mercúrio-retrógrado

Oportunidade para revisão e reavaliação

Antes de falarmos longamente sobre Mercúrio Retrógrado é importante sabermos que é o planeta regente dos signos de Gêmeos e Virgem, Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol e representa os domínios da dualidade e da complementaridade.

Nele, a unidade simbolizada pelo Sol transforma-se em energia múltipla: o nascimento e a morte, o dia e a noite, a luz e a sombra. Vivendo em constante contraste, nos faz entender que os opostos se afastam, mas, ainda assim, se complementam.

Em alguns períodos do ano, o planeta desacelera seu movimento, provocando a sensação de que está andando no sentido contrário. O Mercúrio Retrógrado é um fenômeno astrológico bastante comum e sua interpretação ainda é carregada de muitos preconceitos, até mesmo de associações negativas.

Se essa ainda é a sua percepção, prepare-se para desmistificar o famoso e temido Mercúrio retrógrado. Além de conhecer melhor as características desse planeta, entender o que representa a sua retrogradação, como ela afeta o seu mapa astral e a sua vida, e aproveite a oportunidade de reflexão que se abre nesse período.

Assista também: Planetas retrógrados: precisamos nos preocupar?


Retrogradação na Astrologia – significado

A Astrologia é um conhecimento milenar baseado na observação humana do cosmos, a partir da superfície terrestre. Todos os planetas do nosso sistema giram em torno do Sol, a diferentes velocidades e, de tempos em tempos, apresentam um movimento aparente de retrogradação, uns mais rápidos, outros mais lentos.

É como se o planeta estivesse andando para trás, mesmo que isso não aconteça de fato. É apenas uma sensação que temos, olhando para o céu a partir da Terra. Utilizando um exemplo prático, é a mesma percepção de quando estamos parados no trânsito e o veículo ao lado parece andar para trás, quando na verdade foi o nosso carro que se deslocou.

Astrologicamente falando, a retrogradação faz referência a um passado, onde temos ajustes e prestações de contas a realizar. É um momento de recuo, de revisão, de reavaliação.

Embora seja algo desafiador, não necessariamente precisa ser ruim. Sua função é trazer uma oportunidade de reflexão e de revisão de certas questões da nossa vida.

Datas de mercúrio retrógrado 2022

Mercúrio leva aproximadamente 88 dias para dar uma volta completa em torno do Sol e sua retrogradação acontece, em média, 3 vezes por ano.

Em 2022, serão quatro períodos, sendo que já passamos pelo primeiro: de 14 de janeiro a 04 de fevereiro.

Os próximos ocorrerão nas seguintes datas:

  • 10 de maio às 08:47 a 03 de junho às 05:00
  • 10 de setembro à 00:38 a 02 de outubro às 06:07
  • 29 de dezembro às 06:31 a 18 de janeiro de 2023

Efeitos de Mercúrio Retrógrado

Na mitologia greco-romana, Mercúrio era conhecido como o mensageiro, aquele que leva e traz os recados, estabelecendo o contato entre homens e deuses, fazendo a conexão entre os dois mundos.

No mapa astrológico, ele está associado às aptidões intelectuais, ao modo como raciocinamos e ao aprendizado. Sua natureza é dual e inconstante. É portador do bem e do mal, do masculino e do feminino, do mortal e do imortal, da luz e da sombra.

Mercúrio simboliza a comunicação, as trocas, as negociações. Por isso, quando falamos em Mercúrio retrógrado é comum dizer que ele atrapalha as comunicações, dificulta o entendimento entre as pessoas e a clareza na tomada de decisões.

Ele nos sinaliza que é tempo de rever, de pensar no que estamos falando, na forma como nos expressamos e como podemos melhorar essa conexão. Pode nos ensinar que silêncio também é uma forma de expressão

Os efeitos de uma retrogradação podem aparecer de maneira mais acentuada para aqueles que têm Mercúrio forte no mapa astral, mas todos nós sentimos de alguma forma essa influência.

É importante olhar para o fenômeno de forma prática, pensando sempre no que podemos tirar de bom dessa passagem.

Assista também: Mercúrio retrógrado é ruim?


Como entender onde está mercúrio retrógrado no meu mapa

Cada um de nós passa por essa fase de um jeito diferente, conforme a área do mapa ativada pela retrogradação de Mercúrio.

Para entender onde ele afeta a sua vida, você precisa saber em qual casa, do seu mapa natal, o planeta está transitando agora.

