signos-de-terra


Ao longo dos anos o estudo do universo simbólico da Astrologia foi minuciosamente organizado. A análise era feita em comparação com as estações climáticas e nessa organização, o céu foi dividido em 12 partes iguais, cada uma delas correspondendo a um signo. A isso damos o nome de Zodíaco.

Observou-se então que alguns signos possuem uma energia com certa similaridade em suas manifestações de energia, diante disso, agruparam-se alguns deles de acordo com os elementos da natureza – fogo, terra, ar e água – e conforme as modalidades (que chamamos de triplicidade) – cardinal, fixo e mutável.

Neste texto, você vai saber mais sobre o elemento terra, suas características, aspectos positivos e desafiadores, seu elemento complementar, além de dicas para equilibrar excesso ou falta do elemento no Mapa Astral. Mas antes de seguirmos, vamos entender melhor sobre quais elementos existem, modalidades e eixos dos signos.

Encomende o seu Mapa Astral Completo

E se você pudesse conhecer e compreender melhor as suas potências e desafios, podendo explorar seus talentos e desenvolver aspectos não tão fluentes da sua personalidade? O seu Mapa Astral traz tudo isso e muito mais…
De R$353 por R$99,90


Elementos e modalidades

  • Fogo – Áries, Leão e Sagitário
  • Terra – Touro, Virgem e Capricórnio
  • Ar – Gêmeos, Libra e Aquário
  • Água – Câncer, Escorpião e Peixes.
  • Cardinais – Áries, Câncer, Libra e Capricórnio.
  • Fixos – Touro, Leão, Aquário e Escorpião.
  • Mutáveis – Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes.

Além disso, foi feito um estudo separando os signos em seis eixos, formados por polaridades opostas e complementares.

  • Áries – Libra
  • Touro – Escorpião
  • Gêmeos – Sagitário
  • Câncer – Capricórnio
  • Leão – Aquário
  • Virgem – Peixes

O estudo das polaridades tem um enorme peso dentro da Astrologia, pois considera-se que a dificuldade com a energia de um signo em uma pessoa pode ser complementada com a integração da energia do signo complementar. Essa consciência sobre a falta de determinada energia e a orientação sobre quais integrações de energia são necessárias possibilita o desenvolvimento do indivíduo enquanto ser humano.

Os elementos também foram incluídos dentro da classificação por polaridades, sendo:

  • Fogo – Ar
  • Terra – Água

Entender sobre cada elemento pode nos dar uma indicação de como canalizar nossas energias de forma mais harmônica, entendendo e aceitando nossa forma de ser.

A energia do elemento fogo é mais pulsante, instintiva e impulsiva. A do elemento Terra é mais objetiva, pragmática. Já o elemento Ar é mais cooperativa, racional e reflexiva. Por fim, a energia do elemento Água é mais subjetiva, sensível e introspectiva.

O Elemento Terra

O elemento Terra simboliza a percepção do mundo através dos cinco sentidos. Com ele aprendemos a importância da materialidade, do trabalho, dos limites e do contato com a realidade.

A Terra é firme, representa o mundo através da sua forma física. A experiência da vida é percebida através dos 5 sentidos.
Touro, Virgem e Capricórnio são os signos que compõem o elemento Terra e as Casas Astrológicas correspondentes a esses elementos são: 2, 6 e 10.

Palavras-chave do elemento Terra

  • objetividade
  • trabalho
  • materialidade
  • perseverança
  • paciência
  • persistência
  • apego
  • pragmatismo
  • estabilidade
  • teimosia
  • produtividade
  • organização
  • limite
  • tempo

Aqui, a compreensão das coisas se dá através da experimentação empírica.

Os planetas e as casas que estão nos signos de terra, no Mapa Astral, indicam que a compreensão acontece de forma prática e de nada adiantam as teorias enquanto não houver a experimentação no dia a dia.

É um elemento que estimula o desenvolvimento da realização através do trabalho, da disciplina e da obstinação necessária para a realização dos nossos desejos e objetivos.

Uma vez que fala sobre a realização através da materialidade, a experimentação acontece por meio dos sentidos físicos, também associados ao corpo físico e à Terra.

A Terra transforma as necessidades e os desejos em realidade!

