mundo é visto como um caleidoscópio, com constantes movimentações e mudanças.
  • Casa 11 – Aqui, além de atentas e curiosas com as questões sociais, estas pessoas apreciam o burburinho das conversas e o simples encontro ocasional com conhecidos. Sua maestria é reconhecer oportunidades quando os outros estão confusos, dispersos e desatentos.
  • Casa 12 – Nativos com esta configuração tendem a ter uma imensa curiosidade pelo oculto. Além disso, costumam ser sensíveis a comentários e podem se descontrolar com mais facilidade numa discussão.

O mito de Mercúrio Retrógrado

Por fim, Mercúrio é o planeta que assume o centro das atenções do imaginário popular quando o assunto é a retrogradação. Embora todos os planetas fiquem retrógrados em algum período, nenhum é mais famoso que Mercúrio Retrógrado. Essa interpretação, porém, é muito carregada de preconceitos e até mesmo de associações negativas.

Apesar do mito criado em torno desse movimento de Mercúrio e das supostas dificuldades que ele traz, esse é um período que nos pede mais concentração e atenção ao nos comunicarmos. Sendo assim, o que se recomenda é pensar antes de agir e falar, a fim de tomar decisões de forma mais assertiva, evitando assim ter que voltar atrás.

Portanto, é preciso que tenhamos maior prudência com as palavras, tomando um pouco mais de cuidado com o que falamos e procurando deixar tudo bem entendido. Mercúrio pode nos ensinar ainda que o silêncio também é uma forma de expressão.

Assista também: Movimento retrógrado – O que ele tem para nos ensinar?

Por tudo isso, agora que você já conhece já entendeu o que significa Mercúrio no Mapa Astral, encomende agora o seu Mapa Astral Completo.

Encomende o seu Mapa Astral Completo

E se você pudesse conhecer e compreender melhor as suas potências e desafios, podendo explorar seus talentos e desenvolver aspectos não tão fluentes da sua personalidade? O seu Mapa Astral traz tudo isso e muito mais...

Destaques do Blog

Ver todos