Um exemplo prático: Se Mercúrio está transitando, no céu de agora, por Gêmeos no grau 03° 52′ 35″, você deve pegar o seu mapa astral e ver onde está o signo de Gêmeos no mesmo grau. Ali mercúrio retrógrado vai agir na sua vida.

A partir dessa informação, veja as previsões para este período na sua vida e já se prepare observando essas tendências.

Mercúrio retrógrado nas casas astrológicas – o que atentar?

Casa 1

Não é aconselhável iniciar nada nesse período, pois pode não haver continuidade

Casa 2

Atenção ao realizar compras e também ao dinheiro, que pode ficar comprometido

Casa 3

Manter o silêncio é a melhor estratégia; retomar conversas para esclarecer um ponto de vista também é bem-vindo

Casa 4

Eletrodomésticos podem dar problema, podem ocorrer mudanças de casa ou em casa e a comunicação com familiares fica comprometida

Casa 5

Afastamentos por mal-entendidos, relacionamentos podem ter rupturas, pessoas do passado podem ressurgir

Casa 6

Retrabalho na rotina profissional, sobrecarga de tarefas, conversas truncadas com colegas

Casa 7

Período muito ruim para discutir relacionamentos

Casa 8

Pode ser que haja um desejo de revisar ou questionar alguma situação e um impulso de tentar de novo

Casa 9

Bom momento para revisitar assuntos acadêmicos ou estudos superiores, documentação para viagens ao estrangeiro

Casa 10

Imagem pública ou assuntos de carreira podem ser prejudicados, promoções podem ter uma pausa

Casa 11

Mal-entendidos, fofocas e mentiras podem afetar as relações de amizade; evitar conversas importantes nesses grupos

Casa 12

Medos antigos podem vir à tona, culpas e arrependimentos individuais envolvendo o passado podem ressurgir

Leia também: Mercúrio nos signos – Expressão e raciocínio lógico

Como se preparar para o período de Mercúrio Retrógrado

Apesar do mito criado em torno de Mercúrio retrógrado e das supostas dificuldades que ele traz, este é um período que nos pede mais concentração e atenção ao comunicar.

Ter cuidado com o que estamos falando, com as mensagens que estamos passando ao mundo, pensando antes de agir e falar, para tomarmos decisões mais assertivas.

Faça tudo com calma, fique atento e deixe tudo às claras. Busque objetividade, clareza e aproveite essa oportunidade para:

  • Resgatar um assunto que ficou pendente e mal resolvido;
  • Corrigir um mal entendido;
  • Organizar documentos, fotos antigas;
  • Fazer uma boa faxina separando o que não serve mais, inclusive papéis;
  • Revisar um planejamento de metas e objetivos;
  • Refletir sobre suas relações, a forma como está se comunicando com amigos, familiares e companheiros.

Mesmo que o período pareça turbulento, é nele que podemos aprender, crescer, nos conhecer melhor e assim avançarmos em nossa jornada.

Leia também: Mercúrio Retrógrado: como aproveitar melhor esse período

O que evitar durante Mercúrio retrógrado

Para evitar cair em armadilhas ou ser pego de surpresa por alguma situação durante Mercúrio retrógrado, você pode seguir essas dicas:

  • Muita atenção se for realizar atos comerciais importantes (compra e venda de bens, assinatura de contratos, negociações de valor)
  • Caso não seja possível aguardar o final da retrogradação para fechar algum negócio, ler, reler e revisar todos os documentos
  • Esteja aberto às mudanças, seja flexível e aproveite para retomar hábitos antigos ou criar novos
  • Cuide da sua rotina para que os contratempos não comprometam a sua qualidade de vida

Veja também: Movimento retrógrado: O que ele quer nos ensinar?

Para concluir…

Rápido, inquieto, curioso e estratégico, Mercúrio nos ensina a nos movimentarmos com habilidade e a reconhecermos os diferentes caminhos que nos levam ao que queremos. É ele que nos molda e que nos torna flexíveis.

Similar ao elemento químico, Mercúrio tanto liga quanto separa, aproxima e afasta, esclarece e gera dúvida. Ele representa o anjo e o demônio que sopram desejos opostos em cada ouvido.

Esteja atento ao que o mensageiro dos deuses pede a você durante a retrogradação e aproveite com mais tranquilidade essa energia.

Quer saber onde está Mercúrio no seu mapa? Faça seu Mapa Astral Grátis e receba a sua mandala astrológica.

Destaques do Blog

Ver todos