Assista ao vídeo: As potências do elemento Terra no trabalho – TOURO, VIRGEM E CAPRICÓRNIO

O excesso do elemento Terra no Mapa Astral:

Quando temos muito de um elemento no Mapa, a potência dele fica exacerbada. Seus traços ficam marcantes, podendo existir tanto uma facilidade em lidar com essa energia, quanto uma tensão e necessidade de aprender a canalizá-la.

O excesso do elemento Terra no Mapa Astral se manifesta através de um fortíssimo e, talvez, exagerado envolvimento com o universo do trabalho e das questões materiais.

Nesse caso, essas pessoas podem se tornar extremamente céticas, críticas, rígidas consigo mesmas, viciadas em trabalho e com dificuldades para lidar com situações que as afetam emocionalmente. É preciso dar vazão ao mundo lúdico, criativo, entrar em contato com as emoções.

A dica para quem tem excesso de terra é fazer atividades artísticas, terapêuticas, corporais, que as coloquem em contato com a sensibilidade.

A falta do elemento Terra no Mapa Astral:

A falta de um elemento no Mapa indica uma maior dificuldade de lidar e acessar determinada energia e fazer uso de sua força.

As pessoas com falta do elemento Terra no Mapa Astral sentem um maior desafio em lidar com as questões práticas, materiais e objetivas do dia a dia, com um certo desprendimento da realidade.

Assumir compromissos e ter disciplina pode ser um dificuldade. Assim como reconhecer sua capacidade de produzir, seus dons e talentos no trabalho. Os cuidados com o corpo físico tendem a ser negligenciados quando há falta desse elemento.

Aqui, uma dica é trabalhar a consciência corporal e estabelecer uma rotina regular, com uma agenda que os façam desenvolver a disciplina e a organização, vão ajuda-los a aterrar.

Aspectos positivos e desafiadores do elemento Terra:

Todos os elementos possuem aspectos positivos desafiadores, luz e sombra. O elemento Terra nos ensina a lidar com a realidade, com a praticidade da vida, a trabalhar e perseverar diante daquilo que queremos realizar, ter disciplina, e a reconhecer a importância do nosso corpo físico enquanto instrumento que vai nos ajudar a desfrutar dos confortos da materialidade.

Os desequilíbrios de manifestação da Terra se manifestam através do pragmatismo, da severidade, da teimosia, do apego e da amargura.

Dinâmica do elemento Terra e Água:

Terra e Água têm energias que se manifestam de fora para dentro. Os signos agrupados nesses elementos tem uma energia maior de aceitação e introspecção.

São considerados complementares pois enquanto a Terra fala da objetividade, da praticidade, da materialidade, da experimentação empírica das coisas e do corpo físico, a Água simboliza o universo da imaginação, da ilusão, da sensibilidade, dos sentimentos e da subjetividade.

A água tudo permeia. Lembrando que sem água não há vida no planeta Terra.

A Terra nos ensina a viver no agora, mas também a planejar, a cuidar, organizar nossa rotina, promover nosso bem-estar e termos os recursos necessários para desfrutar do conforto na vida, e a Água complementa essa energia ensinando que é preciso mergulhar e fazer contato com as emoções, com a sensibilidade, com o lúdico que não há apenas a objetividade das coisas.

A rigidez e as exigências com o trabalho que podem tornar uma pessoa estressada, com limitações emocionais e sobrecarregar seu corpo físico são equilibradas com a consciência de que muitas das questões que dificultam a vida prática são solucionadas e aliviadas se diminuirmos o ritmo e possibilitarmos a expressão das questões subjetivas que estão para além delas.

Por essa razão, os excessos e faltas de um desses elementos são equilibrados ativando a energia do seu complementar.

O elemento Terra é o que nos dá consciência sobre a importância do trabalho em nossas vidas, a nos valorizar, buscar segurança, estabilidade, disciplina e organização.

Por fim, onde temos Terra no Mapa, somos práticos, objetivos, experimentadores, cuidadosos e levamos em consideração a necessidade do tempo e dos limites que precisamos suportar para realizar nossos desejos.

Saiba mais: O Elemento Terra nas Relações


Encomende o seu Mapa Astral Completo

E se você pudesse conhecer e compreender melhor as suas potências e desafios, podendo explorar seus talentos e desenvolver aspectos não tão fluentes da sua personalidade? O seu Mapa Astral traz tudo isso e muito mais…

Destaques do Blog

Ver todos