Para a Astrologia, a proximidade dos 30 anos representa um marco importante no processo de crescimento individual. É quando acontece o nosso primeiro Retorno de Saturno! Em geral, trata-se de um momento em que tomamos mais consciência das nossas limitações e assumimos, de fato, responsabilidades. Trata-se de um chamado para o amadurecimento.
Saturno é o último planeta visível a olho nu do sistema solar. Por isso, simboliza limites possíveis e o reconhecimento da nossa realidade. A natureza saturnina é da disciplina, das responsabilidades, da observação e da organização. Trata da experiência adquirida com esforço e trabalho, mexendo também com as nossas estruturas. Ele nos fala de resiliência e restrições. É a experiência adquirida com dedicação e trabalho, conduzindo ao nosso caminho de aprimoramento.
As características de Saturno se manifestam de acordo com a sua posição no mapa natal de uma pessoa, determinando o modo como nos organizamos, lidamos com a realidade e nos relacionamos com os limites. E se você já passou ou ainda vai passar por esse ciclo, prepare-se! Por aqui, você vai saber mais sobre o que esse planeta representa na sua vida e como esses ciclos influenciam a nossa jornada.
Assista ao vídeo: Saturno – amadurecimento e os limites da realidade
Os ciclos de Saturno
A Astrologia é baseada no estudo dos ciclos planetários e nas influências que eles exercem na nossa vida. Esses ciclos são individualizados e é pela análise do mapa astral que conhecemos os pontos de maior ativação dessas energias.
Cada ciclo planetário (em relação ao mapa natal) indica uma etapa importante de evolução pessoal. Cada astro tem o seu próprio tempo para dar uma volta em torno do zodíaco. Por exemplo, a Terra leva 365 dias; a Lua, cerca de 4 semanas; Júpiter, 12 anos.
Mas alguns ciclos são mais marcantes do que outros, seja pela sua intensidade ou pelas próprias características do planeta em trânsito. O Retorno de Saturno é um deles e, quando acontece, traz consigo muitas inquietações e mudanças significativas para quem está vivendo esse momento.
O que é o Retorno de Saturno?
Na mitologia grega, Saturno é designado pelo nome de Cronos, o Deus do Tempo. Essa analogia se relaciona de forma direta com a sua história: o tempo que tudo devora, que consome todos os anos que passam.
Vivenciando os ciclos de retorno de Saturno, nos damos conta da passagem do tempo, de como construímos a nossa história e o que ainda devemos fazer nesta existência. As experiências parecem mais duras, mas, ao mesmo tempo, ficamos mais preparados para lidar com as restrições e as frustrações geradas pelo confronto com a realidade.
O Retorno de Saturno não representa uma ruptura ou sofrimento, e sim um ciclo de renovação, um chamado para o amadurecimento. É um tempo de compreender as nossas responsabilidades diante da vida, de superar limites, de construir alicerces sólidos para assegurar a realização possível.
Veja também: O que é o Retorno de Saturno?
Quando acontece o Retorno de Saturno?
O Retorno de Saturno acontece quando esse planeta retorna ao ponto exato em que estava no momento em que nascemos. Esse movimento leva em torno de 29 anos para acontecer. De acordo com a nossa expectativa de vida, podemos vivenciar, então, até três ciclos saturninos completos.
- Primeiro retorno entre 29 e 30 anos
- Segundo retorno entre 58 e 60 anos
- Terceiro retorno entre 88 e 90 anos
Para Astrologia, o primeiro retorno é considerado o mais importante, pois é nesse período que iniciamos de fato a vida adulta. Assim, tomamos maior consciência das nossas responsabilidades e partimos para uma jornada em busca do nosso verdadeiro propósito.
Veja também: Choque de realidade – Pontos críticos de Saturno
A influência do Retorno de Saturno em nossas vidas
Pela sua rigidez, Saturno é bastante associado pelos astrólogos à figura paterna, na função de quem faz valer as leis e estabelece os limites. Mas, ao mesmo tempo que cobra, ele também dá o suporte necessário para a realização dos nossos objetivos.
Nesse sentido, o signo e a casa onde Saturno está posicionado no mapa astral oferecem a chave para o crescimento e a maturidade. Ali, aprendemos que as coisas não são como queremos, mas como podem ou devem ser. E há uma exigência de esforço constante e muito trabalho para desenvolver o que ele pede.
Nessa área do mapa, também estamos sujeitos ao enfrentamento de dificuldades. Saturno vai nos testar e nos colocar à prova em diversos momentos, para que sejamos capazes de cumprir nossos deveres e compromissos.
Leia mais sobre Saturno nos Signos – a importância de encarar a realidade
Como aproveitar o Retorno de Saturno?
Passar pelo Retorno de Saturno é uma experiência bastante transformadora e cheia de desafios. Mas o momento também propicia uma autoavaliação sobre tudo o que foi construído até o momento.
Olhando para a sua trajetória, você pode se perguntar:
- O que eu conquistei até agora?
- O que me mantém de pé?
- O que faz sentido para mim?
- Qual o meu compromisso de alma?
- Que rumo a minha vida está tomando?
- Estou vivendo com responsabilidade?
- Estou cumprindo os meus deveres?
- Estou no caminho certo?
A influência de Saturno provoca o aprimoramento constante, a busca pela sabedoria de vida. Com ele, aprendemos a importância das regras, a disciplina, o senso de responsabilidade e o enfrentamento das frustrações. Ele nos lembra da importância de ter paciência e persistência. Pois é dando um passo de cada vez que construímos a nossa vida.
Para algumas pessoas, o Retorno de Saturno pode ser um momento doloroso, de sofrimento e rupturas. Enquanto, para outras, é uma fase muito feliz, de grandes revelações. São os resultados práticos dos nossos esforços que determinam como passamos pelo ciclo e como avançamos por ele. A dica aqui é não resistir e se entregar aos ensinamentos do tempo e da maturidade.
Veja também: Retorno de Saturno – crise ou oportunidade?
Saturno existe nos nossos mapas para escolhermos o que tem relevância. Saturno organiza, estrutura, amadurece e constrói o que vai durar.