Convite ao recolhimento e à reflexão
Para a Astrologia, a Lua é, sem dúvida, um dos aspectos mais ricos e reveladores do nosso Mapa Astral. Representa a energia do feminino, os nossos afetos e o que nos nutre de forma mais íntima. É o mistério, a memória e o inconsciente que compõem a nossa individualidade.
A Lua influencia as marés, as chuvas, a agricultura, e também diversos aspectos da nossa vida. Regente do signo de Câncer e associada à Casa 4 do nosso mapa astral, no contexto astrológico, ela é o astro (assim como o Sol) que representa um dos pilares de formação da nossa personalidade.
E para aproveitar melhor a potência desse astro, precisamos estar atentos ao calendário lunar, aproveitando a oportunidade que cada uma das fases proporciona. Neste texto, preparamos um roteiro para você conhecer mais sobre a Lua Minguante, como ela nos afeta e o que devemos observar nesse período.
Se você tem vontade de aprender mais sobre Astrologia, mas ainda não encontrou uma boa oportunidade, conheça mais sobre o nosso Curso de Astrologia e venha fazer parte dessa rede de apaixonados pelo tema.
Assista ao vídeo: A Estrutura Emocional na Astrologia
A Lua e suas fases
As fases da Lua, como todo ciclo, representam início, desenvolvimento, auge e assimilação. Astro mais rápido do nosso Sistema Solar, a volta completa da Lua ao redor da Terra leva cerca de 28 dias para acontecer.
Por estar muito próxima da Terra, a Lua exerce grande influência sobre nós e o planeta. Ao longo do seu curso, ela nos afeta de formas diferentes, de acordo com a sua energia em cada período, podendo funcionar como um GPS para nos orientar.
Cada fase lunar dura aproximadamente sete dias e, conforme a Lua avança o seu movimento, variam seu aspecto e seu potencial energético. Isso acontece por conta da sua posição em relação ao Sol e à Terra. Lua Nova, Crescente, Cheia ou Minguante, cada uma delas simboliza uma energia diferente e que influencia o nosso ritmo de vida.
Saiba mais sobre as Fases da Lua na Astrologia
Como a Lua Minguante nos afeta?
A Lua Minguante ocorre quando a Lua caminha para encontrar o Sol, formando um ângulo de 90 graus. Última etapa do ciclo lunar, essa fase indica um momento de autoconsciência e energia para finalizações, preparando a chegada da Lua Nova.
É um período de pausa, de interiorização e de descanso. Revisamos e reavaliamos projetos, abrindo mão daquilo que não cabe mais em nossas vidas. Somos convidados a esvaziar o nosso ser, limpando as cargas emocionais que dificultam a nossa evolução.
Lua Minguante nos signos
Todos os meses, a Lua percorre os doze signos do zodíaco e fica cerca de dois dias em cada um deles. Conforme sua posição, somos convidados a revisar aspectos diferentes durante a Lua Minguante:
- Em signos de Fogo: Revisar questões pessoais, expectativas, organizar a agenda e os compromissos, buscar a autoconsciência
- Em signos de Terra: Revisar questões práticas, cortar gastos, negociar dívidas, fazer limpezas em casa, praticar o desapego
- Em signos de Ar: Revisar planos e ideias, avaliar a necessidade de mudanças
- Em signos de Água: Revisar as questões emocionais, avaliar o peso das mágoas e perdas
Como usar melhor a fase da Lua Minguante
Por ser um momento de recolhimento e reflexão, a Lua Minguante nos pede para poupar energia, evitar conflitos e agir com mais discrição. No silêncio encontramos a introspecção necessária para revisar a rota. É uma boa fase para encerramento de ciclos e também para tratamentos de saúde. Não é um período favorável para realizar grandes eventos ou fazer lançamentos importantes, já que sua potência energética diminui.
Quer aproveitar melhor essa fase? Algumas dicas para você:
- encerrar uma etapa ou concluir um projeto;
- avaliar e preparar um novo ciclo;
- acalmar o corpo e a mente;
- revisar hábitos e abandonar os que forem inadequados;
- fazer exames e cirurgias.
Características de quem nasce na Lua Minguante
Quem nasce na Lua Minguante tende a ser mais introspectivo e resguardado, evitando se expor demais. Essas pessoas podem ter dificuldades de expressar seus dilemas, vivenciando-os internamente e concentrando essas energias em si mesmas, como forma de se proteger.
São indivíduos de pensamento apurado, espiritualidade desenvolvida e profundamente intuitivos. Por terem uma grande capacidade de compreender os outros, podem se interessar por profissões como a psicologia e a psicanálise. O ocultismo também pode chamar a atenção dos nascidos nessa fase, pois eles têm a capacidade inata de compreender o que está além do visível.
Recolha-se e reflita!
A Lua representa os nossos estados de alma, emoções e intuição. Nos embala o sono e influencia as nossas águas internas, inspirando uma conexão maior com a natureza.
E para finalizar, a Lua Minguante pede um olhar para dentro do nosso ser, para as nossas experiências mais profundas. Use esse momento para refletir sobre os seus desejos e revisar seus objetivos, fazendo ajustes de rota quando necessário.