Os signos do zodíaco não apenas nos revelam características pessoais, mas também estão intrinsecamente ligados aos elementos da natureza. Entre esses elementos, a Terra se destaca por sua solidez, estabilidade e pragmatismo. E quais são os signos de Terra? São Touro, Virgem e Capricórnio, que carregam essas qualidades, refletindo personalidades firmes, determinadas e com os pés no chão.
Conhecidos por sua praticidade, os signos de Terra são mestres em transformar sonhos em realidade, graças à sua abordagem metódica e realista. Eles valorizam a segurança, a confiabilidade e têm uma forte conexão com o mundo material. Por isso, se você já se perguntou por que Touro adora conforto, Virgem é meticuloso nos detalhes e Capricórnio é tão focado em metas, é a influência terrena que molda essas características distintas.
Entender como os signos de Terra operam também é essencial para se relacionar harmoniosamente com eles. Eles apreciam sinceridade, comprometimento e clareza nas interações. Se você deseja se aprofundar no universo dos signos de Terra, explorar suas nuances e características, continue lendo e embarque nesta jornada astrológica conosco. Além disso, confira também dicas de como equilibrar o excesso ou a falta desse elemento no Mapa Astral.
Assista também ao vídeo: As potências do elemento Terra no trabalho
A organização dos signos
Ao longo dos anos, estudiosos organizaram minuciosamente o universo simbólico da Astrologia. Compararam a análise com as estações climáticas e, nessa organização, dividiram o céu em 12 partes iguais, com cada parte correspondendo a um signo. Chamamos isso de Zodíaco.
Então, observou-se que alguns signos possuem uma energia com certa similaridade. Diante disso, agruparam-se alguns deles de acordo com os elementos da natureza – fogo, terra, ar e água – e conforme as modalidades (que chamamos de triplicidade) – cardinal, fixo e mutável.
Signos de água, ar, fogo e terra
Mas antes de nos aprofundarmos nas características dos signos de Terra, vejamos quais são os signos de cada elemento do zodíaco:
- Água – Câncer, Escorpião e Peixes.
- Ar – Gêmeos, Libra e Aquário
- Fogo – Áries, Leão e Sagitário
- Terra – Touro, Virgem e Capricórnio
Agora, como citamos anteriormente sobre a divisão dos signos por modalidades, vejamos quais são os signos de cada uma delas:
- Cardinais – Áries, Câncer, Libra e Capricórnio.
- Fixos – Touro, Leão, Aquário e Escorpião.
- Mutáveis – Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes.
Além disso, foi feito um estudo separando os signos em seis eixos, formados por polaridades opostas e complementares.
- Áries – Libra
- Touro – Escorpião
- Gêmeos – Sagitário
- Câncer – Capricórnio
- Leão – Aquário
- Virgem – Peixes
O estudo das polaridades tem um enorme peso dentro da Astrologia, pois considera-se que a dificuldade com a energia de um signo em uma pessoa pode ser complementada com a integração da energia do signo complementar. Essa consciência sobre a falta de determinada energia e a orientação sobre quais integrações de energia são necessárias possibilita o desenvolvimento do indivíduo enquanto ser humano.
Assim, os elementos também foram incluídos dentro da classificação por polaridades, sendo:
- Fogo – Ar
- Terra – Água
Entender sobre cada elemento pode nos dar uma indicação de como canalizar nossas energias de forma mais harmônica, entendendo e aceitando nossa forma de ser.
Se a energia do elemento fogo é mais pulsante, instintiva e impulsiva; a do elemento Terra é mais objetiva e pragmática. Já a do elemento Ar é mais cooperativa, racional e reflexiva. E, por fim, a energia do elemento Água é mais subjetiva, sensível e introspectiva.
Como são os signos de Terra?
O elemento Terra simboliza a percepção do mundo por meio dos cinco sentidos. Com esse elemento, aprendemos a importância da materialidade, do trabalho, dos limites e do contato com a realidade. A Terra é firme, representa o mundo por meio da sua forma física. E a experiência da vida é percebida, por sua vez, por meio dos 5 sentidos.
Touro, Virgem e Capricórnio, que são os signos que compõem o elemento Terra, são correspondentes às seguintes Casas Astrológicas: 2, 6 e 10.
Características dos signos de Terra
- objetividade
- trabalho
- materialidade
- perseverança
- paciência
- persistência
- apego
- pragmatismo
- estabilidade
- teimosia
- produtividade
- organização
- limite
- tempo
Para os signos de Terra, a compreensão das coisas se dá por meio da experimentação empírica, ou seja, por meio das experiências práticas. Com isso, os planetas e as casas que estão em signos de terra no Mapa Astral indicam uma compreensão prática.
