céu - ar

Símbolo das comunicações, da troca e da linguagem, o elemento Ar nos fala das relações humanas como um todo. Sua permeabilidade simboliza a capacidade de pensar, de estabelecer relações entre as coisas. É o elemento que reúne os signos de Gêmeos, Libra e Aquário. Esses nativos costumam ser pessoas de natureza social, que encontram na comunicação e na interação uma forma de entender o mundo.  

Se interessam pelo que as pessoas pensam, pelas diferentes formas de ver o mundo e estão sempre procurando novos assuntos que possam tornar ainda mais rica sua intelectualidade. O Ar simboliza também o olhar para o outro, tem a ver com a partilha, dividir, associar-se às pessoas. É o poder do coletivo, a força da união.

Pessoas com a predominância desse elemento no Mapa Astral costumam ser curiosas, comunicativas, colaborativas, valorizam sua liberdade e espaço pessoal. Toda essa velocidade e fluidez, no entanto, deve ser administrada, pois pode levar à dispersão, fazendo com que as ideias se percam rapidamente. 

Quer entender mais ? Confira este vídeo em nosso canal do YouTube:

As singularidades de cada signo de Ar 

Gêmeos – Movimento e comunicação

Primeiro signo de ar do zodíaco, Gêmeos nos lembra que não somos únicos. Cada um do seu modo vai fazendo seu caminho. As coisas variam de acordo com o jeito de ser de cada um. É um signo dual. Seu regente Mercúrio, Hermes na mitologia grega, era um deus hermafrodita. Mensageiro dos deuses, levava e trazia informações entre as trevas do inferno e o paraíso celestial. 

Curioso, rápido, esperto e um tanto disperso. Assim é Gêmeos, sempre movido por sua vontade de conhecer tudo e todos, aprender, descobrir coisas novas. Geminianos têm a capacidade de fragmentar-se em dois ou mais, realizando diversas atividades paralelas, se adaptando facilmente a novas situações. Seu signo oposto é Sagitário, que representa o pensamento fixo no abstrato e nos fala da necessidade do geminiano em desenvolver a capacidade de focar em um objetivo, sendo menos disperso. 

Libra – Beleza e ponderação 

Regido por Vênus, deusa da beleza e do amor, personificação do prazer, símbolo da estética e da arte, Libra é a busca pelo equilíbrio através da união de forças, simbolizando nossas parcerias e relações. Librianos são elegantes, buscam a harmonia, evitando situações de conflito e brigas. Costumam ser bons intermediadores, conhecidos por sua diplomacia, senso de justiça e ponderação, sempre desenvolvendo um olhar voltado para o outro.

A famosa indecisão libriana também vem desse interesse em conciliar as vontades dos outros. Ao buscar agradar a todos, acabam ficando em cima do muro e muitas vezes deixam que as outras pessoas decidam por ele. Seu signo oposto é Áries, decidido e impulsivo, que mostra ao libriano a importância de equilibrar os dois lados da balança: olhar para o outro, mas também olhar para si, sendo mais independente e seguro.  

Aquário – Liberdade e inovação

É o signo das revoluções, das transgressões, da liberdade e dos direitos humanos. Aquarianos são autênticos, vanguardistas, acreditam em seus ideais e na força da coletividade e da solidariedade, com foco nas pessoas. Muitas vezes são definidos como cidadãos “à frente do seu tempo”. A sociedade pode demorar a considerar suas ideias e visões de mundo.  Por polemizar com opiniões e demandas inovadoras, é ele que nos ensina a sair da zona de conforto, buscando o que é contemporâneo.

São muito ligados às causas sociais, a tudo que é coletivo, que simbolize a luta por igualdade. O encontro e o aprendizado com os outros vale muito para o aquariano, pois é nessa troca que se constrói o bem-estar geral.  Seu signo oposto é Leão, símbolo da autoconfiança. E é isso que os aquarianos devem desenvolver: uma confiança maior na sua força pessoal, em suas emoções e sentimentos. 

Na Astrologia, os quatro elementos – Terra, Fogo, Água e Ar – nos falam sobre nossa forma de ver o mundo, nossos valores e temperamentos. Entendê-los é descobrir como viver com mais harmonia, em uma jornada rumo ao autoconhecimento. 

Quer aprender mais sobre os conceitos básicos da Astrologia? Acompanhe o conteúdo completo em nosso blog!