Planeta regente de Capricórnio e co-regente de Aquário, Saturno é aquele que nos fala dos limites impostos, dos nossos deveres, da importância da disciplina, da resiliência e da responsabilidade. Na vida, nem tudo acontece como ou quando queremos. Ter esse entendimento pode não ser fácil, mas conforme nos tornamos mais maduros, aprendemos a lidar com essas situações adversas de forma mais plena, encarando a realidade de frente, algo que a energia de Saturno nos ensina. 

No canal Astrologia Luz e Sombra você pode conferir um pouco mais sobre as características desse poderoso planeta: https://www.youtube.com/watch?v=4uLUBtlcJOw

A posição de Saturno em um Mapa Astral nos indica como podemos enfrentar as dificuldades da melhor forma, encontrar soluções para problemas que surgem e também como lidamos com frustrações e com nossos deveres. É ele o planeta que constrói o que é durável, que nos faz crescer através das experiências, que nos testa e nos faz mais fortes e resilientes. Com Saturno, aprendemos a conhecer limites, cultivar a disciplina, acolher a realidade e a confiar na sabedoria do tempo. 

Saturno nos Signos

Saturno em Áries

Enquanto Saturno nos fala do poder do tempo, Áries é pura impulsividade, portanto, aprender a lidar com o senso de urgência pode ser um desafio para este indivíduo. Costumam ser pessoas com forte aptidão para liderança, boas competidoras, que gostam de ser testadas e superar limites.  

Saturno em Touro

Aqui temos a união de duas energias sólidas, que prezam pela segurança material e reconhecem o valor do trabalho. Este nativo tende a ser determinado, prático e muito resiliente. Não desiste dos seus objetivos e entende que muitas vezes é preciso paciência para conquistar o que almeja. A rigidez e o medo de mudar podem ser grandes desafios. 

Saturno em Gêmeos

Uma posição que simboliza o poder da comunicação e do raciocínio lógico para vencer na vida e solucionar problemas. São pessoas que costumam lidar com desafios de forma mais prática e racional. Entender como o mundo funciona faz com que se sintam mais preparadas para encarar a realidade. Pode haver uma tendência ao enrijecimento de ideias. É preciso estar aberto a outros modos de pensar. 

Saturno em Câncer

Posição que simboliza o encontro de opostos, já que Capricórnio, regido por Saturno, é a sombra de Câncer. É importante ser útil, perceber que faz diferença na vida das pessoas que gosta através do cuidado e do acolhimento. Sente-se seguro através do afeto. Deve cuidar para não se prender tanto ao passado. 

Saturno em Leão

Estes nativos podem ser muito comprometidos, seja com suas obrigações ou com as pessoas. É a famosa lealdade do signo de Leão, que vem reforçada pela energia de Saturno. Costumam ter um poder de liderança natural e sabem impor suas vontades quando necessário. Um desafio é desenvolver a flexibilidade.  

Saturno em Virgem

O pragmatismo virginiano e a disciplina saturnina, quando reunidos, podem reforçar características no indivíduo como uma personalidade mais prática, comedida e até reservada. São pessoas que reconhecem o valor do trabalho, da rotina e do planejamento para uma vida mais plena. Um desafio é lidar com a necessidade de ter controle sobre tudo. 

Saturno em Libra

Uma posição que representa um certo otimismo e jogo de cintura para lidar com adversidades. Costumam ser pessoas racionais, que analisam os problemas e desafios apresentados e buscam solucioná-los da melhor forma. São rigorosos com o que consideram certo e errado em uma relação, e costumam ser responsáveis com o sentimento dos outros.

Saturno em Escorpião

São as transformações da vida que fazem este nativo amadurecer. Aqui, Saturno provoca um teste em relação ao apego e a estagnação. O grande desafio é aceitar que não há mudanças sem perdas e não há perda que não traga algo novo. Pode não ser fácil, porém, com a maturidade, esse entendimento se torna mais suave. 

Saturno em Sagitário

A combinação do senso de responsabilidade de Saturno e a expansão de Sagitário fazem o nativo mirar o futuro. Mas, para que se proponha a cumprir uma meta, necessita ter todas as garantias de que será capaz de realizá-la, o que pode impedi-lo de ir mais longe. São pessoas exigentes com o conhecimento, o que pode resultar em certa rigidez. 

Saturno em Capricórnio

Aqui, Capricórnio se sente em casa, já que Saturno é seu regente, o que pode reforçar algumas características do signo. Costumam ser pessoas cautelosas, que prezam por planejamento e segurança material. Possuem facilidade para lidar com suas obrigações, prazos e responsabilidades, mas devem buscar uma rotina mais leve.  

Saturno em Aquário

Nesta posição, a irreverência e originalidade de Aquário pode ser um grande trunfo para encontrar novas soluções para velhos problemas. Costumam ser pessoas curiosas, de raciocínio rápido e que acreditam em uma jornada comprometida com as causas coletivas. Frear o ar de superioridade que assumem em algumas situações é um desafio. 

Saturno em Peixes

Uma posição que pode estimular ainda mais a sensibilidade do indivíduo, o que deve ser visto como algo positivo, pois é nela que reside a sua força. Podem sofrer mais com oscilações de humor, sentindo-se vulneráveis em alguns momentos. Saturno em Peixes indica dois caminhos possíveis: uma grande capacidade de estruturar os sonhos ou a dificuldade de encarar limites e lidar com a realidade. 

E você? Conhece a posição de Saturno em seu Mapa? Para aprender um pouco mais sobre a energia e força de cada planeta nos doze signos do zodíaco, acompanhe o conteúdo completo em nosso blog!