O elemento Terra é o que estimula o desenvolvimento da realização por meio do trabalho, da disciplina e da obstinação necessária para a realização de desejos e objetivos. A Terra transforma as necessidades e os desejos em realidade!
Aspectos positivos e desafiadores
Todos os elementos possuem aspectos positivos e desafiadores, luz e sombra. O elemento Terra ensina a lidar com a realidade, com a praticidade da vida, a trabalhar e perseverar diante daquilo que se quer realizar. Auxilia a ter disciplina e a reconhecer a importância do nosso corpo físico enquanto instrumento que vai nos ajudar a desfrutar dos confortos da materialidade.
Contudo, os desequilíbrios dos signos de Terra podem se manifestar por meio do pragmatismo, da severidade, da teimosia, do apego e da amargura.
Saiba mais também com o vídeo: O elemento Terra nas relações
O excesso do elemento Terra no Mapa Natal
Quando temos muito de um elemento em nosso mapa natal, a potência dele fica exacerbada. Desse modo, pode existir tanto uma facilidade em lidar com essa energia, quanto uma tensão e necessidade de aprender a canalizá-la. (Você pode fazer uma análise geral disso no seu mapa natal de nascimento contabilizando os planetas e pontos astrológicos presentes em cada um dos signos e, depois, em cada um dos elementos)
O excesso do elemento Terra pode se manifestar nas pessoas que têm essa característica no mapa natal por meio de um fortíssimo e, talvez, exagerado envolvimento com o universo do trabalho e das questões materiais.
Nesse caso, essas pessoas podem se tornar extremamente céticas, críticas, rígidas consigo mesmas, viciadas em trabalho e com dificuldades para lidar com situações que as afetam emocionalmente. Por isso, é essencial dar vazão ao mundo lúdico, criativo e entrar em contato com as emoções.
Por isso, a dica para quem tem excesso de terra é fazer atividades artísticas, terapêuticas e corporais, que as coloquem em contato com a sensibilidade.
A falta do elemento Terra no Mapa Natal
Já a falta de um elemento no Mapa pode indicar uma maior dificuldade de lidar e acessar essa energia e fazer uso de sua força. As pessoas com falta do elemento Terra no Mapa Astral sentem um maior desafio em lidar com as questões práticas, materiais e objetivas do dia a dia, com um certo desprendimento da realidade.
Assumir compromissos e ter disciplina pode ser um dificuldade. Assim como reconhecer sua capacidade de produzir, os seus dons e seus talentos no trabalho.
Os cuidados com o corpo físico também tendem a ser negligenciados quando há falta desse elemento. Aqui, uma dica é trabalhar a consciência corporal e estabelecer uma rotina regular, com uma agenda que estimule a desenvolver a disciplina e a organização, para auxiliar no aterramento.
Dinâmica dos elementos Terra e Água
Terra e Água têm energias que se manifestam de fora para dentro. Os signos agrupados nesses elementos tem uma energia maior de aceitação e introspecção e são considerados complementares. Isso porque, enquanto a Terra fala da objetividade, da praticidade, da materialidade, da experimentação empírica das coisas e do corpo físico, a Água simboliza o universo da imaginação, da ilusão, da sensibilidade, dos sentimentos e da subjetividade.
A água tudo permeia. Lembrando que sem água não há vida no planeta Terra. Já a Terra nos ensina a viver no agora, mas também a planejar, a cuidar, organizar nossa rotina, promover nosso bem-estar e termos os recursos necessários para desfrutar do conforto na vida. E a Água complementa essa energia, ensinando que é preciso mergulhar e fazer contato com as emoções, com a sensibilidade, com o lúdico e que não há apenas a objetividade das coisas.
A rigidez e as exigências com o trabalho — que podem tornar uma pessoa estressada, com limitações emocionais e sobrecarregada — podem encontrar a consciência de que muitas das questões que dificultam a vida prática são solucionadas e aliviadas com a redução do ritmo e a expressão de questões subjetivas.
Por essa razão, os excessos e faltas de um desses elementos são equilibrados ativando a energia do seu complementar.
Por fim, onde temos Terra no Mapa, somos práticos, objetivos, experimentadores, cuidadosos e levamos em consideração a necessidade do tempo e dos limites que precisamos suportar para realizar nossos desejos. Confira a força desse elemento no seu mapa por meio do Mapa Astral Digitalizado, um conteúdo completo das energias que te influenciam desde o seu nascimento.