Entrar

Você conhece o mito da constelação de Touro? Vamos aproveitar que o Sol está em Touro para conhecer um pouco sobre ele!

Mas, afinal de contas, que processo é esse de eternizar no céu um personagem mitológico em uma constelação? A gente chama esse processo de catasterismo, que é de transformar em Aster, ou estrela, um ser divino, um grande herói, um mero mortal ou até mesmo um objeto. E, assim, essas figuras e imagens mitológicas ficam eternizadas no firmamento por meio de um corpo celeste, uma estrela ou de uma grande constelação.

Então, hoje vamos falar sobre a narrativa mitológica que fez com que o Touro “ascendesse” aos céus e se tornasse uma constelação do Zodíaco.

Mas antes de seguirmos, que tal conferir na sua mandala astrológica onde está esse signo? Acesse agora mesmo o Mapa Astral Grátis e descubra

>> Assista também ao vídeo: Signo de Touro – teimosos e apegados?

Era uma vez… o mito de Touro

A narrativa do mito de Touro começa com a princesa Europa, uma princesa fenícia que era filha de Agenor e de Teléfassa. Ela morava em uma região próxima ao mar, e ela estava ali se divertindo com as suas amigas até que Zeus (ou Júpiter), o Deus dos Deuses, ficou completamente encantado com a beleza de Europa e resolveu se metamorfosear em um touro para se aproximar da princesa.

Era um touro cintilante, maculado, branco e tinha os seus cornos em forma de lua crescente. No primeiro momento, Europa se assusta com aquele touro, mas logo o touro se aproxima e se deita aos pés da princesa. Então, ela percebe que ele é manso e fica encantada, acariciando o touro, coloca uma guirlanda de flores nele e, em algum momento, ela decide sentar-se no dorso do touro. E quando ela senta no dorso, imediatamente o touro levanta e começa a correr em direção à praia. Ela fica assustada, mas consegue se segurar em cima do touro, que entra mar adentro e faz uma viagem até a Ilha de Creta.

Nesse momento, o pai de Europa, Agenor, fica desesperado e pede para todos os seus filhos saírem à busca da filha. Mas essa busca foi em vão. Ao chegar na Ilha de Creta, Europa é surpreendida pela revelação de quem é aquele touro, o Deus Zeus, e nesse momento, então, segundo algumas narrativas, eles se unem em amor. Esse amor acontece sob plátanos que são umas árvores que costumam perder suas folhas, mas por terem presenciado esse ato de amor, essas árvores recebem o dom, o privilégio, de jamais perderem as suas folhas.

Europa e a constelação

Desse ato de amor, Europa deu à luz três filhos, e Zeus ofereceu a ela três presentes: um cão que jamais perdia uma presa, um dardo que jamais errava o alvo e também Talo, que era um homem de bronze. Dizem que ele foi criado por Hefesto, o Deus Ferreiro, e que virou então um grande guardião de Europa e depois veio a ser o guardião também da Ilha de Minos.

Como a gente sabe, Zeus tem muitos amores e ele não pode ficar ali com Europa, inclusive porque ele tem a sua esposa, Hera, ou Juno. Então, Europa acaba se casando com o rei de Creta, se torna rainha de Creta, e o rei adota os filhos de Zeus.

A partir daí, então, Europa tem sua vida de rainha em Creta, e é só quando ela vem a falecer que ela recebe as honras divinas; ou seja, ela se torna uma deusa pelo povo cretense. Ao mesmo tempo, é o momento então em que o touro ascende aos céus como uma constelação dos zodíacos.

Assista também ao vídeo: O signo de Touro – persistência e prazer

A sensualidade e o encanto

Esse mito traz o aspecto sensual do Touro, esse arrebatamento irresistível. É tanto sobre a paixão que Zeus tem por Europa quanto o ato da Europa de se entregar aos encantos desse touro. Há uma simbologia, ele é branco e com seus cornos em formato de lua crescente. Há uma sensualidade na própria forma de descrever esse touro. Ele é manso, então ela se encanta com aquele touro que é manso, e eles têm uma noite de amor embaixo dos plátanos.

E ao mesmo tempo, desse encontro nascem três filhos, então isso também vem como símbolo de fertilidade, de força criadora, de fecundidade. Inclusive, nas narrativas míticas, os deuses eram muito férteis; era só eles encostarem em alguma coisa que dali já nasciam frutos e filhos. A gente vê na própria narrativa de Zeus que todos os encontros que ele tem com mulheres nascem filhos. Desse encontro com Europa nascem três. Então, é esse símbolo dessa potência fertilizadora, fecundadora.

O mito de Touro e o signo

Bom, a gente sempre associa o signo de Touro com a questão de trabalho, produtividade. No mito de Touro, tais temas não aparecem tão claramente. Mas a gente pode relacionar esse esforço de levar Europa até a Ilha de Creta ao trabalho. Porém, o principal ponto que o mito de Touro traz é mesmo a questão da sensualidade, da sensorialidade, e da estética.

Você sabia que todos nós temos todos os signos em nosso mapa de nascimento? Então, se você quiser entender como é a energia do signo de Touro na sua vida — seja por ter pontos ou casas astrológicas nesse signo , uma linda forma de descobrir isso é por meio do seu Mapa Astral Digitalizado. Esse é um manual de instruções pessoal válido pela vida inteira, que pode ficar na sua cabeceira, por exemplo, para sempre ter acesso a essa ferramenta de autoconhecimento. Encomende já o seu.

Encomende o seu Mapa Astral Completo

E se você pudesse conhecer e compreender melhor as suas potências e desafios, podendo explorar seus talentos e desenvolver aspectos não tão fluentes da sua personalidade? O seu Mapa Astral traz tudo isso e muito mais...

Destaques do Blog

Ver todos